Ao lançar a linha 2015 do Civic, em junho, a Honda deixou de fora a versão EXR e alegou que ela chegaria no fim do ano passado com mais novidades. Demorou um pouco, mas o EXR está de volta, já como parte da linha 2016.
A versão de topo recebeu novo sistema multimídia com tela escamoteável de 7 polegadas e navegador integrado, que usa programação mais evoluída e fornece informações de trânsito das principais capitais (de início, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte). Há ainda conexão Wi-Fi para acesso à internet com o carro parado, entrada HDMI para transmissão de áudio, vídeo e imagens de computadores e câmeras e duas entradas USB. A câmera traseira de manobras traz três modos de visão (já vista no Fit e no City) e a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.
O modelo de topo ganhou ainda bolsas infláveis do tipo cortina (já tinha as laterais dianteiras) e as mesmas mudanças aplicadas ao LXR 2015, como grade dianteira, rodas de 17 pol e novos detalhes de acabamento. Controle eletrônico de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa, que já equipavam o EXR, foram agora estendidos à versão intermediária LXR. Nesta e na básica LXS, a central de áudio usa tela de 5 pol no painel.
O motor do LXS permanece de 1,8 litro com potência de 139/140 cv, enquanto o LXR e o EXR trazem o de 2,0 litros com 150/155 cv, sempre na ordem gasolina/álcool. Continua o câmbio automático de cinco marchas. Os preços são: LXS 1,8 manual, R$ 70.900; LXS 1,8 automático, R$ 73.900; LXR 2,0 automático, R$ 78.400; e EXR 2,0 automático, R$ 88.400 (acréscimo de R$ 1.200 para pintura metálica ou perolizada). Além dessas opções do sedã fabricado na Brasil, a Honda oferece o cupê esportivo Si, importado.
Texto da equipe – Fotos: divulgação