Quase sete anos depois de sua estreia na Europa, o Fiat 500 Abarth enfim está pronto para chegar ao Brasil este ano. A versão apimentada do “Cinquecento”, a ser trazida do México assim como as demais, usa um motor turbo de 1,4 litro originário daquele do Punto TJet, mas dotado de sistema de admissão Multiair, que varia o levantamento das válvulas de admissão para controlar a entrada de ar e combustível, e dois resfriadores de ar. A potência de 167 cv e o torque de 23,5 m.kgf, assim, superam os do modelo brasileiro e permitem acelerar de 0 a 100 em 6,9 segundos.
A versão tem câmbio manual, controle de estabilidade com programa esportivo e desativação, suspensão recalibrada e freios mais potentes. As rodas são de 16 pol, com pneus 195/45, e a divisão de torque entre as dianteiras em curvas é gerenciada pelo Torque Transfer Control (TTC). Os itens de série incluem sete bolsas infláveis, ar-condicionado automático, sistema Blue & Me e áudio Alpine. Teto solar elétrico Sky Wind e sistema de áudio superior são opcionais. Para-lamas alargados, para-choques esportivos, anexos aerodinâmicos e detalhes em vermelho como faixas laterais, retrovisores e pinças de freio garantem o ar diferenciado do Abarth, que retoma no Brasil o carismático nome do preparador de Fiats dos anos 50 e 60, hoje uma espécie de divisão esportiva da Fiat italiana (antes dele houve o Stilo Abarth).
Texto e fotos: Fabrício Samahá