Honda City e Fit mantêm motor aspirado em alguns países

Embora os Hondas Fit e City tenham sido lançados em nova geração no Japão apenas com soluções mais sofisticadas — motor turbo no sedã e sistema híbrido no hatch —, a marca vai manter em alguns mercados as unidades aspiradas e não híbridas por questões de custo e manutenção. Isso vale tanto para o City na Índia, onde será lançado em julho, quanto para o Fit na China, também em vias de ser apresentado.

 

 

O novo City indiano usa um motor de 1,5 litro com duplo comando de válvulas, 121 cv e torque de 15,8 m.kgf, derivado do mesmo projeto do 1,5 turbo que temos em Civic e CR-V, mas sem turbo ou injeção direta. Ele tem apenas 1 cv a menos que o 1,0 turbo do modelo asiático, mas oferece 1,8 m.kgf a menos. Comparado ao motor 1,5 de comando único do City anterior, a Honda destaca a melhor oferta de torque em baixas rotações. Outra opção na Índia é um turbodiesel de 1,5 litro, 100 cv e 20,4 m.kgf.

 

 

Apenas o motor diferencia o City indiano da versão asiática fabricada na Tailândia. O sedã ganhou nova plataforma e cresceu 11 cm em comprimento e 5 cm em largura, mantendo o entre-eixos. Novos itens de conveniência incluem central de áudio com tela de 8 pol, comandos de voz por meio do sistema Amazon Alexa (para dar partida e ajustar o ar-condicionado, por exemplo, a distância) e teto solar com controle elétrico.

 

 

O novo City deve chegar em 2021 ao Brasil, onde pode adotar o motor turbo ou oferecer o 1,5 aspirado. Uma opção inédita na linha e cotada para nosso mercado é o City hatch, de construção mais simples (e que permitiria menor preço) que a do novo Fit.

 

 

Por falar no Fit, o mercado chinês também recebe esta quarta geração com motor 1,5 aspirado, a primeira versão não híbrida do novo modelo. O modelo para a China (acima) ganhou uma grade dianteira, que não existe no japonês, e novo para-choque. Foram mantidas a transmissão CVT e itens de segurança como controlador de distância à frente e frenagem automática de emergência. Diferente do City, o novo Fit pode não chegar ao Brasil pelo custo do projeto.

Texto da equipe – Fotos: divulgação

 

Sair da versão mobile