Uma opção cuja falta era incompreensível na linha do Ford Ecosport chega, afinal, como complemento à já lançada linha 2015: o acabamento Freestyle associado ao motor de 2,0 litros e ao câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift. Até então a versão Freestyle, a mais vendida da linha, oferecia apenas câmbio manual.
O Ecosport Freestyle 2,0 Powershift chega por R$ 74 mil, preço intermediário entre os de SE e Titanium com motor e câmbio iguais. A unidade Duratec de 16 válvulas produz potência de 141 cv com gasolina e 147 cv com álcool. O câmbio tem seis marchas e escolha entre três modos de condução (automático normal, esportivo e manual sequencial).
Como itens adicionais em relação à versão SE Powershift, a Freestyle traz rodas de alumínio de 16 pol com pneus 205/60, bagageiro de teto com barras transversais, grade dianteira e retrovisores na cor cinza, computador de bordo, alarme volumétrico, sensores de estacionamento traseiros, controle elétrico dos vidros com função um-toque, abertura e fechamento de vidros a distância, ajuste lombar do banco do motorista, volante e manopla do câmbio revestidos em couro, retrovisores com luzes de direção e sistema de áudio superior.
Outros itens já presentes no SE são ar-condicionado, porta-luvas climatizado, controle eletrônico de estabilidade e tração, controlador de velocidade, faróis de neblina e sistema Sync com rádio/CD, conexão Bluetooth, entradas USB e auxiliar, comandos de voz para áudio e celular e tela de 3,5 polegadas no painel.