Editorial – colunas anteriores

O mercado cresceu, mas o leque de opções continua insatisfatório

Na contramão: GM insiste em uma filosofia equivocada de desenho

Cabe no orçamento? Os vários custos que ter um automóvel envolve

Comandos: como alguns acionamentos devem funcionar e onde devem estar

Peruas perderam espaço e quase desapareceram, mas podem voltar

Espécies em extinção: chave, estepe e outros caminham para o fim

Leve dois, pague um: os carros custam até 55% a menos no Chile

Como Primeiro Mundo: Chile mostra desenvolvimento e organização

Ousadas ou tradicionais, as grades são um documento de identidade

Canetadas inconsequentes: restrição a caminhões e pedágio urbano

Hatch, sedã, SUV: indecisão revela desprezo a aspectos elementares

Frenagem inoportuna: governo ataca importação de carros outra vez

O público faz suas escolhas: eleição aponta os prediletos dos leitores

O mercado, passado a limpo: os mais vendidos em cada categoria

 

2011

Fatos e lançamentos que marcaram 2011 e pedidos para o novo ano

Consciência pela segurança: carros nacionais e os riscos em colisões

Brigas na propaganda: casos antigos de anúncios daqui e do exterior

O trabalhoso batismo das versões: fabricantes precisam ser criativos

Site comemora 14 anos com nova forma de interação com os leitores

Carros potentes e motoristas alcoolizados: causas, efeitos e soluções

O protesto e as carruagens: os súditos em favor da livre concorrência

O consumidor é quem decide diante do alto preço dos carros

Adesivos expõem ao mundo o que pensa o proprietário de um carro

Fusões e parcerias reduzem custos, mas colocam identidade em risco

Paixão antiga: carro do passado pode ser a realização de um sonho

Cor apontou tendências, identificou países e refletiu a personalidade dos donos

País do faz-de-conta: querem nos fazer acreditar no que não é o que parece

Como escapar das armadilhas na aquisição de um carro novo

Variados no começo de nossa indústria, sistemas hoje seguem padrões

Combustíveis batem recordes de preço: como consumir menos

Automóvel de projeto antigo pode oferecer até mais que um novo modelo

Carros vindos da China conseguem resultados inexpressivos no mercado

Álcool nas alturas: valeu o investimento pelos motores flexíveis?

Detalhes que parecem estranhos têm relação com procedência do projeto

Luzes: usadas quando não deveriam, apagados quando se deve acender

Denise Johnson, que deixou GM, parecia não concordar com os rumos

Pelo risco de má interpretação ou por atrito, carros têm de ser renomeados

Eleição dos Melhores Carros leva a conclusões sobre a competição

Os mais vendidos em cada categoria sem as distorções da Fenabrave

 

2010

Mercado em alta e lançamentos marcaram 2010, que poderia ter sido melhor

Placa acompanha automóvel há décadas e rende curiosas constatações

Conversíveis: por que não temos opções acessíveis nessa categoria?

Salão do Automóvel: escassez de novidades nacionais foi uma decepção

Aniversário de 13 anos: bastidores das matérias do conteúdo especial

Técnica avança, mas nacionais permanecem com motores antiquados

ABS, bolsas infláveis, câmbio automático, ar-condicionado: os segredos

Transporte de crianças: quando o padrão Isofix será generalizado?

Os táxis, que rodam o mundo com variedade de tipos e nacionalidades

Cuidados para que motor de outra marca seja bem-aceito no automóvel

Faz 20 anos o benefício tributário a carros com motores de até 1,0 litro

Novo modelo fica velho, medida nociva que indústria insiste em repetir

Fica mais complicado manter a necessária divisão em segmentos

Os 10 carros nacionais que mais marcaram a década de 2000

De especificações a preços, fabricantes recorrem a manobras questionáveis

Por que os carros no Brasil são tão caros? Fica uma frustrante conclusão

Colunistas e colaboradores trazem serviços e opções de entretenimento

Se brasileiro quer beleza, como novos carros têm desenhos controversos?

