Proposta é exibir acervo próprio, alternando com estoque mantido em Passo Fundo no Museu do Transporte Nacional
Proposta é exibir acervo próprio, alternando com estoque mantido em Passo Fundo no Museu do Transporte Nacional; fomentar o interesse e o turismo antigomobilístico; incrementando a realização de eventos com clubes de marca. O de Simca (www.simca.com.br), por exemplo, antecedendo a inauguração, intenta fazer, próximo ano, seu III Encontro Nacional junto com o novo Museu.
Vizinha Gramado tem a mais movimentada exposição de veículos antigos, pelo Hollywood Dreams, exposição majoritária em Cadillacs e conversíveis, além de motocicletas Harley-Davidson, atraindo cerca de 1.000 visitantes diários.
O foco dos Azambuja é efetivamente de história e cultura fomentados pelo museu. Seus iniciais 40 veículos são expostos em alas temáticas, alguns em Dioramas – entorno localizando o veículo em cenário de época, ou reproduzindo foto de época. O IBAP Democrata – um dos dois exemplares remanescentes dentre quatro produzidos – está à frente de grande reprodução de foto tomada na praia de Copacabana.
Na primeira exposição, a partir de 15 de julho, muitas marcas representando dos anos ’20 aos ‘80: clássico Marmon, Cadillac, Chevrolets Chevelle e Corvette, Buick, Pontiac, Rolls-Royce, Ferrari e nacionais Puma, Simca, Brasinca 4200GT, Karmann-Ghia, citado Democrata e quase tão raro Lafer LL. Há memorabilia exposta, bombas antigas de gasolina, projeção de filmes, mais de 600 miniaturas, além de espaço infantil e loja de souvenirs.
Se as prefeituras de Gramado, Canela e São Francisco do Sul se entrosarem poderão fomentar turismo específico pela exposição em Gramado, o novo Museu em Canela, e pelo Museu em São Francisco de Paula – a 70 km.
Espelhos retrovisores, coisa do passado?
Outro, a eliminação da influência das situações de claro e escuro variando de acordo com a iluminação do dia. Sistemas experimentais haviam sido tentados, o incremento das câmeras de ré e laterais deram a base tecnológica, e a busca mundial pela redução de consumo e emissões auxiliaram na decisão, a espraiar-se mundialmente. A tecnologia já existe.
Não é moda, mas tendência, e fabricantes de equipamentos eletrônicos e de automóveis disputam tecnologias e prazos para aplicação. Primeira variação, em caminhões, câmeras iriam num mastro. Telas grandes, aplicadas próximas ao volante — ou como no caso de Mercedes e Audi, onde se aplicam os instrumentos virtuais.
Roda a Roda
Pra quê? – Brabus, preparadora alemã de veículos Mercedes-Benz tem nova versão, o utilitário esporte GLE 63 Brabus 850. Evolução sobre o anterior pico de desenvolvimento, com 700 cv, 97,8 m.kgf de torque, atinge 300 km/h. Ao 700 agregaram-se elementos de decoração em fibra de carbono e rodas em aro 23”. 850 cv é a potência, 148 m.kgf de torque, indo aos 100 km/h em 3,8 s – tempo para esportivos sérios. Tivesse etiqueta de preços, Stille, representante, marcaria R$ 2,7 milhões. Dúvida irrefreável, quem dispõe de tanta capacidade econômica, terá competência proporcional para conduzir?
Vizinhos – Maurício Macri, presidente da Argentina, foi à Alemanha fomentar parcerias com Volkswagen e Mercedes. Pré-anunciou novo produto VW – desmentido pela administração continental através da Coluna. Terá investimentos para revisão de linhas na picape Amarok; versão com motor diesel V6; e reformulação do Suran ou SpaceFox.
Sem dúvida – Coluna antecipou produção de picape Mercedes-Benz GLT compartindo chassis e parte rolante com Nissan e Renault, em Córdoba, na antiga e pioneira fábrica da IKA e seus Jeeps, picapes e Rurais, depois comprada pela Renault, agora com espaço cedido à sócia operação Nissan.
Teorias – Órgãos da imprensa nacional indicaram produção da picape Mercedes na Espanha e exportação ao Brasil, maior comprador sul-americano. Tese desacorçoada por perda de competitividade. Em 2018, e motor próprio.
Insólito – FCA, Fiat Chrysler Automobiles, mandou mensagem ao mundo: precisa da ajuda de hackers. Depois de ver a condução de um Cherokee assumida via notebook, chegou a vez de furtos de Jeeps pelo mesmo sistema. Pagará de US$ 150 a 1.500 por indicação de vulnerabilidade de seus sistemas.
Saída – Toyota já envia o Etios ao Peru, após Argentina, Paraguai e Uruguai. Quer compensar queda do mercado interno.
Ocasião – Quem deseja trocar de veículo, vento a favor. Para limpar pátios ante reduzir estoque, chegada dos modelos 2017, ou fazer recursos, revendas, fábricas e importadores oferecem descontos sensíveis sobre preços sugeridos.
