Galpão em Camaçari, BA, permite acelerar o lançamento da versão nacional do utilitário esporte
Quer iniciar a montagem do T5, utilitário esporte compacto com transmissão CVT, ao fim deste ano, construindo pré-série, apresentando-o no Salão do Automóvel — outubro —, e fazendo estoque para iniciar vendas em 2017. Próximo ano projeta montar 20 mil unidades. Plano anterior, na dissolvida sociedade com o fabricante chinês, previa alcançar 100 mil T5. Processo inicial é montagem simplória, pouca industrialização, baixíssimo índice de nacionalização, incentivada pela regulamentação governamental Inovar-Auto.
Razão simples para a corrida pelo início da contida montagem de produtos com rótulo nacional é situação do mercado para a marca, hoje limitado a 4.800 unidades/ano, volume isento do pagamento extra de 30 pontos adicionais ao IPI. Os veículos montados localmente estarão fora da cota, terão menor preço, ampliarão volume de vendas, permitindo expansão da rede de revendedores, contraída a 30 lojas, menos da metade da anteriormente existente.
Brasil tem representante na FIA
Brasil volta a ter assento nesta câmara com a nomeação de Mariozinho — Mário Raul Armando Leão, 82, usineiro, colecionador alagoano, de grande vivência com marcas de estirpe e reconhecido como o maior conhecedor brasileiro das carrocerias especiais, característica do período anterior à II Guerra Mundial. Curiosidade no pedaço, notícia seria desconhecida no meio antigomobilístico brasileiro, onde não foi festejada, e passaria desapercebida não fosse a história ter sido levantada pelo jornalista Fábio Amorim, da Gazeta de Alagoas. Novo membro é homem educado, gosto refinado entre Rolls e Bentley, e é discreto, sem louvações à vaidade.
Roda a Roda
Dano – Audi lançou contabilmente as perdas com os problemas dos motores diesel de emissões acima do limite e recall de bolsas infláveis Takata: lucro operacional caiu 6,1%, a 4,84 bilhões de Euros, e margem de lucro desceu de 9,6 a 8,3%.
Também – Volkswagen adiou conferência de imprensa para apresentação do balanço anual, mas embora sem números, sua auditoria tem convicção: serão insuficientes os 6,7 bilhões de Euros destacados para resolver o problema.
Novo ciclo – Enquanto a Google corre a contratar engenheiros e especialistas em automóveis para entrar no mercado dos carros autônomos, o ágil CEO da FCA, Sergio Marchionne, se declarou fã da Apple e dispôs as empresas para fornecer-lhe a parte automobilística.
Desafio – Conversa charmosa, levantou bandeira de referência: “Só começaremos com a mesma qualidade dos alemães — sem isto o esforço não terá valido a pena“. Confirmou também versões Quadrifoglio, com motor V6, dois turbos, 500 cv, e quatro-cilindros 2,0-litros a gasolina, turbo, e 2,2 diesel para a Europa.
Preço – Versão de topo será oferecida a 79 mil euros (uns R$ 335 mil) lá. Preços e produto miram BMW M3, Mercedes-AMG e Audi S. Nos EUA, mercado fundamental e desafiante para onde volta após 20 anos, mais barato, US$ 70 mil (uns R$ 295 mil). Na categoria é o de melhor dotação tecnológica.
Mais – Em seguida ao Giulia, sobre a mesma plataforma, a Giorgio, base do Maserati Levante, SUV da marca do tridente, Alfa terá veículo equivalente, o Stelvio. Apresentação no Salão de Los Angeles, novembro, vendas 2017.
Picape – Ausência no portfólio, oportunidade mercadológica, capacidade industrial, pressão de consumidores levou a FCA a desenvolver picape Wrangler, feita sobre o Jeep homônimo, com nova edição para 2017. Fórmula simples, reedição de produto surgido ao início dos anos 50. No Brasil chamou-se Pickup Jeep e depois F-75.
Base – Novo Wrangler terá grande percentual de peças em alumínio para reduzir peso. FCA seguiu trilha aberta pela Ford F-150, picape mais vendida do mundo, com enorme adição de alumínio. Atendendo a protestos locais, será feita na velha fábrica Jeep, em Toledo, Ohio, em 2018.
Disputa – VW é a marca mais vendida no mercado argentino, GM a segunda. Esta, para tomar vendas à líder, baixou preços em até 40 mil pesos — uns R$ 10 mil. Resposta foi no dia seguinte. VW anunciou cortar, durante março, 32 mil pesos (R$ 8 mil, uns 14%) no Gol versão Trend, lá custando R$ 50 mil. É o modelo ora antigo no mercado brasileiro, mas estoque físico e em deslocamento para a Argentina.
Futuro – Mauricio Macri, presidente da Argentina, inaugurou ampliações na Toyota, aumentando capacidade de produção em quase 50%, de 92 a 140 mil unidades ano. Investimentos de US$ 800 milhões, 1.000 empregos diretos e indiretos. Toyota passa a produzir na Argentina o eixo traseiro das picapes Hilux e utilitários SW4, atingindo 60% no índice de nacionalização.