A seleção dos 10 melhores motores em carros nacionais e importados

Mercado volta a receber “novidades” que saíram de linha em outros países

Fiat Stilo: defeitos crônicos e como fabricantes lidam com eles

Jack Palance, que mostrava fatos difíceis de crer, teria muitos assuntos

Bebida, velocidade e algo mais: as campanhas de segurança

Aceleração indesejada: problema antigo coloca a Toyota em crise

Seis por meia dúzia: EUA querem novo programa Cash for Clunkers de renovação

 

2009

Fim de 2009 convida a lembrar principais fatos e renovar desejos de ano ainda melhor

Bússolas modernas: antes proibido, navegador torna-se item popular

Com tarja vermelha: “detector de mentiras” acusaria publicidade da Hyundai-Caoa

Parece que 1997 foi ontem: avanços técnicos foram modestos em 12 anos

A busca pela fórmula ideal: Best Cars tem feito rever alguns conceitos

Por baixo dos panos: plataforma, componente difícil de ver e de definir

Híbridos ou elétricos, os carros esporte mostram que têm futuro garantido

Pneu também tem limite: uma vitória do marketing sobre a engenharia

Importados ao alcance: ganham preços atraentes e fazem bem à competição

O caminho das pedras: os desafios para exportar para o mercado brasileiro

Mercado dos emergentes: Brasil passa aos carros de países subdesenvolvidos

Alongamento bem-sucedido: Polo Blue Motion aponta um caminho a seguir

A hora de não comprar: vale a pena manter o usado por mais alguns anos?

Carrossel de marcas: o que tudo isso representa para o consumidor brasileiro

Volkswagen anuncia o nome Amarok, mais um estranho batismo entre tantos que já vimos

EUA impõem limites mais severos de consumo, medida que pode ter demorado demais

O chefe se despede: após oito décadas, divisão Pontiac da GM passa à história

Apenas boa intenção: divulgação do consumo deveria ser obrigatória

Trabalhar juntos é um sucesso: na 300ª edição, os muitos que colaboraram

Apesar de toda a evolução, comandos são acionados da mesma forma há décadas

Forma versus função: tendências de desenho nem sempre são favoráveis

As bolsas e a vida: outros aspectos de segurança são esquecidos

O ranking dos perdedores: os modelos com os piores índices de vendas

Curiosidades sobre a Eleição, termômetro da aceitação dos automóveis

Diesel, eletricidade e híbridos tomam conta do Salão de Detroit

 

 

2008

Depois de crescimento e queda do mercado em 2008, expectativas para o novo ano

Fator emocional explica parte das estranhas escolhas do consumidor brasileiro

Opala faz 40 anos e General Motors comprova que o melhor ficou para trás

Salão do Automóvel vale a visita, mas revisões a deixariam mais agradável

Em 11 anos que pareceram passar muito rápido, o Best Cars consolidou-se

Como nos jogos de corridas, carros de verdade ganham opções de configuração

Carros às vezes mostram retrocesso na comparação com os antecessores

Mercado argentino surpreende pelos carros interessantes a preços mais baixos

México mostra aos brasileiros carros com outros nomes — e muito mais baratos

A decisão: manter a ligação com o passado ou alterar os padrões a cada geração?

Caça a segredos da indústria às vezes leva a incidentes como o da Renault

Novo Gol surpreende ao ser dirigido — não como outros que decepcionam na hora “H”

Agradar ao peixe: fábricas eliminam opções e vinculam equipamentos

Havia melhores carros, menos impostos e acidentes, o cenário brasileiro era outro

“Lançamento industrial” com executivos da França e muita pompa para o 206 retocado

Mudanças parciais de estilo nem sempre ficam tão boas quanto a da Palio Weekend

Um carro bem projetado: que atributos deve ter na opinião deste editor?