Cautela – Confira ano de produção dos veículos – alguns ainda são 2015, flexibilizando negócios. Se você vai colocar usado no negócio, veja quem o aceita pela tabela Fipe.
Pesquise – Quase todas as marcas em promoção. Maior agressividade, Ford com sensíveis descontos; Subaru idem para modelos do ano passado; na Mitsubishi sedã Lancer 2.0 2016 a atrativos R$ 70 mil.
Utilidade – Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, mostra face social: campanha para enfatizar segurança veicular. Julho, mês das férias, foca nas crianças para educar os pais a não utilizar o celular ao dirigir e a importância do uso dos cintos de segurança no banco traseiro.
Público – Em postos de combustível nas estradas paulistas, com profissionais caracterizados como patrulheiros, convidam as crianças a assistir vídeo educativo e ganhar um kit de Patrulheiro Mirim, incluindo talão de multas.
Varejo – Grupo PSA – Peugeot-Citroën, em recuperação econômica, entrará no mercado de Pós-Vendas Multi Marcas, fornecendo peças, 9.000 itens para diversas marcas. Oficinas em 13 países, 1 milhão de clientes.
Como foi – Montagem de 1950 a 1956 pela Brasmotor, então representante exclusiva; 1953 a 1958 pela Volkswagen em modestas instalações no bairro do Ipiranga; 1959 a 1986 e 1993 a 1996, fabricação pela VW na fábrica de São Bernardo. No total, crê-se em 3,3 milhões de unidades nos três endereços e nas três séries.
Atração – Ferrari 365 GT 2+2, carroceria Pininfarina, primeiro civilizado para público extracorridas, atração no leilão Russo and Steele, nas festas da “semana santa antigomobilística”, os eventos de Pebble Beach, California,18 a 20 agosto.
Quase – Atração adicional ao automóvel contendo direção hidráulica, suspensão autoajustável, motor V12, 4,4 litros, 320 cv, três carburadores duplos Weber, é proximidade com o agente 007: foi de Albert Broccoli, diretor da franquia, e apesar da direção à esquerda, tem licença inglesa, ARB 007.
Retífica RN – Coluna passada falou da exportação do BMW X1 catarinense aos EUA. Digitação errada: 10 mil unidades.
Quase – ZF de caixas de marchas fará no Brasil mecanismo automatizador para transmissão manual Ecomid 9 marchas. Atende à crescente demanda por transmissões automáticas a menor custo e facilidade de manutenção.
Invenção – Engenheiros da Cummins Brasil, fábrica de motores diesel, criaram sala de testes de polias. Reduz tempo de avaliação de 12 peças / 50 dias para 16 peças / 25 dias.
Gente – Marcos De Bari, 53, fotógrafo de automóveis da revista 4 Rodas, passou. Queda do equipamento de iluminação no estúdio onde fazia fotos. / Marcio Stefani, jornalista, adequação. Novo editor de AutoData, com a saída dos outros sócios fundadores, seu irmão S. Stéfani e Vicente Alessi. / José Roberto Generoso, academicamente preparado, novo Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Ministério das Cidades. / Domingos Boragina, diretor comercial da Peugeot, mudança. Diretor de Desenvolvimento de Rede da PSA. Tem experiência. Fazia isto na rede Citroën. Trabalho duplo. Depurar rede e atrair interessados é o desafio do cenário. Frederico Bataglia, diretor de marketing na Peugeot, novo titular comercial da marca.
Mercedes fará centro de vans e picapes na Argentina
Fábrica alemã informou a Maurício Macri, presidente da Argentina, grandes planos para operar nesse país o Centro de Competência Regional, 9º em atividade no mundo e primeiro na América do Sul. Considera a capacidade do mercado continental, e quer fazer desenvolvimento, produção e distribuição. Mercedes já produziu na Argentina mais de 280 mil Sprinter; desde julho de 2015 iniciou fazer o versátil Vito; e Volker Mornhinweg, presidente da Mercedes-Benz Vans informou, em 2018 a operação incluirá picape da marca.
Operação será liderada por Roland Zey, executivo, ex-diretor de vendas, implantador da operação Sprinter na Argentina, depois presidente da Mercedes local. Transferido à Alemanha para planificar e desenvolver o negócio de vans, retorna à Argentina como Diretor Gerente do Centro, e missão específica de superintender desenvolvimento, ampliar mercados e garantir serviços de pós-venda para América do Sul, Latina, Caribe, reportando-se diretamente à divisão na Alemanha. Joachin Maier continua presidente e encarregado de caminhões e ônibus.
A operação Mercedes na Argentina foi a primeira da empresa fora do país de origem, e sua ligação com o país é densa, incluindo a presidência ter sido exercida pelo ídolo Juan Manuel Fangio, pentacampeão mundial, e manter-se como principal patrocinadora do Museu montado pelo automobilista em Balcarce, sua terra natal.
A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars