General Motors faz 90 anos de Brasil; reveja a história

GMB - 90 anos - primeira fabrica

 

A General Motors do Brasil comemora 90 anos de atividades nesta segunda-feira (26). Tudo começou em 1925 com o registro da Companhia Geral de Motores S.A. e a montagem do primeiro Chevrolet em um galpão no bairro paulistano do Ipiranga (acima), mas a fabricação nacional de automóveis viria apenas em novembro de 1968 com o Opala, produzido por mais de 23 anos.

Terceira maior operação da GM no mundo hoje, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, a GMB mantém três complexos industriais de produção de veículos: São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados e peças), Sorocaba (centro logístico) e Indaiatuba (campo de provas), todas no estado de São Paulo, além de um Centro Tecnológico em São Caetano do Sul e linhas industriais de motores em Joinville (SC).

 

 

Alguns fatos que marcaram sua história:

• 1925: em setembro é montado o primeiro Chevrolet no país, um furgão de entregas.

• 1928: em outubro começa a montagem de veículos em São Caetano do Sul. Abaixo, foto de 1940 com o carro de número 10.000.

 

 

• 1956: em dezembro é iniciada a construção da fundição e da fábrica de motores em São José dos Campos.

• 1957: em junho sai o primeiro caminhão Chevrolet nacional.

• 1958 : lançada em julho a primeira picape Chevrolet 3100.

• 1959: em março é inaugurada a segunda fábrica, em São José dos Campos.

• 1964: estreia a perua C-1416, depois Veraneio.

 

 

• 1968: lançado em novembro o Opala (acima), primeiro carro de passageiros Chevrolet fabricado no Brasil.

• 1970: inaugurada a linha de montagem em São José dos Campos.

 

 

• 1973: em abril é lançado o Chevette, em sintonia com a nova geração do Opel Kadett alemão.

• 1974: em julho entra em operação o Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba. O Opala ganha versão perua, a Caravan.

 

 

• 1982: o Monza (acima) chega ao mercado em maio com tecnologias modernas para a época.

• 1985: reformulação da linha de picapes pesadas.

• 1989: chega o Kadett em abril, seguido pela perua Ipanema.

 

 

• 1992: lançamento do Omega em setembro, incluindo versão CD com motor alemão de 3,0 litros e 165 cv (na foto, uma versão 4,1 posterior).

• 1993: Vectra começa a ser feito em outubro com parte do conteúdo importada.

 

 

• 1994: Corsa (foto) sai em fevereiro com projeto atual, o mesmo do europeu lançado um ano antes.

• 1995: picape S10 e utilitário esporte Blazer começam a ser feitos no Brasil, assim como o Corsa sedã e a picape.

 

 

• 1996: Vectra passa à segunda geração (acima) em fevereiro.

• 1997: em março é apresentada a picape Silverado. A linha Corsa ganha a opção Wagon (perua).

• 1998: começa a produção do Astra brasileiro.

• 2000: estreia em setembro o Celta, primeiro produto da unidade de Gravataí.

 

 

• 2001: lançamento da minivan Zafira (acima).

• 2002: Corsa muda de geração e nasce a minivan compacta Meriva.

• 2003: surge a Montana, picape derivada do novo Corsa.

• 2005: em setembro começa a produção do novo Vectra.

• 2006: sai em outubro o Prisma, o Celta sedã.

• 2007: lançamento do Vectra hatch (setembro).

 

 

• 2008: em outubro é lançado o Agile.

• 2010: estreias da segunda Montana, baseada no Agile, e do esportivo Camaro.

• 2011: em setembro a GM lança o Cruze sedã, e em novembro, o sedã Cobalt.

 

 

• 2012: S10 passa à segunda geração em fevereiro. Dois meses depois aparece o Cruze hatch; em maio, o Sonic; no mês seguinte, a minivan Spin (acima); em outubro, o hatch Onix; e um mês depois o utilitário Trailblazer.

• 2013: chega em fevereiro a nova geração do Prisma, baseada no Onix; em outubro o Tracker ressurge todo reprojetado.

 

 

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