Best Cars Web Site
Citroën Picasso: ousadia no estilo
Estilo da Citroën é mais arrojado e futurista que o da GM. Distância entre eixos é próxima à de um Omega, apesar do comprimento de carro médio-pequeno
Com estilo inédito, mas ainda familiarizado ao da família Xsara, a Picasso inaugura uma nova tendência da Citroën (saiba mais). É o primeiro veículo com nome de um pintor, pelo qual a marca teve de pagar caro (veja boxe). Mas o destaque vai para o espaço interno: com 4,27 metros de comprimento (22 a mais que o Xsara hatch, do qual herda a plataforma), sua distância entre eixos (2,76 metros) é apenas 3 cm menor que a do atual Omega!

A Picasso possui também a maior largura interna (1,5 metro) e a maior distância entre o pedal do acelerador e o banco traseiro -- a chamada "medida de conforto" -- em sua categoria (1,71 metro). Os cinco ocupantes acomodam-se muito bem. Bancos traseiros estão em nível mais alto para melhor visibilidade. E no porta-malas sobra espaço, com 550 litros e assoalho plano. Com a remoção dos bancos a capacidade chega a 2.128 litros.

Clique para ampliar a imagemClique para ampliar a imagemClique para ampliar a imagem

Picasso limita-se a cinco lugares, mas traz recursos de conveniência interessantes.
Motor no Brasil será de 1,8 litro e 16 válvulas (clique nas imagens para ampliar)

Entre as comodidades, portas se travam automaticamente quando a Picasso entra em movimento. E sistema Night Driving diminui a intensidade das luzes do painel à noite. Instrumentos são digitais e dispostos ao centro. Ao contrário da Scénic e da Zafira, que possuem volantes mais horizontais (semelhantes ao da Kombi), o da Picasso possui inclinação similar à dos automóveis, proporcionando ótima dirigibilidade. A alavanca de câmbio sai do painel, como na irmã maior Evasion, ficando bem à mão do motorista. E a maioria dos comandos fica em alavancas da coluna de direção.

Porta-objetos, mesinhas nos encostos dianteiros, tomadas de 12V e pontos de ancoragem para assentos infantis padrão Isofix mostram a preocupação com a praticidade e o transporte de crianças. E, para atrair ainda mais o público feminino, a minivan traz uma caixa dobrável no porta-malas, que pode ser removida para fazer compras de supermercado.

Painel é ousado, com instrumentos no centro e câmbio incorporado. Além dos bancos de múltiplas posições...
Entre os contras, painel não oferece conta-giros e a visibilidade é prejudicada pela coluna "A" (entre o pára-brisa e as portas dianteiras), resultando em pontos cegos. A empresa reconhece a deficiência, mas diz que "é o que se paga pelas belas linhas"...

Na Europa o modelo é vendido com motores 1,6 e 1,8-litro (16 válvulas) a gasolina e 2-litros turbodiesel com injeção direta. No Brasil deve usar o 1,8, adaptado à nossa gasolina. Segundo a empresa, com ele a Picasso acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos e chega a 190 km/h. Para se adequar ao modo de dirigir dos brasileiros, a transmissão receberá relações mais curtas. Portanto, a Picasso nacional deverá ser mais esperta e menos veloz.

...o interior oferece praticidade: mesinhas atrás dos bancos, gaveta sob o assento e até um carrinho de supermercado portátil
Como um bom Citroën, possui ótima suspensão, proporcionando comportamento em curvas sem igual em seu segmento. No Brasil deverá ter luminosidade do painel mais intensa, receber protetor de cárter e ar-condicionado apto a nosso clima. Começa a ser produzida em Porto Real, RJ, em dezembro, com 50% de nacionalização. Vendas começam no primeiro trimestre de 2001, com preço inicial por volta de R$ 36 mil. Apesar de mais cara que a Scénic, terá motor mais potente e mais equipamentos de série. Continua

Nome custou caro

Para usar o nome do pintor mais famoso do século a Citroën teve de desembolsar US$ 150 milhões. A idéia de usar o nome de Picasso veio de Claude, filho do pintor. Ele sugeriu que a marca fizesse uma série especial de seus carros com o nome, mas a Citroën preferiu colocá-lo num veículo totalmente novo. Contudo, outros herdeiros de Picasso foram contra a idéia e entraram na Justiça. A marca teve o nome liberado, desde que só o usasse precedido da nomenclatura Xsara.

Atualidades - Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados