Mesmo sem a ousadia do hatch, o Focus três-volumes impressiona pelas formas robustas e avançadas |
Já disponível como
importado na vizinha Argentina, será montado lá, em
versões hatch cinco-portas e sedã quatro-portas, e
trazido ao Brasil no segundo semestre o carro que no
futuro aposentará o Escort. Apresentado mundialmente no
Salão de Paris de 1998, o Focus três-volumes foi
flagrado em testes na região de Taubaté, SP com
exclusividade pelo Best Cars (saiba mais). Embora situado no mesmo segmento do Escort, a marca afirma que os dois estarão juntos na lojas. A idéia é continuar algum tempo com o hatch que começou a ser produzido em 1983, tendo o preço como atrativo. Mas a superioridade do Focus fatalmente derrubará logo as vendas do Escort. |
Painel
repete as linhas ousadas da frente, cujos faróis se
alongam pelo Já pelas linhas futuristas e arrojadas, o contraste é evidente. Os enormes faróis, com refletores de superfície complexa, se harmonizam com os vincos do capô, juntamente com a grade. Os pára-lamas com arcos bem destacados passam a sensação de grande robustez. Na versão hatch as lanternas estão nas colunas traseiras, dando mais um toque de modernidade ao conjunto de linhas de traços sofisticados. Já o três-volumes tem estilo menos inovador. As portas se abrem em um ângulo de 90º e vale ressaltar também a distância entre eixos de 2,62 metros, a maior da categoria. O desenho do painel é criativo, seguindo o mesmo estilo da carroceria. Volante de quatro raios, instrumentação visível, comandos ao alcance das mãos e ótimo espaço interno, inclusive para quem vai atrás. O Focus é tão espaçoso que nos EUA, onde se classificam os modelos pelo volume interno, o três-volumes pôde suceder ao Contour (Mondeo), bem maior externamente. Não foram esquecidos os cintos de três pontos com pretensionadores, bolsas infláveis frontais e laterais. O acabamento é de qualidade e bom gosto. |
Suspensão traseira multibraço, rara neste segmento, garante ótimo comportamento dinâmico. Acima, estilista define detalhes do sedã que, de tão espaçoso, substitui o Mondeo no mercado americano |
Além do motor Zetec de
dois litros, que produz 130 cv e 17,1 kfg.m de torque a
3.750 rpm, provavelmente estará disponível uma versão
de 1,8 litro de 115 cv, o motor do Escort. O conjunto
mecânico do modelo europeu inclui freios a disco nas
quatro rodas, EBD (distribuidor da força de frenagem),
suspensão traseira multibraço e controle de
estabilidade. Depois de ter sofrido uma queda nas vendas, principalmente durante os anos em que fazia parte da Autolatina, junto com o Volkswagen, a Ford ocupa hoje um mero 4º. lugar no ranking das marcas mais vendidas. O Focus é, sem dúvida, um reforço importante para a fábrica recuperar um lugar de destaque na divisão do mercado. Continua |
Atualidades - Página principal - e-mail © Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |