A japonesa Daihatsu lança a nova geração do Copen, que repete o estilo do conceito Kopen do último Salão de Tóquio. O pequeno conversível de dois lugares pertence à categoria dos “carros K” ou kei jidosha, que obtém vantagens do governo japonês e tem limitações de tamanho, peso, cilindrada e potência. Assim, o novo Copen mede apenas 3,39 metros de comprimento por 1,47 m de largura e obtém a potência de 64 cv do motor turbo de três cilindros e 660 cm³, em parte compensada pelo bom torque de 9,4 m.kgf (próximo ao de alguns carros brasileiros de 1.000 cm³).
A carroceria foi desenvolvida de forma a permitir fácil substituição de seus painéis, com exceção das portas e do teto, o que permite ao comprador montar o carro com diferentes cores. Ao lado da simpática aparência, o Copen traz novidades como estrutura três vezes mais rígida que a do anterior, teto rígido com acionamento elétrico (que adiciona apenas 40 kg ao peso do carro) e interior com itens como partida por botão, bancos aquecidos e central multimídia no painel. O câmbio manual tem como alternativa um automático de variação contínua (CVT) que simula sete marchas.
Atualização: o motor tem turbo, ao contrário do que informamos antes. Desculpe-nos o leitor pela falha.