Honda City e Kia Cerato: reencontro em nova geração

Honda City EXL
Honda City EXL
Honda City EXL

 

Honda City EXL
Honda City EXL
Honda City EXL
 
O City tem câmera traseira com mostrador no rádio e ar-condicionado
comandado por toques; capô e cofre usam cor diversa da carroceria; o
estepe temporário contribui para o amplo porta-malas de 536 litros 
 

Nenhum deles traz alarme com proteção volumétrica (ultrassom), abertura ou fechamento de vidros a distância, limitador de velocidade ou alerta programável de excesso, retrovisor interno fotocrômico ou comando automático de limpador de para-brisa. Além disso, deprecia o City a pintura diferente sob o capô e no cofre do motor — em marrom no carro cinza avaliado —, enquanto o Cerato deixa muito à mostra os parafusos de fixação dos bancos dianteiros para quem está atrás.

 

As maiores dimensões favorecem o
Cerato por boa margem em espaço traseiro
— a largura é um ponto crítico do City

 

As maiores dimensões externas (exceto altura) favorecem o Kia por boa margem em espaço interno na traseira, onde acomoda melhor as pernas, cabeças e ombros — a largura é um ponto crítico do Honda, projetado com menos de 1,70 metro por fora de modo a usufruir de benefícios fiscais no mercado japonês, onde é vendido como Grace. Os dois têm o encosto traseiro algo reclinado, em posição confortável, embora o City tenha perdido a regulagem do modelo anterior. Mesmo sendo mais amplo, o Cerato se mostra inadequado para três pessoas pela forma côncava do encosto, que deixa os passageiros das laterais em posição incômoda; o ocupante central acomoda-se mal nos dois carros.

O City dá o troco em capacidade de bagagem: 536 litros, vantagem importante sobre os modestos 421 do oponente. Parte da diferença explica-se pelos estepes: no Cerato é perfeito para uso e até reposição em definitivo, com roda de alumínio e pneu de medida integral; o do rival, temporário e bem estreito, economiza espaço e custo, mas impõe limitações durante o uso. Ambos têm banco traseiro rebatível e com encosto bipartido 60:40, mas usam braços convencionais na tampa, que consomem espaço e podem amassar a bagagem no fechamento.

 

Kia Cerato EX
Kia Cerato EX
Kia Cerato EX

 

Kia Cerato EX
Kia Cerato EX
Kia Cerato EX
 
Ar-condicionado com duas zonas e difusores traseiros, extensão
nos para-sóis, apoios acolchoados nas portas e ajuste elétrico
do apoio lombar favorecem o Cerato, mas seu porta-malas é menor

 

 

 

Equipamentos de série e opcionais

City

Cerato

Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND S/ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S
Aquecimento S S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/S/1 S/S/2
Bancos/volante revestidos em couro S/S ND/S
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas S/S/ND S/ND/ND
Câmbio automático/automatizado S/ND S/ND
Câmera traseira para manobras S ND
Cintos de três pontos, todos os ocupantes S ND
Computador de bordo S S
Conta-giros S S
Controlador/limitador de velocidade S/ND S/ND
Controle de tração/estabilidade ND ND
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/S
Controles de áudio no volante S S
Direção assistida S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S S
Faróis com lâmpadas de xenônio ND ND
Faróis de neblina S S
Faróis/limpador de para-brisa automático ND S/ND
Freios antitravamento (ABS) S S
Interface Bluetooth para telefone celular S S
Limpador/lavador do vidro traseiro NA NA
Luz traseira de neblina ND ND
Navegador por GPS ND ND
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S S/S
Repetidores laterais das luzes de direção S S
Retrovisor interno fotocrômico ND ND
Rodas de alumínio S S
Sensores de estacionamento diant./tras. ND ND/S
Teto solar/comando elétrico ND ND
Travamento central das portas S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável
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