Fiat Idea

 

 

[Nome] Vinicius Amaral Gurgel
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG

[Versão] Adventure
[Motor] 1,8 16v
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir]
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo]
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] O espaço interno é muito bom, tenho 1,80m, e quem vai no banco de trás vai folgado. O teto alto e o banco mais elevado dá uma sensação de carro maior (pareando com vários SUVS o carro até parece ser do mesmo tamanho). Os bancos são confortáveis, o porta malas comporta legal as malas de um casal com bebê. a altura do carro do solo te livra de muita buraqueira e pedras em estrada de terra, e no asfalto remendado é sossegado.

[Principais aspectos negativos] Já peguei o carro com 75.000km, então não posso reclamar muito, mas depois de rodar 10.000km com ele o carro está cheio de “grilos”. Não dá nem para identificar de onde. O estepe é impossível de abrir com uma mão só carregando sacolas. e por causa dele, se não instalar pelo menos um sensor de ré você vai bater toda hora nas manobras. O carro apesar de alto possui muitos pontos cegos. A porta traseira, tem uma abertura reduzida, dificultando para pessoas maiores descerem do carro.

[Defeitos apresentados] Só precisei trocar um amortecedor traseiro.

[Comentários adicionais] Acho esta versão Adventure muito bonita, e não compraria das outras versões do Idea.

[Best Cars] Antes de comprar o carro e até por curiosidade mesmo, eu sempre entro no BESTCARS.

[Data de publicação] 14/12/18

 

 

[Nome] Ronaldo Rosa de Oliveira
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] ELX
[Motor] 1.4 8v
[Ano-modelo] 2007
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Excelente Carro. Não tive trabalho, nunca me deixou na mão e o destaque é a relação custo-benefício. Entrega muito para o seu dono sem custar muito caro, sem dúvida é uma das melhores compras do mercado. Espaço interno sem igual, é um veículo muito inteligente nesse quesito. Tenho esposa e dois filhos e espaço não é o problema nesse Fiat. Cabe todos e a bagagem sem nenhum tipo de aperto. Pretendo vender o meu modelo 2007 para adquirir um mais recente com motor E-Torq. Recomendo sem pensar duas vezes.

[Principais aspectos negativos] O acabamento e o consumo poderiam sem melhores, mas nada que desabone o Idea.

[Defeitos apresentados] O limpador traseiro apenas. No mais, se a manutenção for feita direitinho, não dá problema, é um tratorzinho.

[Comentários adicionais] Carro excelente. É imbatível em sua faixa de preço no mercado de usados. Pode comprar sem medo.

[Best Cars] Best Cars é minha fonte de consulta e leitura obrigatória. Essa seção é simplesmente fantástica.

[Data de publicação] 24/2/17

 

 

[Nome] Tiago
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] Essence Dualogic
[Motor] 1.6 16V
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O motor rende muito bem em estradas, em altas rotações. No dia-a-dia é normal, sem chegar a incomodar. O teto é alto, parece ter um bom espaço interno, apesar de ser estreito. Tem muitos porta-trecos, é bem equipado. Gosto do câmbio automatizado (já dirigi bastante outros modelos com automático de verdade), cumpre muito bem o que se propõe, nestes engarrafamentos diários.

[Principais aspectos negativos] Acabamento poderia ser melhor, há uma tampa do porta-luvas que é torta e isso fazia disparar o alarme. Falta ESP, mas este item de segurança era raro quando comprei o veículo (na época, até ABS e bolsas infláveis não eram obrigatórios).

[Defeitos apresentados] Mau contato para acender os faróis.

[Concessionárias] Percebi que fizeram uma reprogramação do câmbio Dualogic na última revisão realizada na concessionária, o que tornou seu funcionamento mais suave. Para reparar o que parecia um mau contato para acender os faróis, disseram que seria necessária a troca de uma central e ficaria caro. Levei em oficina comum, não era nada disso, ficou em R$60,00.

[Comentários adicionais] Bom carro para a família, na época o custo beneficio valeu à pena.

[Best Cars] O nível deste site é incomparavelmente melhor que os demais.

[Data de publicação] 6/5/16

 

[Nome] Angelo Cortina
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR

[Versão] Adventure – Locker
[Motor] 1.8 16V
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Espaço interno, posição de dirigir, espaço do porta malas, sistema de faróis, rendimento do motor em estrada, comportamento em estrada de terra, comportamento em lama, funcionamento do Locker, pneus, conforto de bancos dianteiros e traseiro.

[Principais aspectos negativos] estepe não destrava com uma mão só, incomoda pra abrir e fechar com coisas na mão (o sistema do crossfox é mais interessante). Consumo podia ser melhor, mas pro tanto que rende não chega a ser exagerado. Acabamento interno com algumas falhas, como tampa do porta luvas desalinhada, saídas de ar soltando fácil e com pouca amplitude de atuação e outros detalhes.

[Defeitos apresentados] problema na pinça de freio do lado esquerdo, resolvido ainda na garantia no primeiro mês pela concessionária. Saídas de ar soltaram parte dos comandos (fora de garantia), sistema de acionamento dos vidros entra em um tipo de pane, fica piscando as luzes dos botões e sem acionamento contínuo, precisa apertar várias vezes o botão pra subir ou descer o vidro, mas só aconteceu poucas vezes em situação de muita chuva.

[Concessionárias] só foi feita a primeira revisão e a troca da pinça de freio na Barigui Veículos – Curitiba. As demais em oficina de confiança. Em tudo que precisamos foram muito prestativos e os preços foram dentro do esperado.

[Comentários adicionais] Pesquisamos durante meses e o Idea foi o que se encaixou melhor nas nossas vontades. No geral é um ótimo carro, atendeu todas as nossas expectativas e ainda nos surpreendeu em diversos pontos. Recomendo pra pessoas com perfil parecido com o nosso, que viajam bastante e não deixam de fazer um desvio por estrada de chão pra conhecer algum lugar novo no mapa. Carregamos equipamentos de fotografia, pescaria esportiva e escalada, além das bagagens e tem espaço pra tudo, sem forçar e o espaço pra passageiros do banco de trás é ótimo. Além do rack de teto, que com as barras originais ainda dá pra levar um caiaque numa boa! Já rodamos mais de 40mil km entre o dia a dia da cidade e viagens pelo estados e países da fronteira sul de mais de 5mil km com trechos de até 1300km por dia, com conforto e confiança.

[Best Cars] foi fundamental na pesquisa e escolha do carro. Sempre que quero saber algo sobre um veículo o site todo é primeiro ponto de busca!

[Data de publicação] 12/2/16

 

[Nome] Ricardo
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] Adventure
[Motor] 1,8 16V
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 3
[Desempenho] 4
[Consumo] 2
[Câmbio] 2
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] De dimensões compactas, embora o estepe externo prejudique as manobras, tem um ótimo aproveitamento do espaço interno. O motor tem respostas à altura de cada necessidade e responde quando requisitado, com algum prejuízo no consumo nestas ocasiões. Ou seja, tem um bom desempenho. A altura é favorável ao dirigir nas cidades pois permite visualizar à distância a situação do trânsito. O acabamento é razoável, mesmo tendo vários mimos eletrônicos, porta-trecos, e vários acessórios que vêm nesta versão. Para um carro com esta altura em relação ao solo, a estabilidade é muito boa.

[Principais aspectos negativos] Há peças que se soltam, caem sozinhas, tais como tampas em várias partes. As peças podem ser recolocadas pelo próprio usuário. Isto denuncia uma má montagem na linha de produção. O consumo, quanto dirigido no modo de melhor desempenho, aumenta muito. Mas o desempenho do carro é muito importante em estradas, por exemplo. É um custo válido. Para melhorar o consumo, basta dirigir com calma. Conjunto motriz barulhento, principalmente após 3 recalls individuais que recebi. Parece que cada vez que levava à concessionária o carro voltava mais barulhento no conjunto “motor/câmbio dualogic”.

[Defeitos apresentados] Peças de acabamento mal fixadas que caem espontaneamente. Alavanca da seta pisca-pisca que às vezes enrosca internamente no mecanismo.

