Ford Jampa e outros que não chegaram ao mercado

Um avô do Ecosport, o Míni-Corcel, Fiat Ritmo, Gol esportivo e outros carros que não conheceram nossas ruas

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação e CARWP

 

A indústria está sempre planejando novos carros, nacionais ou importados, mas nem todos chegam ao mercado. Muitos projetos ficam pelo caminho por diferentes razões, como rejeição do público em pesquisas, custos acima do previsto, aumentos de impostos e flutuações cambiais. Já mostramos vários casos aqui, aqui e aqui. Agora conheceremos outros, em ordem alfabética pelo fabricante. Se preferir, assista ao vídeo com mais imagens.

 

 

BYD

Modelos da marca chinesa BYD foram fotografados no Brasil em 2011. Uma revista anunciava sua chegada com uma linha variada, do pequeno F0 (foto) ao sedã F6. Nunca aconteceu.

 

 

Chevrolet Silverado

A Chevrolet ofereceu por longo tempo as picapes da série 20 com cabine dupla e quatro portas. Quando a Silverado ocupou seu lugar, em 1997, foram vistos protótipos com o mesmo tipo de cabine, que existia na linha norte-americana (foto), mas a versão não chegou ao mercado.

 

Citroën C3 Pluriel

O C3 Pluriel, com teto de lona retrátil e arcos removíveis que formavam sua estrutura, foi exposto no Salão de São Paulo em 2004 como estudo de mercado. A marca teria trazido cinco unidades e preparado material de divulgação, mas a importação regular não se confirmou. A razão seria a necessidade de reforçar a estrutura para o piso nacional.

 

Citroën C4

A segunda geração do C4 hatch saiu na Europa em 2012 e chegou a ser flagrada em testes no Brasil. Uma revista anunciou a produção na Argentina, tanto do hatch quanto do sedã. O C4 Lounge, de fato, saiu em 2013 e continua entre nós. O hatch? Ninguém sabe, ninguém viu.

 

DKW Furgomag

A DKW-Vemag mostrou no Salão de 1961 o Furgomag, um furgão da perua Vemaguet sem os vidros e o banco traseiros. Consta que 10 deles teriam sido feitos para uso da fábrica, mas o utilitário não chegou ao mercado.

 

 

Fiat Ritmo

A Fiat sempre quis um sedã médio para o Brasil. Em matéria anterior mostramos o 131 Mirafiori, que não saiu. Em 1982 a imprensa mostrava o estudo de um sedã para esse hatch italiano, o Ritmo. Lá seria lançado o Regata, que os argentinos também fizeram, mas ele não apareceu aqui. Só em 1991 teríamos o Tempra.

 

Ford Míni-Corcel

Enquanto a Ford europeia lançava o Fiesta, em 1976, a brasileira estudava outro carro pequeno para competir com o Fiat 147. Ele ficou conhecido como míni-Corcel e apareceu em pesquisas de público com um desenho antigo (imagem de cima), similar ao do Corcel que estava em fim de linha. Uma versão mais moderna (embaixo), coerente com o Corcel II, seria revelada muito tempo depois. Nenhum deles ganhou as ruas.

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Ford Jampa

Nos anos 80, depois de tirar de linha o Jeep da Willys, a Ford estudou um pequeno utilitário com base na plataforma da Pampa. O projeto Jampa poderia ter a tração 4×4 da picape. Ao menos um protótipo apareceu na imprensa. Também não vingou.

 

 

Hyundai Veloster Turbo

O Veloster chegou em 2012 com o mesmo motor do HB20, muito fraco para seu visual esportivo. Logo recebeu apelidos como Lentoster. No Salão de 2014 a marca mostrou a versão Turbo de 204 cv, que mudaria sua imagem. Vieram dois carros para homologação e nada mais.

 

Mazda

A japonesa Mazda teve importador no Brasil nos anos 90, mas foi embora. Em 2011, anunciou um retorno, mas a alta do IPI fez congelar os planos. Com a abertura da fábrica no México, em 2014 parecia que a Mazda logo voltaria com os modelos 2 (foto), 3 e CX9. Continuamos na espera.

 

 

Nissan: SUVs

A Nissan testou no Brasil em 2016 alguns utilitários esporte, que jornalistas chegaram a dirigir. Ela estaria escolhendo entre o Qashqai (foto maior), o X-Trail (à esquerda) e o Murano (direita). Qual foi o selecionado? Até agora, parece que nenhum.

 

 

Tata

A marca indiana Tata fez várias tentativas de vir ao Brasil: uma associação com a Fiat, a importação do Nano (carro mais barato do mundo, na foto de cima) e, em 2011, a vinda da picape média Xenon (embaixo). Ela foi fotografada em São Paulo, SP, e chegaria por meio do grupo SHC, o mesmo que vende os chineses JAC. Ficou só nos planos.

 

VW Gol esportivo

Os fãs nunca esqueceram os Gols esportivos GT, GTS e GTI. Após lançar a terceira geração, em 2009, a Volkswagen montou um protótipo que teria motor turbo de 1,4 litro e 160 cv e rodas 16, segundo revista da época. Seria o retorno do GTI… só que não. Tudo que se viu foi o conceito GT no Salão de 2016 (fotos), sem previsão de lançamento.

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