Ford: fim de Ka, Ecosport, Troller e das fábricas no Brasil


A Ford anunciou hoje (11) no Brasil que encerrará a produção de veículos na fábrica de Camaçari (BA), de motores e transmissões em Taubaté (SP) e de jipes Troller em Horizonte (CE) durante 2021. Segundo a empresa, “a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.


Com a decisão, o fabricante instalado no Brasil em 1919 para montagem de automóveis torna-se apenas importador, mantendo no mercado produtos como Ranger, Territory e Mustang. A nova geração da Ranger e o retorno da linha de comerciais Transit não são afetados pela medida, assim como as importações anunciadas de Bronco e Mustang Mach 1. A companhia manterá a sede administrativa da América do Sul, o Centro de Desenvolvimento de Produto em Camaçari e o Campo de Provas de Tatuí (SP).


A Ford informa que a assistência ao consumidor será assegurada com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia. A produção será encerrada de imediato em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses. Já a fábrica da Troller em Horizonte continua operando até o quarto trimestre de 2021.


A empresa já havia encerrado a produção do Fiesta e de caminhões em 2019 na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que operava desde 1967 e que recentemente foi vendida.

Com a decisão, terminam também as carreiras brasileiras de Ka e Ecosport. O Ka foi produzido aqui em três gerações, lançadas em 1997, 2007 e 2014, sendo apenas a segunda exclusiva de nosso mercado. O Ecosport, pioneiro entre os SUVs compactos nacionais, teve duas gerações lançadas em 2003 e 2012.

Texto da equipe – Fotos: divulgação

Sair da versão mobile