[Concessionárias] Fico na dúvida se as revisões são realmente executadas quando levo à concessionária, pois os defeitos que relato são anotados nas ordens de serviço mas eles devolvem sem olhar, alegando que não viram os defeitos. Oras, peças soltas são fáceis de perceber. Alavanca da seta que enrosca com frequencia também. Uma vez levei para fazerem rodízio dos carros. A concessionária fez alinhamento e balanceamento mas esqueceu de fazer o rodízio.

[Comentários adicionais] O carro é muito bom para quem precisa de um carro compacto externamente, com bom aproveitamento do espaço interno e com bom desempenho quando requerido. É também robusto ao andar em caminhos mal conservados, com buracos e ressaltos no asfalto.

[Best Cars] Sempre que penso em trocar de carro, consulto os posts do BestCars nesta seção.

[Data de publicação] 28/8/15

 

[Nome] Alessandro Lopes de Lima
[Cidade] Goiânia
[Estado] GO

[Versão] Adventures Dualogic Locker 16 V
[Motor] 1.8
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] Selecione
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] Selecione
[Desempenho] 3
[Consumo] 2
[Câmbio] 1
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 2

[Principais aspectos positivos] Espaço interno. Estilo

[Principais aspectos negativos] Barulho interno (motor). Câmbio estragado

[Defeitos apresentados] Câmbio dualogic não engatava ré. Fiz um orçamento na concessionária Pinauto (n. 0184318) e o valor ficou em R$ 10.867,94 só para reparar o câmbio

[Concessionárias] A culpa do preço absurdo da manutenção penso não ser da concessionária.

[Best Cars] Serviço importante para esclarecer o consumidor as qualidades e principalmente os defeitos dos veículos. Acho que o único que fala a verdade sobre estes produtos é quem tem por que as propagandas de veículos são lindas mas não informam nada.

[Data de publicação] 31/7/15

[Nome] Milton
[Cidade] Capanema
[Estado] PA

[Versão] essence
[Motor] 1.6 16v
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] [freo]
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Carro muito bom, consumo: cidade 6.5 à 7.4, estrada consumo 11.7 à 12.3, bom porta malas, acabamento bonito, confortável e muito bom de estrada, não tive nenhum problema com o carro até o momento. Olha é um carro honesto um pouco caro pelo o que oferece, mais vale apena, estou muito satisfeito, acho q eu tive sorte por que paguei um bom preço por ser o ultimo da linha 13/14, então tive um bom desconto de 7 mil reias o que tornou possível esta compra.

[Principais aspectos negativos] O ponto negativo é que raspa um pouco a frente em lombadas não padronizadas e valetas onde abaixa um pouco à frente. Infelizmente aqui onde morro tem muito disto e o consumo um pouco elevado, mais pelo peso do carro acho que não tem como ser diferente.

[Defeitos apresentados] Não tive problemas

[Concessionárias] Apenas satisfatória

[Data de publicação] 17/7/15

[Nome] oduvaldo silva
[Cidade] uberlandia
[Estado] MG

[Versão] attractive 1.4
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 2
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] espaço interno, posição de dirigir

[Principais aspectos negativos] consumo rodoviário não passa de 13km/l e acabamento

[Defeitos apresentados] tampa interna do porta malas faz barulho.

[Concessionárias] a espaço fiat é muito boa em todos os aspectos.

[Comentários adicionais] carro bom de dirigir e estacionar. custo benefício muito bom.

[Best Cars Web Site] melhor site de informações sobre veículos.

[Data de publicação] 10/10/14

[Nome] Fernando Fragueiro Almofrey
[Cidade] Uberlândia
[Estado] MG

[Versão] Attractive 1.4
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 2
[Desempenho] 3
[Consumo] 2
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Praticamente já disseram tudo sobre o carro. Espaço interno todo mundo que entra no carro se espanta, ele é pequeno por fora, ótimo de estacionar e cabe em vagas apertadas e muito espaçoso por dentro. O teto é alto, os bancos idem, dando uma sensação de grande espaço interior.

