Na Volvo, as medidas 83 x 90 mm aplicam-se tanto ao 1,95-litro do S40, de quatro cilindros, quanto ao 2,4 de cinco cilindros dos S60/V70 e ao 2,9 de seis cilindros do S80. O 2,0 de cinco cilindros dos S60/V70 é uma versão com um cilindro adicional do 1,6-litro do S40 (81 x 77 mm). E o 2,8 do S80 turbo segue as medidas (81 x 90 mm) do 2,3 de cinco cilindros. |
Trabalhando com quatro, cinco e seis cilindros, a Volvo varia a cilindrada mantendo o diâmetro e o curso em dois ou mais motores |
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No caso do grupo
Volkswagen, motores com diâmetro e curso idênticos ocorrem em três casos
(81 x 77,4 mm,
81 x 86,4 mm e 82,5 x 92,8 mm), mas um grande número de
propulsores repete apenas uma destas medidas (veja tabela). |
O motor 1,6 alemão do Golf: mesmo diâmetro e curso do veterano AP-1600, do 2,4-litros da Audi e também do Honda Civic VTI, embora neste caso seja apenas coincidência |
No caso oposto, a
Opel alemã desenvolveu cinco motores com o mesmo curso de pistão, 69,8
mm, variando os diâmetros de cilindros: os quatro-cilindros de 1,5, 1,7
e 1,9 litro e os seis-cilindros de 2,2 e 3,0 litros. Os quatro primeiros
foram usados no primo europeu do Opala, o Rekord, enquanto o último
chegou ao Omega CD brasileiro. |
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