Alemães mostram autônomo para quatro pessoas; esportivos de mais de 1.000 cv estão por todos os lados
Mostra suíça, usualmente buscando temas como ecologia, hibridismo ou segurança, nesta 87ª edição deixou rolar. O caminho da redução de emissões está bem pavimentado por legislação e carros híbridos, elétricos ou autônomos, em trilhas próprias, variando marca para marca.
De Volkswagen novidade mais atrativa foi o Arteon, seguindo o desenho atual de sedãs com perfil acupezado. Substitui o antigo Passat CC, depois CC e, com o fim de produção do Phaeton será o maior da marca. Exibido também SUV Tiguan 7 lugares, sobre plataforma MQB, mesma de Golf e Audi A3. Importante para o Brasil, será produzido no México e importado sem impostos, com previsão de competitividade e vendas num mercado de grande expansão neste segmento. David Powells, presidente da VW no Brasil, projeta, nosso mercado superará a média mundial de preferência por utilitários esporte, hoje em 25%.
Brasil
De referência sentimental, relançamento da marca francesa Alpine, controlada pela Renault, muito próxima em estilo ao modelo original A110, evolução do mítico A108 construído e vitorioso nas corridas nacionais na década de ’60.
Curiosidade ao mercado europeu, tipo atração periférica, as picapes Mercedes X-Class e Renault Alaskan. Ambas com mesma base, serão feitas sobre base idêntica pela Nissan na Argentina e exportadas ao Brasil via Mercosul. Outra, picape feita pela Mitsubishi para a Fiat. Novo Mercedes E cupê, belo em suas linhas fluidas, e Range Rover Velar, proposta acima do Evoque – aparentemente a Land Rover se conduz em caminho em direção ao asfalto para um sedã. Médio prazo e curiosidade para a marca surgida com jipes.
Papo de Salão
Conversas, estórias, certezas e dúvidas de jornalistas internacionais no Salão. Up terá versão forte: Markus Kleimann, diretor de desenvolvimento da VW no Brasil, disse em jantar restrito, ter pronto protótipo do Up TSI com o motor de 125 cv atualmente equipando o Golf. Será versão para ampliar as opções na linha – e adicionalmente o 1,0 mais veloz do mundo. Nome em suspenso. Ou GT ou TSII.
Ex-quase-falida PSA compra Opel e Vauxhall
Notícia marcante do Salão foi a compra da alemã Opel e sua subsidiária inglesa Vauxhall pela franco-chinesa PSA, controladora de Peugeot, Citroën e DS. Opel e Vauxhall pertenciam à GM.
PSA tem outra visão – negócio Opel + Vauxhall é mal administrado. Carlos Tavares, o ex-vice mundial da Renault e executivo maior da PSA, disse, em três anos tira-la-á do prejuízo; crescerá a margem de lucro operacional para 2%; e a 6% em dez anos. Transação ampla, supera a atividade de fazer carros e entra no aspecto financeiro e securitário com a venda pela GM da unidade financeira. GM foi dona da Opel por 88 anos. PSA honrará o fornecimento de peças pela Opel para a minguante operação da Holden na Austrália, para a Buick nos EUA, mantido o intercâmbio acionário e técnico para desenvolver produtos e veículos. Fevereiro Opel lançou o Crossland, SUV sobre plataforma mecânica do Citroën C3 hatch.
Com o negócio PSA+Opel+Vauxhall será o segundo grupo produtor de automóveis na Europa, ultrapassando a Renault, decrescendo em vendas no Continente. Alemães e ingleses esperam tsunami sino-francês para cortar empregos e custos, afinar e compatibilizar métodos. Tais atitudes na PSA mudaram os prejuízos de 2013 nos lucros de 2015 e reservas de 2,7 bilhões de Euros.
Tenho visão adicional. Ex-poderoso na Renault, hoje mais poderoso na PSA, Tavares, homem do automóvel, sabe perfeitamente — carros franceses têm má fama mundial. Assumir a Opel – e a Vauxhall é apenas um apêndice – dar-lhe-á algum conhecimento quanto aos métodos alemães para apurar qualidade e, muito mais, agregará a imagem da qualidade alemã aos seus franceses. Compraram a marca para ficar com a fama.
Surpresa, o Peugeot 3008 Carro do Ano
Mais Porsches
Quanto a Porsche imagina pequeno ganho, repetindo desempenho de 2016, quando marca se elevou apesar da redução do mercado. Opinião de outros executivos oscila: David Powells, da Volkswagen, crê em 2% de crescimento; Antonio Megale, presidente da Anfavea, associação dos fabricantes, 6%; Carlos Zarlenga, condutor da GM, entusiasmados 10%.
O Sport Turismo pouco auxiliará no total, cujo líder não é o mítico 911, mas o utilitário esporte Macan. Mas terá referência como o station wagon, break, estate car, perua – leque de denominações para este tipo de veículo com teto mais longo e porta malas se comunicando com o habitáculo -, o preço: superará o milhão de reais.
Audi esquenta
Novo Polo e Virtus, novidades VW para 2018
Há 15 anos, quando apresentado, era o mais moderno e o melhor dos Volkswagens, imagem buscada pela empresa. Novo Polo não é derivação ou desenvolvimento traçado sobre estrutura do Gol, mas produto inteiramente novo, construído sobre a plataforma MQB A0. Será novo passo a um dos maiores desafios impostos a um fabricante nacional: sair da atual 3ª posição de vendas e reassumir a liderança. Dúvida no tema estava nas possibilidades veiculadas por algumas publicações vendo o Polo europeu, a ser lançado ao final desse ano, como inspirador do Gol. Pela informação da Volkswagen serão dois produtos.
Ilustração: Jonathan Machado
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