[Principais aspectos negativos] Acabamento interno, é horrível. Com 10.000km, sempre andando em asfalto, pegando poucos buracos na pista e dirigindo sempre devagar e sem aventuras, o carro faz barulho demais. O material de acabamento do porta-luvas e posta objetos é péssimo. Outro aspecto é o consumo. No meu caso rodo muito com gasolina, numa média de 27 km/h, e sem trânsito, moro em Uberlândia e meus deslocamentos, praticamente nos finais de semana, não pego engarrafamento e o carro não faz mais de 9.8km/litro.
No alcool é um horror, chega a 7.8km/l.
O motor é fraco pra viagens (1.4), devo trocar de carro em breve, se não mudar pra um da GM, vou pegar outro Idea, mas dessa vez 1.6. Na cidade não compromete, sobe bem ladeiras e dá pra atender bem uma família em uso urbano.

[Defeitos apresentados] Defeito mesmo só uma vez que o alarme começou a disparar sem motivos. Pesquisei na internet e alguém relatou o mesmo problema devido à luz do porta luvas ficar acesa. O porta luvas do Idea é muito ruim, ele veio de fábrica meio torno, mas nunca liguei. Daí ele empenou levemente e fazia a luz interna permanecer acessa, e sei lá porque, isso disparava o alarme Positron, original de fábrica.
Forcei a tampa no sentido contrário e voltou ao “normal”. A luz apagou e o alarme nunca mais deu problema. Estou com ele a dois anos, agora está virando para 30.000km, e vou fazer a última revisão em autorizadas, pois só sabem cobrar caro e não fazem nada de excepcional.

[Concessionárias] Olha… a rede concessionária aqui da cidade, a Curinga é uma droga. Só levei lá uma vez, na revisão dos 15.000km e passei raiva.
Então algumas fui muito bem atendido, em outros estados, mas sinceramente só usei até agora pela garantia, que já foi. Vou fazer mais essa revisão e as próximas, se eu fizer, vou fazer por fora.

[Comentários adicionais] O carro é ótimo, custo benefício não tem igual. Espaço interno e para malas muito bom, o motor é razoável, a dirigibilidade é muito boa, suspensão, amortecedores, freios, tudo muito bom, o carro apesar de alto, tem uma grande estabilidade nas estradas em alta velocidade.
O seguro dele é barato, cotei um seguro pra mim, do SPIN, nas mesmas condições, fica mais caro que o Idea.

[Best Cars Web Site] O Best Cars é ótimo, adorei essa seção.
Parabéns!!!

[Data de publicação] 5/9/13

[Nome] Luiz Fernando Figueiredo
[Cidade] Sao Paulo
[Estado] SP

[Versão] Essence 1.6 Dualogic
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Estou bastante satisfeito com minha Idea Essence 1.6 Dualogic, principalmente no quesito custo/benefício. Queria um carro barato, com cambio automático/automatizado que pudesse levar 4 pessoas com algum conforto e espaço para bagagem. Não encontrei nenhum concorrente que oferecesse os benefícios da Idea na mesma faixa de preço (levando em consideração inclusive o valor do seguro que é bastante baixo).
As dimensões do carro são muito boas, pequeno por fora, fácil de estacionar em vagas apertadas em garagens de prédios, mas com um espaço interno confortável para 4 adultos.O porta malas também não deixa a desejar.
A posição de sentar com bancos mais altos é bastante agradável para o motoristas e passageiros e a grande área envidraçada permite que se aprecie a paisagem mesmo no banco de trás.
A suspensão firme dá a sensação de que o carro possui uma boa estabilidade. A aparência de carro alto “ruim de curva” engana.
O cambio Dualogic não dá tranco (como outros automatizados) e traz grande conforto nos congestionamentos de São Paulo, mas quando o transito está livre não há como compará-lo com um automático de verdade (mais detalhes na parte de aspectos negativos).
Acho o carro bastante silencioso, mesmo em rodovias a 120Km/h o barulho do motor não incomoda.

