Toyota Corolla Cross estreia com híbrido e preços a partir de R$ 140 mil


A Toyota apresenta no Brasil o Corolla Cross, um utilitário esporte de tamanho médio que vem concorrer com Jeep Compass e Volkswagen Taos, entre outros. Derivado da plataforma do sedã Corolla, o SUV fabricado em Sorocaba, SP, começa a ser vendido em 25 de março em quatro versões de acabamento e com duas opções de motores por preços sugeridos de R$ 140 mil a R$ 180 mil (veja abaixo o conteúdo e o preço de cada versão). Uma edição especial será oferecida na fase de lançamento.


Lançado na Tailândia em julho do ano passado, o Corolla Cross usa motor flexível em combustível de 2,0 litros nas versões XR e XRE, enquanto o sistema híbrido (motor flexível de 1,8 litro combinado a dois elétricos) equipa as versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. Na fase de lançamento há a edição Special Edition, baseada na versão de topo e limitada a 1.200 unidades.


À parte a “cara de mau” conferida pela grade dianteira, seu estilo é simples e robusto, com formas abauladas nos para-lamas e nas portas traseiras. Os faróis usam leds, salvo na versão mais simples (XR), e trazem luzes diurnas em toda a linha. As rodas são de 17 polegadas com pneus 215/60 no XR e de 18 pol com 225/50 nos demais. Em termos de dimensões o novo Toyota está bem situado entre os concorrentes, com 4,46 metros de comprimento e 2,64 m de distância entre eixos. A capacidade de bagagem é de 440 litros.


O interior do Corolla Cross segue o estilo do sedã, incluindo o quadro de instrumentos (com seção digital colorida apenas na versão XRX) e a central de áudio, com tela de oito polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. O revestimento de bancos usa tecido preto no XR, partes revestidas de couro e material sintético preto no XRE e no XRV e, na opção de topo XRX, os mesmos materiais em tom bege. Apenas o volante do XRE inclui comandos para trocas manuais de marcha. Incomum no Brasil é o freio de estacionamento acionado por pedal, um meio de liberar espaço no console central.


O Corolla Cross baseia-se na plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, Nova Arquitetura Global Toyota) em sua versão GA-C, ou compacta, a mesma do sedã Corolla e do Prius. Contudo, a suspensão traseira recorre ao simples eixo de torção em vez do sistema independente multibraço do Corolla.


Os motores e transmissões repetem os do sedã. As versões de 2,0 litros usam o Dynamic Force com sistema de injeção direta e indireta de combustível, que produz 177 cv e torque de 21,4 m.kgf com álcool, e transmissão automática de variação contínua (CVT) com simulação de 10 marchas. Nas híbridas o 1,8-litro flexível de 101 cv e 14,5 m.kgf (álcool) combina-se a dois motores elétricos, todos montados na frente e por isso com tração apenas dianteira. Apesar dos 72 cv de cada motor elétrico, a potência combinada é modesta: cerca de 130 cv estimados, pois a Toyota não fornece o valor. A bateria de níquel-hidreto metálico fica embaixo do banco traseiro.


Um destaque do Corolla Cross está nos equipamentos de segurança ativa e passiva. Toda a linha vem de série com sete bolsas infláveis (duas frontais, duas laterais dianteiras, duas de cortina e uma de joelhos para o motorista) e controle eletrônico de estabilidade. As versões híbridas trazem ainda alertas de veículo em ponto cego e de tráfego traseiro (para sair de vaga de estacionamento com segurança), controlador de distância à frente, monitor frontal com frenagem autônoma de emergência e assistente para manutenção na faixa da via.

A garantia do novo SUV é de cinco anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica, cinco anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro). No caso do híbrido há cobertura de oito anos para a bateria do sistema, inversor/conversor, módulo de controle da bateria e módulo de controle de energia.

Versões, preços e equipamentos de série

Corolla Cross XR (R$ 140 mil) – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático com duto traseiro, banco traseiro bipartido 60:40, bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras, de joelhos do motorista e de cortina), câmera traseira de manobras, central de áudio Toyota Play com tela sensível ao toque de 8 polegadas e integração a Android Auto e Apple Car Play, computador de bordo, controle elétrico de vidros com função um-toque, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com ajuste elétrico de altura do facho, faróis de neblina de leds, luzes diurnas com leds, modo de seleção de condução Sport, para-sóis com espelhos iluminados, retrovisores externos com rebatimento automático, sensores de estacionamento na traseira, tomadas USB (uma na frente e duas na traseira), volante de couro com ajustes em altura e distância.


Corolla Cross XRE (R$ 150 mil) – Como o XR, mais chave presencial para acesso e partida, comandos no volante para mudanças de marcha, controlador de velocidade, lanternas traseiras com leds, limpador de para-brisa automático, retrovisor interno fotocrômico, revestimento de bancos com couro e material sintético.

Corolla Cross XRV Hybrid (R$ 173 mil) – Como o XRE, mais alerta de tráfego cruzado na traseira, alerta de veículo em pontos cegos, assistente de permanência em faixa, comutação automática do facho dos faróis, controlador de distância à frente, monitor frontal com alerta de colisão e frenagem autônoma. Alteração no modo de seleção de condução (Power em vez de Sport) e volante sem comandos de marcha.


Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 180 mil) – Como o XRV Hybrid, mais ar-condicionado automático de duas zonas, banco do motorista com regulagem elétrica, quadro de instrumentos diferenciado, revestimento interno em bege, teto solar com controle elétrico.

Corolla Cross XRX Hybrid Special Edition (R$ 183.980) – Como o XRX Hybrid, mais bandeja do porta-malas, carregador por indução para celular, estribo lateral, soleira nas portas.

Ficha técnica

  Corolla Cross 2,0 Corolla Cross 1,8 Hybrid
Motor
Posição transversal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 80,5 x 97,6 mm 80,5 x 88,3 mm
Cilindrada 1.985 cm³ 1.798 cm³
Taxa de compressão 13,0:1 13,0:1
Alimentação injeções direta e multiponto sequencial injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 169/177 cv a 6.600 rpm 98/101 cv a 5.200 rpm (elétricos: 72 cv)
Torque máximo (gas./álc.) 21,4 m.kgf a 4.400 rpm 14,5 m.kgf a 3.600 rpm (elétricos: 16,6 m.kgf)
Transmissão
Tipo de caixa e marchas aut. de variação contínua, simulação de 10 marchas aut. de variação contínua
Tração dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a disco a disco
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 18 pol (XRE) 18 pol
Pneus 225/50 R 18 (XRE) 225/50 R 18
Dimensões
Comprimento 4,46 m 4,46 m
Largura 1,825 m 1,825 m
Altura 1,62 m 1,62 m
Entre-eixos 2,64 m 2,64 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 47 l 36 l
Compartimento de bagagem 440 l 440 l
Peso em ordem de marcha 1.420 kg 1.450 kg (XRX)
Desempenho e consumo
Velocidade máxima ND ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND ND
Consumo em cidade ND 17,0/11,8 km/l
Consumo em rodovia ND 13,9/9,6 km/l
Dados do fabricante; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro

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