Além da liderança entregue ao Fiat Palio, os emplacamentos
do ano revelam quem ganhou terreno e quem se defendeu melhor
A perda da liderança pelo Volkswagen Gol depois de 27 anos consecutivos — de 1987 a 2013 — foi a principal notícia do ano passado para os que acompanham as vendas do mercado brasileiro, mas os dados de emplacamentos divulgados esta semana pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) têm muito mais a informar.
Uma disputa acirrada entre os fabricantes marcou 2014: se apenas automóveis forem considerados, a líder Fiat ficou com 20,1% de participação, ante 19% da General Motors e 18,7% da VW. No entanto, a folgada vantagem da marca italiana entre os utilitários — chamados de comerciais leves — amplia sua vantagem no cômputo geral, com 21% contra 17,4% da norte-americana e 17,3% da alemã, que perdeu sua habitual 2ª. posição. Seguem-se Ford (9,3%), Renault, Hyundai (ambas com 7,1%), Toyota (5,8%), Honda (4,1%), Nissan (2,2%) e Mitsubishi (1,8%). A ordem de 3ª. a 9ª. foi mantida do ano anterior, mas na época a Citroën ocupava o lugar da Mitsubishi.
No segmento de hatches pequenos, depois de Palio e Gol, vieram na ordem Onix, Uno, Fiesta (ambas as gerações), Fox, Sandero, VW Up, Honda Fit (duas gerações), Ford Ka (que chegou ao mercado em setembro), Chevrolet Celta, Toyota Etios, Citroën C3, Nissan March, Fiat Punto, Peugeot 208, Renault Clio, Chevrolet Agile (já fora de linha), Fiat 500, Chevrolet Sonic (deixou de ser importado), VW Polo, Chery QQ, Peugeot 207 (em trajetória de extinção, assim como o Polo), Chery Celer, os JACs J2 e J3, Kia Picanto e Chery Face. Há ainda o Mini da BMW e o Audi A1, com o Mini acima do Face e o A1 abaixo dele.
O Siena/Grand Siena manteve-se à frente entre os sedãs pequenos, embora superado em alguns meses pelo Prisma, que ficou em 2º. no ano. A lista prossegue com VW Voyage, HB20 S, os Chevrolets Classic e Cobalt, Renault Logan, Etios, Nissan Versa, os Fiestas novo e antigo (neste caso em separado; quem entende a Fenabrave?), Ka+ (lançado em outubro), Polo, Sonic, J3 Turin, 207 e Lifan 530.
Embora a Fenabrave considere o Punto um hatch médio — o que o deixaria na liderança —, essa classe teve na verdade o Ford Focus como mais vendido, à frente de Chevrolet Cruze (líder em 2013), VW Golf (ambas as gerações), Peugeot 308, Hyundai i30, Fiat Bravo, Mercedes-Benz Classe A, Audi A3, VW Fusca, Citroën C4, BMW Série 1, Volvo V40, Mercedes Classe B, Suzuki SX4, Kia Soul, Mini Countryman e Toyota Prius.
O Ford Fusion continuou a liderar com folga entre os carros grandes, categoria na qual incluímos para este fim modelos como BMW Série 3 (2º. colocado) e Mercedes Classe C (3º.). Na sequência aparecem Hyundai Azera, os Audis A4 e A5 (separados), VW Passat, Nissan Altima, Mercedes Classe E, BMW Série 5, Jaguar XF, Honda Accord, Kia Optima, Citroën DS5, Toyota Camry, Kia Cadenza, Volvo S60, Chevrolet Malibu, Chrysler 300C, Mercedes CLS, Lexus IS, o ES da mesma marca, Audi A6, Peugeot 508, BMW Série 6, Mercedes Classe S e Porsche Panamera. Vale notar que aqui estão sedãs, cupês, conversíveis e hatchbacks, caso deste último. Dessa vez a Fenabrave omitiu os carros esportivos de seu relatório.
Strada, maioria absoluta
Líder por mais um ano, a Fiat Strada (acima) garantiu mais de metade do setor de picapes leves, deixando bem para trás VW Saveiro, Chevrolet Montana, Peugeot Hoggar e Hafei Mini, na ordem. Já entre as médias e grandes a Chevrolet S10 (vencedora também em 2013) superou por menor margem a Toyota Hilux, que é seguida por Ford Ranger, Mitsubishi L200, VW Amarok, Nissan Frontier e Ram 2500. A lista da federação inclui modelos chineses e indianos mais voltados ao trabalho, alguns deles mais vendidos que o Ram, e 20 unidades do Ford F-150 de importação não oficial — e, como curiosidade, dois Fords Ranchero!
Entre os modelos que consideramos médios o mais vendido foi o Toyota RAV4, seguido por Mitsubishi Outlander, Honda CR-V, Hyundai Santa Fe, Suzuki Grand Vitara, Ford Edge, Kia Sorento, Jeep Cherokee, Volvo XC60, Chevrolet Captiva, BMW X3, Land Rover Freelander, Subaru Forester, Audi Q5, Ssangyong Actyon, Porsche Macan, Ssangyong Kyron e o BMW X4, lançado tarde no ano.
Na subcategoria de utilitários grandes o Toyota Hilux SW4 repetiu a liderança de 2013 por larga margem. Vêm na sequência os clones Fiat Freemont e Dodge Journey, Chevrolet Trailblazer, Land Rover Discovery, Range Rover (sem o Evoque), Mercedes GL, BMW X5, VW Touareg, Mercedes Classe M, Dodge Durango, Porsche Cayenne, Audi Q7, Lexus RX e Kia Mohave.
O Suzuki Jimny foi o mais vendido entre os jipes, acima do Troller T4 — ambas as gerações somadas — e do Jeep Wrangler. E na classe de furgões de passageiros, sem as versões para uso comercial, o Fiat Doblò foi quase uma unanimidade: 33 vezes mais unidades vendidas que o 2º. colocado Renault Kangoo.
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