[Principais aspectos negativos] Uma das coisas que mais me incomoda no Idea é o sistema de ventilação e ar-condicionado.
Com o AC desligado, o sistema de ventilação joga ar quente dentro do veículo. Principalmente nas saídas do lado direito. Ao que parece a tubulação do sistema passa muito perto de alguma parte quente do motor neste lado do veículo.
Com o AC ligado, as saídas centrais estão muito mal posicionadas. Elas até conseguem resfriar bem o carro, mas o motorista tem que escolher entre ficar com a mão ou o braço congelados. Não há como direcionar a saída de ar central de forma que o ar frio seja jogado para cima, resfriando o ambiente. Mesmo com as grades direcionadas totalmente para a direita, o motorista ainda recebe muito ar frio na mão, o que é bastante desconfortável. Acho que vou colocar fita adesiva na saída central do lado esquerdo, deixando aberta somente a central direita.
A outra coisa que me incomoda é a lentidão do cambio Dualogic em trocar as marchas quando o modo Sport não está ligado. Vc percebe claramente que o carro desengata a marcha, fica quase 1 segundo fazendo nada para então engatar a próxima marcha.
O único jeito que encontrei para mitigar este problema foi deixar sempre o modo Sport ligado, assim o tempo em que o cambio “não faz nada” entre uma marcha e outra cai para um patamar equivalente a uma troca manual (de motorista urbano, não piloto de competição).
No meu entender, o modo Sport deveria alterar apenas a relação de RPMs para troca de marchas, mas no Idea não é assim, mesmo no modo manual os tempos de troca de marcha são diferentes entre os modos Sport e não. Quando vc está numa faixa de acesso, entrando em uma avenida de velocidade alta, essa “lerdeada” que o cambio dá na passagem da 2a para 3a é revoltante. O jeito é deixar no Sport, mas o problema é que nesse modo qualquer pisadinha no acelerador que o faça passar da metade do curso já faz o carro reduzir a marcha.
Os outros pontos negativos são de menor importância: Qualidade do acabamento, falta de regulagem de distancia no volante, falta de comando do rádio no volante… Mas entendo que são justificáveis pelo baixo preço deste veículo (comparado aos concorrentes).

[Defeitos apresentados] não.

[Comentários adicionais] A pesar dos pontos negativos citados, a Idea é um carro que eu recomendaria sem sombra de dúvida. Principalmente às pessoas interessadas em comprar um carro espaçoso, automatizado e barato.
Todos os carros que pesquisei que possuem o mesmo espaço interno e que tem cambio automático/automatizado custam pelo menos R$5.000 a mais que a Idea.

[Best Cars Web Site] O site que faz as mais completas e detalhadas avaliações e comparações entre automóveis. Nenhum outro site consegue ser tão claro e objetivo.

[Data de publicação] 24/8/12

[Nome] William Bianchi
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] ESSENCE 1,6
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Robustez, Ergonomia, Harmonia do desenho, Motor valente. Já havia comentado sobre o carro há cerca de 3 meses atrás. Nesse comentário estou extremamente satisfeito com o carro.

[Principais aspectos negativos] Ainda é um pouco lento nas retomadas de velocidade em trânstio pesado abaixo de 1.500 rpm. Mas agora, depois do remapeamento eletrônico na revisão dos 10.000 km, o motor não “soluça” mais. Ele reage muito melhor. Agora posso afirmar que esse motor é completo. Acima de 2.000 rpm é impecável. Está fazendo 10 km/L com gasolina com trânsito regular a pesado. Com trânsio ruim faz 9 km/L.

[Defeitos apresentados] Não posso classificar como defeito mas sim característica desse motor 1.6 16V. Dava soluços nas retomadas de velocidade (movimento) em trânsito anda e para. O problema foi resolvido com regulagem eletrônica do motor.

[Concessionárias] Boa – Eurobarra RJ

[Best Cars Web Site] A melhor em comentários técnicos de carros.

