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Curiosidades

Na Volvo, as medidas 83 x 90 mm aplicam-se tanto ao 1,95-litro do S40, de quatro cilindros, quanto ao 2,4 de cinco cilindros dos S60/V70 e ao 2,9 de seis cilindros do S80. O 2,0 de cinco cilindros dos S60/V70 é uma versão com um cilindro adicional do 1,6-litro do S40 (81 x 77 mm). E o 2,8 do S80 turbo segue as medidas (81 x 90 mm) do 2,3 de cinco cilindros.

Trabalhando com quatro, cinco e seis cilindros, a Volvo varia a cilindrada mantendo o diâmetro e o curso em dois ou mais motores

No caso do grupo Volkswagen, motores com diâmetro e curso idênticos ocorrem em três casos (81 x 77,4 mm, 81 x 86,4 mm e 82,5 x 92,8 mm), mas um grande número de propulsores repete apenas uma destas medidas (veja tabela).

O recurso de somente uma das medidas ser mantida em toda uma família de motores, alterando totalmente a relação entre o diâmetro e o curso (saiba mais sobre seus efeitos), é bastante comum. A linha "Fiasa" da Fiat brasileira teve quatro versões de cilindrada, todas com diâmetro de 76 mm: 994,4 cm3 (curso de 54,8 mm), 1.048,8 cm3 (57,8 mm), 1.297,4 cm3 (71,5 mm) e 1.497 cm3 (82,5 mm). Com isso, o mesmo bloco podia ser usado em todas, variando-se apenas o curso, conseguido por dimensões diferentes das manivelas do virabrequim.

O motor 1,6 alemão do Golf: mesmo diâmetro e curso do veterano AP-1600, do 2,4-litros da Audi e também do Honda Civic VTI, embora neste caso seja apenas coincidência

No caso oposto, a Opel alemã desenvolveu cinco motores com o mesmo curso de pistão, 69,8 mm, variando os diâmetros de cilindros: os quatro-cilindros de 1,5, 1,7 e 1,9 litro e os seis-cilindros de 2,2 e 3,0 litros. Os quatro primeiros foram usados no primo europeu do Opala, o Rekord, enquanto o último chegou ao Omega CD brasileiro.

O compartilhamento de cursos ocorreu também nos Volkswagens arrefecidos a ar: 77 x 69 mm no 1300, 83 x 69 mm no 1500, 85,5 x 69 mm no 1600, 88 x 69 mm no 1700, como o do SP2, e 91 x 69 mm no 1800 da Kombi alemã (as versões 1100 e 1200 tinham menor curso). Por usar componentes Volkswagen, a Gurgel manteve as medidas internas do 1300 e do 1600 nos pequenos motores de dois cilindros de 650 e 800 cm3, dos quais apenas o segundo chegou ao mercado. Continua

Compartilhando ao máximo
Pode-se assegurar que nenhum outro fabricante utiliza tanto o recurso de compartilhar diâmetros de cilindros e cursos de pistões quanto o Grupo Volkswagen. Além de motores de quatro e seis cilindros com medidas idênticas, há diversos outros casos na "família" em que apenas o diâmetro ou o curso é igual ao de outro motor. Confira as medidas dos motores que participam dessa sinergia:
Cilindros Cilindrada Diâmetro e curso Combustível Exemplo de aplicação
3 1.191 cm3 76,5 x 86,4 mm diesel Lupo
4 1.390 cm3 76,5 x 75,6 mm gasolina Polo (Europa)
3 1.422 cm3 79,5 x 95,5 mm diesel Lupo
4 1.471 cm3 76,5 x 80 mm gasolina Passat (antigo)
4 1.588 cm3 76,5 x 86,4 mm diesel Kombi
4 1.598 cm3 76,5 x 86,9 mm gasolina Skoda Felicia (antigo)
4 1.598 cm3 81 x 77,4 mm gasolina Golf (Europa)
4 1.716 cm3 79,5 x 86,4 mm diesel Seat Arosa
4 1.781 cm3 81 x 86,4 mm gasolina Golf
4 1.896 cm3 79,5 x 95,5 mm diesel Golf
4 1.984 cm3 82,5 x 92,8 mm gasolina Golf
4 2.106 cm3 85 x 92,8 mm gasolina Kombi alemã
V5 2.324 cm3 81 x 90,2 mm gasolina Golf (Europa)
V6 2.393 cm3 81 x 77,4 mm gasolina Audi A4
V6 2.496 cm3 78,3 x 86,4 mm diesel Audi A4
V6 2.598 cm3 82,5 x 81 mm gasolina Audi 80 (antigo)
V6 2.671 cm3 81 x 86,4 mm gasolina Audi Allroad
V6 2.771 cm3 82,5 x 86,4 mm gasolina Passat
V6 2.976 cm3 82,5 x 92,8 mm gasolina Audi A4
V8 3.328 cm3 78,3 x 86,4 mm diesel Audi A8 (antigo)

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