Sistemas mais complexos e elaborados nem sempre trazem melhor resultado

Caminhões e rodízio: bom para quem dirige automóvel, mas não resiste ao bom senso

Modelos de segmento inferior que custam quase o mesmo que os de categoria acima

Um simples motor 1,6 supera o mais caro de 1,0 litro: hora de unificar o IPI

Turbo chega a modelos acessíveis na Europa, mas no Brasil perde o pouco espaço

Com mercado aquecido, espera-se que retoques dêem lugar a verdadeiros lançamentos

Entre surpresas, curiosidades e sugestões, 10ª. Eleição foi encontro de aficionados

Câmbios automatizados e automáticos mais eficientes eliminam a rejeição

 

2007

Ao fim de um grande 2007 para o mercado, expectativas para um ano ainda melhor

Novo Ka é mais um que, em busca de agradar ao público geral, perde identidade

Contran estabelece fiscalização aos filmes nos vidros e expõe uma frota fora da lei

Fabricantes fazem reduções de custos irrisórias, mas inconvenientes

10 anos: venha conhecer a trajetória do Best Cars

Carros fora-de-série, que já foram muitos, deveriam existir em maior número

Carro mundial: conceito vem sendo abandonado, mas ainda pode ter lugar no futuro

Duas portas: ainda que menos convenientes, têm apreciadores com poucas opções

O que um comercial de automóvel deve transmitir para que seja bem-sucedido

Automóveis da China levantam discussões sobre qualidade, segurança e concorrência

Crescem os prazos de garantia, mas questões sobre manutenção devem ser reestudadas

Indústria comemora recordes, mas carros não evoluíram tanto e preços subiram

Filtro de informações seria ótima ferramenta, pelo que se publica de inverdades

Corsa abandona instrumentos de fundo branco, solução infeliz entre muitas nos nacionais

Opção de selecionar marchas deixa o câmbio de variação contínua bem mais interessante

Fiscalização de velocidade: opõem-se as correntes a favor da sinalização e contra ela

Ser e parecer: GM chama de Vectra hatch o que na verdade é o novo Astra

Preços mostram que executivos da Anfavea estão certos: indústria local precisa se mexer

Briga de gasolinas: a disputa agora é para ver quem tem o melhor combustível

Volkswagen recorre a uma manobra sobre octanagem para anunciar a maior potência

Das 1.000 cilindradas ao piloto automático, o que mais se escreve de errado na imprensa

Se há piranha, nade de costas, como quando alguém se apodera do nome de outrem

Um carro vende mais porque é melhor ou… só porque vende mais?

É justo que o consumidor tenha carros com um ambiente interno agradável

Eleição dos Melhores Carros mostra o que pensa o brasileiro sobre automóveis

O ano promete hatches novos e reestilizados em diferentes faixas do mercado

 

2006

Reflexões sobre 2006: boas novidades e mercado em crescimento

Das ruas apertadas à escassez de sedãs, impressões sobre a Itália

A “placa eletrônica” põe em debate as intenções das autoridades e sua eficácia

Da alternância a certos elementos, em desenho de automóveis tudo pode reaparecer

Nove anos: informação e entretenimento de qualidade também estão na internet

Mundo dos sonhos: Salão do Automóvel, lugar perfeito para se sonhar alto

Salão de Paris é mais um para nos deixar com complexo de inferioridade

Aos 50 anos do carro nacional, uma reflexão sobre o que oferecia um dos melhores

Propaganda ilusória: como a estratégia ao expor informações pode levar a confusão

Teto solar ainda é exceção, o que os fabricantes deveriam repensar

A grama do vizinho: tratamento de alguns fabricantes a Brasil e Argentina não é o mesmo

A forma como o mercado enxerga a marca pode decidir o sucesso ou o fracasso de um carro

Novidade tem seu preço: sucesso do Civic faz reaparecer no mercado o ágio

Fora de lugar: alguns comandos deveriam estar sempre na mesma posição

Um grande paradoxo: com carros caros, a indústria continua a bater recordes

Começa aos 40: não existem mais compras satisfatórias na faixa de R$ 30 mil

Penalização desnecessária: transferir impostos do carro zero para o combustível

Auto-suficiência em petróleo e a indústria de automóveis: patriotismo tem hora certa

O poder de mudar: em um cenário desfavorável, comparar é sua maior defesa

A quem de direito: o primeiro domínio do Best Cars volta a direcionar ao site

Mais pelo mesmo: reduzir o imposto para modelos até 1,4 é do interesse do consumidor

Quadro de insegurança: relaxamento das penas chega em mau momento

Percursos e condições limitados desperdiçam a oportunidade de boa avaliação

Campanhas publicitárias apostam cada vez mais em imagem e menos em argumentos

Com repetição de estilos do passado, o Salão de Detroit deixou a desejar

Aumentos extorsivos do álcool acabam com a vantagem de usá-lo

 