[Data de publicação] 2/6/12

 

 

[Nome] André Felipe Machado
[Cidade] Canoas
[Estado] RS
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] Essense 1.6 16V Etorq
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] ÓTIMO Espaço interno, inclusive banco traseiro (filhos crescem). Posição de dirigir muito boa. MUITO conforto para estatura alta e “abdômem aumentado”. Ergonomia. Conceito do painel em arco até os descanso de braços nas portas é show ergonômico e visual. MUITO agradável de dirigir. Surpreendentemente estável para a proposta de minivan. Precisa acostumar-se com a rolagem da carroçaria em curvas (parece ônibus!), mas não desgarra fácil não. Convém não exagerar. Motor 1.6 de bom torque é a escolha certa. Bom número de porta trecos. Os que ficam no TETO são ótimos. Depois que acostuma a usar, não imagina pq os outros carros não os têm. O espelho para visualizar passageiros no banco traseiro e lâmpadas independentes interna ajudam. Porta malas surpreende, pois é vertical. Podia ter como prender uma rede vertical na abertura da porta, para evitar quedas de pacotes. Já tem umas argolas na parte de baixo da porta. Bastante silencioso com janelas fechadas (Quase tanto qto o Corolla, que funciona em menores rotações). Porta malas sem fechadura externa “dificulta” roubo do estepe. Você PRECISA adquirir o sensor de ré original confiável ligado ao computador de bordo. A traseira de vidro alto deixa invisíveis crianças e carros baixos comuns. O sensor de ré já preveniu vários acidentes. O som original varia o volume em acordo com velocidade do carro.

[Principais aspectos negativos] Design interno pouco luxuoso para um carro desse valor, mesmo com 10 mil em pacotes opcionais. Podia ter um acabamento emborrachado mais moderno. Nem controle de áudio no volante, isso que a Fiat tem no Punto, novo uno e outros. Barulhos do painel exigem reapertos frequentes. Detalhes de acabamento, como graxa e pequenos arranhões aqui e ali. Som de baixa potência.

[Defeitos apresentados] Reapertos no painel.

[Concessionárias] Utilizei a Sbardecar e foi tudo bem e razoável para carro do valor.

[Comentários adicionais] Já é meu segundo Fiat Idea (o primeiro foi um 1.4 que é muito fraco para o peso). O carro atende muito bem as necessidades de carro familiar, para viagens longas ocasionais e uso urbano intenso. O tamanho externo facilita. Esqueça o motor 1.4. Motor 1.6 apresenta ótima equação peso X potência X consumo. Faço 10,5 circuito misto e engarrafamentos (sem ar/c) e 9,5 com ar/c. Faz 13,8 a 16,9 na estrada (gas.), dependendo da velocidade e bagagens. A versão 1.8 deve gastar mais e o ganho em respostas pode não valer a pena (e é mais baixo e suspensão dura). Excelente conforto para quem tem altura e alguma barriga. O novo design externo ajudou muuuito. Internamente precisa evoluir, talvez emprestando recursos do Punto. Precisa apresentar “mais luxo” para o preço que cobra. Falta um porta garrafas nas portas dianteiras, além dos existentes no console central. Podia ter ar/c digital e bom áudio, como Citroen AirCross e Picasso. O tamanho externo do carro é muito bom no trânsito urbano. Você não acredita no espaço interno. O teto e bancos altos ajudam na sensação. A postura e os novos bancos 2011 são muito confortáveis. A Fiat também corrigiu vários “detalhes inconvenientes” do modelo anterior, como espelhos externos, tranca do porta malas fácil de arrombar, ergonomia dos bancos, alavanca de elevaçao do banco, ventilador que era fraco e agora tem velocidade 4 turbo (para ajudar a compensar a má posição das saídas de ar centrais e o volume interno do carro) e design externo. Mas tirou opção de vidros escuros de fábrica. Pena que a fiat não orientava de que para ter o computador de bordo mais completo precisava adquirir o pacote com rádio com bluetooth. Adquira com o alarme original, que tem local, cabos e conectores preparados e não dispara em falso. A frente baixa exige protetor de cárter.
A tomada de ar da ventilação deve ter uma aerodinâmica que capta ar morno pelo motor, reduzindo o efeito do ar/c após alguns minutos, mas ainda é aceitável. Precisam melhorar isso. Precisam melhorar o painel/console na parte central, ar/c digital, preservando o design em arco. Precisa “mais luxo” ao menos com pacotes de acabamento opcionais (acabamento emborrachado já há no Fox). Porta trecos embaixo dos bancos ajudariam. Poderia ter controle de estabilidade futuramente.
Gosto muito do carro. Se evoluirem internamente, poderei vir a comprar o terceiro Idea qdo oportuno.
andrefelipemachado1963 no gmail

[Best Cars Web Site] Ótima fonte de consulta e pesquisa sobre opiniões e dados técnicos, avaliações dos carros.