Regra – Festa hígida, simples, sem as bandas de música tocando para partidos e sindicatos, como ocorria dos governos Kirshner.
Automóvel – Mitsubishi apresenta a versão S do ASX. Teto pintado em cinza, revestimento em couro mais tecido. Chaves na mão, quase R$ 121 mil. Só 200 unidades.
Extreme – Após criar versão Extreme para linha de picapes Strada, Fiat estendeu-a a irmãos de linha: Weekend, Idea e Doblò Adventure. Rótulo é aplicado por conta de central de multimídia, com tela 15 cm, câmera de ré, e outras facilidades de som e conectividade, controles no volante. Preços: Weekend Adventure, R$ 70.180; Idea, R$ 70.380; Doblò, R$ 84.370.
Chery – Luiz Curi, vice-presidente da Chery, informou à Coluna ter postergado o início da produção do novo QQ, segundo produto da empresa instalada em Jacareí, SP. Será em abril, perdendo o mês de março. Atraso é consequente à greve havida na empresa por demissão realizada por fornecedor terceirizado.
Final – Será produto final, apto à venda pela rede de distribuição. Pré-série já construída, métodos e máquinas ajustados, tudo pronto para iniciar fabricação. Chery faz o Celer e queda do mercado contraiu seu projeto a 10% da capacidade industrial.
Fato – Histórias das fábricas chinesas de automóveis no Brasil — Chery e JAC — lembram aquele brinquedo dos antigos parques de diversão, o trem fantasma: cada curva um susto.
Alívio – Bem-sucedida iniciativa envolvendo governo federal, Anfavea — associação dos fabricantes de veículos — e 10 de seus associados pode resultar vendas de 145 mil automóveis, 65 mil caminhões e 17 mil ônibus ao Irã.
Quanto – Número de caminhões significa 6 meses da produção projetada para este ano. Quanto a ônibus, segmento com as maiores perdas, volume pretendido supera a projeção anual para o segmento.
Muda – Não rodará, mas elevará o automóvel do solo por campo magnético. De todas as dúvidas, algumas parecem dirimidas: o conforto de deslocamento e a manobrabilidade, sem atrito com o solo, girando em todas as direções.
Ciclo – Décadas após instalar-se no país, VW volta aos procedimentos de origem: orienta fabricantes de autopeças. No caso, noções operacionais, de gerenciamento, processos éticos, ecologia, sustentabilidade e sua maneira empresarial de funcionar.
Fora – Não são fornecedores da empresa, mas subfornecedores e vendedores ao mercado de reposição. Entende, iniciativa fortalecerá parque industrial. Chega a ser curioso: em época de crise, prejuízos, contração de despesas, aposta no futuro. Aparentemente VW tem programa de longo prazo.
Conquista – Mercedes-Benz fez venda referencial para a transportadora Girteka Logistics, da Lituânia: 1.000 unidades do caminhão Actros, mais completo e caro da marca. Junto, os serviços Fleet Board, controlador de eficiência operacional de caminhão e operador.
Acesso – Retração nas vendas provoca crescimento pela opção consórcio como forma de poupança. O do Magazine Luiza cresceu 41% nos dois últimos anos.
Já vi – O Halo parece inspirado na construção/escultura da Praça da Apoteose, no Sambódromo carioca, criações do arquiteto Oscar Niemeyer.
Corridas – Pirelli fornecerá pneus aos caminhões da Fórmula Truck em 2016. Estreará os novos radiais FR-01 na medida 295/80 – 22,5 próxima semana na abertura da temporada, em Santa Cruz do Sul, RS.
Aniversário – BMW comemorou 100 anos dia 7 de março. Destes, 50 sob comando da família Quandt, responsável pelo grande processo de expansão. Hoje marca produz motos BMW e automóveis Mini e Rolls-Royce. Tem recente fábrica no Brasil. Curiosamente não comemorou ou divulgou volume de produção total.
Gente – José Luiz Gandini, presidente da Kia, deve ser eleito presidente da ABEIFA, associação reunindo importadores e fabricantes de veículos. Chapa única, Vice, Luis Resende, presidente da Volvo Cars. / Joseph Massaro, 46, promoção. Novo CFO da Dana, gigante de auto peças. Era Vice-Presidente e Controlador Geral. / Carlos Dourado, administrador, bacharel em direito, MBA em Marketing, novo diretor de vendas da Dana Brasil. Larga experiência no setor incluindo passagens pelo exterior. / Chase Morsey, 96, estatístico, passou. Era o último dos Whiz Kids, grupo de elite levado à Ford quando Henry II assumiu. Considerado o salvador do motor V8, soube dos planos da companhia em retirá-lo de produção para a modelia 1952, fez cálculos, projeções, e provou a viabilidade de mantê-lo. Estava certo. Ganhou relevo, posições, e chefiou um departamento de espionagem industrial.
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