De Carro por Aí – colunas anteriores Auto Livraria 14 anos atrás Por Roberto Nasser Evento de Araxá comprova o ápice do antigomobilismo Os argumentos do renovado Fiat Strada para manter a liderança Alemão briga com japonês e brasileiro ganha um novo Mitsubishi A busca por produtividade do Brasil é comprometida pelos custos indiretos Apesar do mercado em queda, lançamentos continuam a chegar O que tem pela frente o novo presidente da Anfavea O mais famoso esportivo, o Mercedes 300 SL “asas de gaivota”, faz 50 anos Fiat gasta pouco, mas melhora Palio, Weekend e Siena substancialmente Mercedes aproveita Genebra para apresentar SLK e CLS Março mantém a seqüência de novidades já programadas há tempos Uno se renova aos 20 anos e traz um desafio para a Fiat As dicas para evitar os perigos que chegam junto das chuvas de verão Números são manipulados para que vários possam se dizer os líderes Carros ainda exigem medidas para sua viagem de verão ser tranqüila Pára-choques de caminhões deixam, enfim, de ser guilhotinas Acordo com a Europa é uma esperança para o Mercosul Fox chega com argumentos para competir bem no Brasil e no exterior O custo-benefício do Focus e o custo da volta do álcool As novidades de Frankfurt têm pouco reflexo em nosso país Andar de ambulância mostra inadequação desses veículos Chega o F-250 cabine-dupla, Shelby volta a colaborar com a Ford Expectativas pelo VW Tupi, reação tímida ao menor IPI Aos poucos, fabricantes percebem a importância de preservar sua história Mitsubishi prepara novo L200; o que esperar do VW Tupi O rali dos antigos, em Minas, visto por um quase-participante A teimosia do pioneiro Henry Ford completa 100 anos Uma conversa com os presidentes da Citroën e da Mitsubishi do Brasil Citroën C3, a casa da VW, o difícil mercado brasileiro Onda de novidades, gasolina adulterada em debate Mercedes passa a projetar seus caminhões no Brasil Carro do Brasil reúne antigos nacionais; Ka terá variações Volkswagen completa 50 anos de Brasil, e a Coluna relembra sua história EcoSport terá bom futuro, mas os utilitários esporte encaram problemas VW ouve mais o consumidor, Escort se despede, Clio tem novidades Clio quer vender mais com menos portas, Vectra está mais barato Recordes ajudam a vender. E os superluxuosos da Cadillac e da Rolls-Royce Salão de Detroit desenha sonhos e busca a realidade Balanço de 2002 revela retração em um ano de importantes lançamentos Pastores americanos lançam campanha sobre que carro Jesus dirigiria Strada e a Fiat mostram força; união e troca de motores ajudam a contornar o dólar Dólar e imposto altos derrubam as importações; crise da Fiat não afeta a brasileira O pseudo-esportivo Astra GSi, o barato VW Polo, o Strada com motor GM Apesar dos sustos do ano, o Salão de São Paulo revela otimismo para 2003 O salão da história, das novidades e das impossibilidades, em Paris Ecosport é o nome do utilitário da linha Fiesta a ser produzido na Bahia Fiat aposta no Stilo para assumir a liderança também entre os médios Analisando o novo Corolla, a Meriva e o domínio do diesel entre os picapes médios Novo IPI deixa motores maiores mais competitivos e atropela novo Polo 1,0 Picasso lidera segmento; políticos fazem campanha sem respeito à lei Fabral Jalapão, SsangYong Rexton e Pajero TR4, os novos utilitários Alfa Romeo tenta nova retomada; Corolla e Classe A têm novidades Tupi será um Polo mais simples; os antigos vão a Araxá Chevrolet Meriva, Citroën C3 e Pajero iO nacionais estão chegando A Ford de volta à Bahia, a vergonha da Ferrari Os novos Fiesta e Peugeot 307. E o Tupi, o VW para substituir o Gol Audi lança perua de A4 e chegam novos carros abaixo de 1.000 cm3 Duas ou três coisas sobre Polo, que está trazendo renovação à VW Uma análise do novo Corsa e o livro sobre Chico Landi Phaeton é pouco Volks e muito Wagen; Ford anuncia produção do GT 40 Recall de freios em quatro marcas mostra que governo precisa intervir Em 45 meses você paga ao governo valor igual ao do carro VW faz previsões; blindagem é só o começo da segurança Palpites e lançamentos para 2002. E os destaques de Detroit Um balanço do mercado nacional em 2001. E a chegada dos Nissans BMW renova a Série 3, Matra é novo picape para o trabalho Avaliando os novos VW Polo, Ka, Fiesta Sedan e Fiat Doblò Bolso e preferência pelo supérfluo limitam aplicação de nova tecnologia Desequilíbrio na função do estado vem desde Santos Dumont Peugeot 307, um projeto competente, e o alegre Fiat Doblò Audi A4 e Citroën C5 trazem inovações aos médios de luxo Fiesta e Fusion serão os Fords fabricados na Bahia Chrysler encerra atividades no Brasil pela terceira vez VW PQ-24 sem versão 1.000, início do fim dessa cilindrada mal escolhida Renault, Mercedes, Fiat e GM anunciam novidades da linha 2002 Peugeot traz o requintado e belo 607, Mitsubishi cria L200 para rali Fiat completa 25 anos e lança novo Strada Entram 206 nacional e Mille Fire, sai o veterano Toyota Bandeirante Chegam X-Type, Mille Fire e 320i; Mercedes é só para exportação Fiat acerta Marea e Brava, Ford cria um F250 V8 diesel Alfa 156 é station esportiva, Marea e Brava já chegam a 2002 O luxo do Renault Vel Satis, a indefinição da Chrysler paranaense Confortos e concessionárias para vender a Zafira Amazon, Escape e outros que a Ford pode lançar no Brasil Clio 16V é pesado para um motor pequeno, novas Honda e Yamaha Focus veste bem e é confortável, F250 pode ganhar um V8 Zafira, Picasso e Scénic vêm fazer o ano das minivans IPI igual para todos é positivo; Chrysler abandona Brasil outra vez Toyota deve crescer com novos modelos; o Sabiá em Detroit Brasil terá número de fábricas recorde ao fim de 2001 Mercado não evoluiu em 2000; Mercedes fala sobre Classe C Acabam Mercedes e Chrysler no Brasil; Clio Si é falso esportivo É a vez do Celta ter seu recall; governo precisa controlar segurança Em dois anos o Classe C brasileiro deve chegar ao mercado interno Marcas agem com diferente agilidade sobre orecall Curiosidades sobre o Salão, que fecha um ciclo histórico Novo Palio e produtos reposicionados para a Fiat crescer Mercado reage ao Celta e muda a fórmula para encontrar o preço Celta pode estar caro demais, Mercedes faz Classe C para exportar Ford agiu com mais rapidez que a Firestone norecall de pneus Impressões com o S10 Turbodiesel, a chegada do Clio 3-volumes Inovações da fábrica da GM em Gravataí; Ford acertando o Focus Primeiro Salão de Brasília, a volta da Lada, Gol pode ser mundial Política para a indústria é um trem-fantasma; Alfa completa 90 anos Alfa Romeo no estado da arte, com charme e personalidade SR lança Ka Turbo e Nissan anuncia produção de automóveis Eclipse 2000 troca o motor turbo por um V6 e ganha suavidade Acordo Brasil-México traz VW Bora, PT Cruiser e outros Democrata em Brasília, Renault fala sobre planos para o Brasil Escort 1,6 a preço de carro pequeno; renovação de frota pode nem sair Fusões e confusões: peculiaridades do casamento GM/Fiat Suzuki anuncia versão Chevrolet do Grand Vitara Marea ganha motor de 2,4 litros e Volvo lança no Brasil a nova V70 GM quer vender mais picapes diesel com motor MWM no S10 Mercedes pode fazer um japonês na fábrica de Juiz de Fora, MG Ford T, que inovou na produção em série, é o Carro do Século Citroën apresenta a Picasso, um segundo tempo em minivan Jaguar se reposiciona e Nissan demite em massa no Japão Por que a Ford não conseguiu adquirir a Ferrari