[Data de publicação] 10/3/12

[Nome] Luis Carlos Ferreirinha
[Cidade] Rio de janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] Attactive 1.4
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] A posição de dirigir, o espaço interno, consumo e o AB2 e ABS com EBD, presentes em todas as versões a partir do modelo 2012.

[Principais aspectos negativos] Até o momento nenhum.

[Defeitos apresentados] Somente o banco do motorista que desce sem minha interferência.

[Concessionárias] Por enquanto fui muito bem atendido nas duas: a que comprei o veículo e a que instalou o alarme.

[Comentários adicionais] Espaçoso, econômico e confortável. Estou surpreso com o desempenho do carro, pois mesmo carregado, ainda “preso” e abastecido somente com gasolina, saiu-se muito bem na viagem que fiz durante o carnaval. O motor FIRE 1.4 é bem elástico e proporciona segurança, mesmo carregado.
Claro que não tem pegada esportiva e acho até que esta não é a proposta do carro. E olha que o sai de um Sandero 1.6 16V. Sei muito bem do que estou falando. Outra coisa que me chamou a atenção foi o ar condicionado: Gelou o habitáculo, mesmo com o calor de quase 40′ que fez no Rio de Janeiro.

[Best Cars Web Site] Leitura obrigatória pra quem “curte” carro.

[Data de publicação] 10/3/12

[Nome] William Bianchi
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] ESSENCE 1,6
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Robustez e conforto excepcional para os ocupantes da frente; relação correta entre tamanho interno e externo. O comportamento do motor é excepcional acima de 2.700 rpm e consumo fica em 10km/L com trânsto bom.

[Principais aspectos negativos] Com o trânsito lento o motor é lerdo nas retomadas. É necessário reduzir a marcha para evitar “engasgos” no movimento. Quando não se reduz, ele demora para retomar a velocidade se a marcha for mantida. Não é econômico no trânsito anda e para (8,5 km/L com gasolina). Quem viaja pouco e só pega trãnsito anda e para, vá de 1,4 (muito bom)

[Defeitos apresentados] Nenhum

[Concessionárias] Boa (Eurobarra RJ)no atendimento mas não posso opinar sobre intervenções no veículo. Fiz revisão gratuita dos 5.000 km e não resolveram a leitura do meu computador de bordo. Ele informa 10% para menos o consumo – registra 10,5 km/L mas na prática é de 9,5km/L

[Comentários adicionais] Carro confiável e honesto no preço em relação ao mercado. Apesar de ser um carro “pesado” a condução (direção)é muito boa (é um carro ágil). Talvez uma mulher sinta um pouco mais essa sensação no volante visto que no Fit a direção é mais suave e se sente que o carro é mais leve – dirigi um por 1 semana

[Data de publicação] 28/1/12

[Nome] Willams de Santana Oliveira
[Cidade] ARACAJU
[Estado] SE
[E-mail] will.so25@gmail.com

[Versão] Essence 1.6 Dualogic
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 2
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Design agradável e moderno, motor tem boas respostas.

[Principais aspectos negativos] Quando estou trafegando em baixa velocidade e mantendo o cambio dualogic na posição “auto”, faz o carro dar uns trancos quando tiro o pe do acelerador.

[Defeitos apresentados] não.

[Concessionárias] Necessitei ir a concessionária apenas 2 (duas) vezes, e em todas elas fui muito bem atendido.

[Comentários adicionais] Estou completamente satisfeito com o veículo, mas acho que o câmbio deveria ser um pouco mais esperto.

[Best Cars Web Site] A proposta oferecida pela Best Cars é muito boa pois permite que futuros proprietários tenham uma visão um pouco mais específica sobre o automóvel de seu interesse, visão essa que não é possível ter apenas fazendo o test drive.

[Data de publicação] 28/1/12

 

Sair da versão mobile