 

2005

De olho no retrovisor: uma análise de 2005 no mundo do automóvel

Aumenta o valor do DPVAT, um seguro que poderia morrer de velho

De olhos vendados: projeto infeliz das colunas da minivan quase provoca acidente

Liberdade de escolha: fabricantes privam o consumidor de comprar o que deseja

Obstáculos aos flexíveis: alguns problemas precisam ser solucionados nesses modelos

Oito anos: siga viagem conosco na auto-estrada da informação

Hora de andar a pé: aumentos do petróleo mexem com o bolso de todos nós

Ponha a boca no trombone: reclamar junto a quem o defende é o melhor caminho

A assessoria de imprensa que não comete erros passa a merecer elogios

Nova geração, ou como alguns fabricantes tentam fazer o consumidor de bobo

A ditadura do prata: a incompreensível massificação do gosto de quem compra carro

Irados da estrada: os motoristas que perdem a paciência e como evitar problemas com eles

Com o novo Vectra, GM almeja voltar a ser o “sonho da classe média”

Sinais de trânsito, mal aplicados, perturbam e ficam desacreditados

Cotação do dólar, que um dia causou aumentos, agora é considerada baixa demais

Mercado nacional passa por uniformização, mas não para os inadequados 1.000 cm3

Dos esportivos sem potência aos falsos fora-de-estrada, o consumidor compra pelo que vê

“Devemos ter feito algo bom para durar 200 edições”

O nome da corporação em geral está nos carros, mas não era assim na GM

Aposta na confusão: fabricante apela ao desconhecimento de consumidores

O automóvel toma conta: nunca se falou tanto de carros como agora, o que é um bom sinal

Remos a favor: este é um país que vai para a frente — se não remarem contra ele

Amigos, amigos, negócios à parte: Fiat-GM, como se jogam bilhões pela janela

Entre um carro novo e um usado superior, qual é sua preferência?

Detran faz novela sobre os cursos de habilitação e assuntos relevantes ficam em espera

Jornalistas precisam informar com precisão, conceitos corretos e respeito ao idioma

 

2004

A indústria prosperou em 2004, mas faltaram lançamentos e os custos subiram

Fusões e parcerias entre marcas afetam a personalidade dos automóveis

Gasolina: 60% dos postos adulteram, apesar dos preços tão elevados

Anos 80 tinham menos marcas e modelos, porém com mais opções de acabamento

Transtornos na visita presidencial marcam o início do Salão do Automóvel

Best Cars completa sete anos, um período longo que não demorará a parecer breve

Logan: Renault anuncia para 2007 um carro acessível, mas com tecnologia atrasada

Fabricantes nacionais acatam sugestões que fazemos ao avaliar os carros

Código de Trânsito: até hoje a maioria das multas não atravessa as divisas de estado

Modificações inesperadas tornam desatualizados carros com poucos meses de mercado

Mundo assustado: o preço do petróleo dispara. E agora?

“Caranga socada”? Não, obrigado: aqui se prezam a clareza e as normas do bom português

A força das recém-chegadas: francesas e japonesas mantêm a evolução dos nacionais

Vivendo e aprendendo: muitos colaboradores deixaram sua marca e suas experiências

A internet veio somar, não prejudicar ― mas nem todos perceberam

Americanos protestam pelo preço da gasolina, mas brasileiros pagam mais caro

Querem resolver a má formação e a fiscalização deficiente com um adesivo

A obrigação de fornecer dados completos e exatos, nem sempre seguida

Urbanista propõe limitar os carros à velocidade máxima das estradas

De Telefônicas a fabricantes, empresas que nem sempre dedicam atenção ao cliente

Deputados contrariam o bom-senso ao propor soluções irreais para o trânsito e o mercado

Mercado em baixa, opções cada vez mais escassas, consumidor sem estímulo

Estupidez à solta: a vida humana no Brasil parece ter perdido sentido

Como o conteúdo do BCWS tem sido alvo freqüente de plagiadores

Contran proíbe o uso de sistema de navegação em movimento

Retromania em Detroit: fabricantes abusam do direito de se inspirar no passado

2004 promete ser melhor que 2003, inclusive para os apaixonados por automóvel

 

2003

Da economia aos lançamentos, 2003 teve bons e maus momentos

Automóveis não podem rodar a diesel, mas utilitários de luxo, sim

Brasil ganha opções de carros de 1,25 a 1,4 litro, como no Primeiro Mundo

História em Movimento, uma surpresa sobre o trabalho dos japoneses

Best Cars completa seis anos e, além de comemorar, tem muito o que agradecer

Mutação de categorias: fabricantes distorcem conceitos e geram confusão

Gurgel parecia estar certo em sua posição sobre o álcool

Credibilidade e profundidade devem nortear os jornais. E os web sites

Impostos demais: a redução do IPI pode ser um bom começo

O respeito ao embargo não pode se sobrepor ao respeito pelos interesses do leitor

Verborragia ou “verbofobia”: um debate sobre o interesse pelos artigos longos

Discordâncias dentro da equipe: o conflito de gerações se aplica aos automóveis

Preços de combustíveis descem a ladeira, medida esperada que beneficia a todos

Só lendo o manual para entender os automóveis, cada vez mais complexos

Para garantir seu espaço na internet é preciso definir seu rumo e seu público-alvo

Carros nacionais perdem equipamentos, mas fabricantes nem sempre informam

Gol Total Flex: consumidor ganha liberdade que ainda não se sabe se será utilizada

Que venham as bolsas infláveis, tornadas obrigatórias por um projeto legislativo

Comprar pelo estilo ou apesar do estilo: o desenho de alguns novos carros

Enquanto se temem efeitos da guerra no Iraque, no Brasil a dos combustíveis tem 60 anos

Artigo sobre os modelos pioneiros atesta a velocidade da interação com o leitor

Decisão da GM de investir mais na internet marca um novo tempo para a rede

Detroit marca uma corrida de cavalos, com carros cada vez mais potentes

 

2002

Acidentes no Natal mostram: motoristas podem estar mal-preparados

A influência do elemento humano nos resultados de tudo o que fazemos

Carro popular: haverá uma terceira vida para o Fusca?

A discutível necessidade de manter ambas as mãos no volante

Best Cars é copiado, mas o leitor sabe recusar as imitações

Nem todo fabricante percebe a importância dos produtos de topo

Vida longa às peruas: vantagens e desvantagens das minivans

Com a proibição do viva-voz, “sugerimos” outras infrações

Governo adota novo IPI com grande semelhança ao sugerido pelo site

Nossas sugestões para os produtos, em sintonia com o consumidor

Fabricantes nivelam por baixo ao oferecer poucas informações

Por que o Brasil não pode fabricar automóveis maiores?

Volkswagen: câmbio e preço podem limitar o sucesso do Polo

Ciclistas: os imprudentes colocam em risco sua vida e a de outros

Chevrolet precisa voltar aos tempos do Monza, repleto de inovações

Alguns carros são tão estranhos que parecem resultado de montagens

Memória curta dos brasileiros não cuida da preservação de nossa história

Mecânico independente mostra que concessionárias têm de evoluir muito

 

2001

“Tropicalização” às avessas leva a automóveis inadequados a nosso clima

Basta de montadoras: vamos dar o nome certo a esses fabricantes

Retrovisor esquerdo convexo: para reduzir os sustos nas mudanças de faixa

Quatro anos: uma trajetória de muitos percalços e grandes êxitos

Câmbio curto ou longo: uma escolha que afeta seu conforto ao dirigir

Fabricantes insistem em projetos específicos para o Brasil

Diminui a possibilidade de um dia existir um BCWS impresso

Ainda há tempo para frear a dança do IPI. Haverá coerência?

 

2000

Revistas e sites reduzem conteúdo técnico, mas quem teme a informação?

Por que nosso tempo médio de acesso está bem acima das estatísticas

Leis e limites mais justos: as coisas estão mais favoráveis ao motorista

 

1999

Álcool: interesses econômicos elevam preço e inviabilizam o combustível

Não obrigatórios, mas essenciais: itens que deveriam equipar os carros

 

Sair da versão mobile