Audi R8
Chega ao Brasil a segunda geração do R8, sucessora de um esportivo longevo, produzido por mais de oito anos. O desenho ousado foi mantido em grande parte, mas algumas formas curvas deram lugar a ângulos e arestas.
- Use as setas acima das fotos para navegar
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Audi R8
Os faróis de leds são de série com opção pelos de laser, que duplicam o alcance do facho para 600 metros. As “lâminas” laterais em cor contrastante permanecem, só que separadas em duas seções. Na traseira, o aerofólio aparece apenas em alta velocidade no R8 básico, mas vem fixo de fibra de carbono na versão Plus.
Audi R8
O interior destaca a tela digital de 12,3 polegadas no lugar do quadro de instrumentos. O uso de alumínio e fibra de carbono na construção deixou o novo R8 mais leve em 50 kg que o antecessor. O motor V10 de 5,2 litros pode vir em dois patamares: o básico produz potência de 540 cv e torque de 55,1 m.kgf; o Plus chega a 610 cv e 57,1 m.kgf.
Audi R8
Ambas as versões usam caixa automatizada S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas e tração integral Quattro. O V10 básico acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e alcança velocidade máxima de 320 km/h. O mais potente Plus altera esses valores para 3,2 s e 330 km/h.
Audi S5
Apresentado em junho na Europa, já está no Salão o S5 cupê de segunda geração. O estilo ficou mais imponente e os faróis podem incluir a tecnologia Matrix Led. Houve redução de peso em até 60 kg. O quadro de instrumentos agora é uma tela digital configurável.
Audi S5
O S5 passa a usar turbo no V6 de 3,0 litros, em vez de compressor, como já visto no S4. Com 354 cv (aumento de 21 cv), acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e usa caixa automática de oito marchas com tração integral, Opções são controle eletrônico de amortecimento e direção com relação variável.
Audi RS7 Performance
O Audi A7 e a perua A6 Avant ganham uma versão ainda mais potente: o RS7 Sportback e a RS6 Avant Performance, nos quais o motor V8 de 4,0 litros com dois turbos foi configurado para potência de 605 cv e torque de 76,5 m.kgf (durante a sobrepressão temporária).
Audi RS7 Performance
Esse RS7 vem com suspensão RS Plus recalibrada com controle eletrônico de amortecedores, rodas de 21 pol e discos de freio de carbono-cerâmica. O carro vem ainda com projeção de informações no para-brisa, sistema de visão noturna com câmera térmica e áudio Bang & Olufsen.
Audi RS6 Avant Performance
Com tração integral, que opera com 60% do torque nas rodas traseiras em condições normais, e caixa automática de oito marchas, tanto o hatchback quanto a perua aceleram de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e alcançam velocidade máxima de 250 km/h.
Audi S8 Plus
Com o mesmo motor de 605 cv das versões Performance e tração integral, o S8 Plus cumpre o 0-100 km/h em 3,8 segundos. A máxima de 250 km/h pode passar a 305 km/h com a opção de pacote esportivo.
Audi S8 Plus
O Plus custa R$ 890 mil, preço que inclui requintes como massagem e aquecimento nos bancos dianteiros e traseiros e cortinas elétricas. Sistema de áudio Bang & Olufsen, escapamento esportivo e freios a disco de carbono-cerâmica são opcionais.
Audi E-Tron Quattro
Revelado há um ano no Salão de Frankfurt, o conceito E-Tron Quattro antevê um utilitário esporte elétrico com lançamento previsto para 2018. O estudo apresenta três motores elétricos, arranjo no qual um aciona o eixo dianteiro e os outros dois comandam o eixo traseiro, conferindo uma tração integral. Ao todo são 320 kW (429 cv) com torque de 81,6 m.kgf.
Audi E-Tron Quattro
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,6 segundos com máxima limitada a 210 km/h. A bateria integrada ao piso oferece uma autonomia de mais de 500 km, podendo ser recarregada via conexão a fonte externa ou através de indução com a tecnologia de carregamento sem fio. O teto traz células para captação de energia solar.