Toyota RAV4 (todas as gerações)

[Nome] Fernando Muller
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR

[Modelo] Toyota RAV4
[Versão] 2.0 4×4 integral
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2005
[Quilometragem atual] 250.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor]
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio]
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] econômico para categoria, nunca deu mecânica em 12 anos, itens de troca obrigatória podem passar do momento da troca sem oferecer risco

[Principais aspectos negativos] se tivesse 5a marcha seria mais econômico, depreciação do valor de revenda, nao o da fipe, peças muito caras,

[Defeitos apresentados] tive que recondicionar o alternador 1000,00R$ pois o novo a concessionaria me pediu 7.000,00R$

[Concessionárias] peças caríssimas atendimento excelente a quem tem cacife

[Comentários adicionais] recomendo geração II e III

[Best Cars] excelente detalhamento sobre o carro

[Data de publicação] 8/1/21

[Nome] Aecio Moura
[Cidade] Fortaleza
[Estado] CE

[Modelo] Toyota RAV4
[Versão] SX Hybrid
[Motor] 2,5
[Ano-modelo] 2019
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Motores de ótimo desempenho, tanto o a combustão, quanto os elétricos. Tem bom rodar na cidade com os elétricos, e o a combustão não deixa a desejar na estrada. Muito melhor que o sofrido 2.0 da versão anterior. O piloto automático adaptativo é fascinante, principalmente em estradas com bastante movimento; tem operação fácil, e “economiza” bastante o motorista. Dá para usar até em trechos urbanos. Ótima visibilidade pelos vidros, retrovisores laterais ajudam porque não são fixados no canto da janela, mas na porta. Há função de limitar o ar condicionado só pro motorista. Em tese, é útil para economizar energia quando se dirige a maior parte do tempo sozinho. Pneus de perfil razoável, próprios para o Brasil, absorvem bem irregularidades. Carro híbrido com rodar silencioso na cidade, e mantém o ar condicionado mesmo em modo EV.

[Principais aspectos negativos] Posição de dirigir: apesar do ajuste, o apoio lombar pareceu insuficiente (ele vai pouco para frente e deixa o abdômen relaxado demais). Rodas traseiras ficam meio que de fora do para-lama, e acaba melando a parte inferior das portas traseiras, inclusive a borracha de vedação. Talvez comprometa a durabilidade a longo tempo (no meu caso, a borracha estava começando a se soltar das presilhas). Controle dos vidros na porta do motorista ficaram muito retraídos (no meu caso, abaixo da metade do meu antebraço); você tem que voltar muito a mão pra acionar. Não há luz no botão central de trava e destrava portas (o motorista tem que sair tateando). Não há luz nos botões de abertura dos vidros, exceto o do motorista. As luzes internas de cortesia são fracas, iluminam pouco o ambiente. Se cair um objeto no assoalho, provavelmente será necessário ligar a luz do celular. Não há TV digital na central multimídia.
Acabamento: o forro da porta do motorista não parecia estar bem fixado; quando eu fechava o vidro, dava pra perceber que o forro se mexia no final do processo. Isso não acontecia com o forro da porta do passageiro. Não há faixa degradê na parte superior do parabrisa, algo ruim para quem está no Nordeste. Há necessidade de visita à concessionária para configurações simples, tipo, abertura automáticas de portas com câmbio em posição P, ou fechamento automático de vidros e teto solar pela chave. Isso poderia deixar configurável pelo próprio dono, assim como é possível com o ajuste da altura da tampa da mala.
Falta clareza no manual do carro sobre o modo TRAIL. Diz só que é próprio para “terrenos acidentados”. Termo muito vago e relativo. Retrovisores externos não têm rebatimento elétrico, algo imperdoável em carro nessa faixa de preço. Câmera de ré me pareceu de baixa resolução (não sei se é da própria câmera, ou se é limitada pela resolução da tela central do painel). Câmeras universais chinesas têm imagens bem melhores e mais nítidas (tenho uma instalada num Camry). Espaço interno: bom, mas inferior ao Camry; neste, 3 adultos atrás vão mais folgados.

[Defeitos apresentados] Só a borracha de vedação da porta traseira, como mencionado, nada de complicado.

[Concessionárias] Atendimento ótimo, acho justo o preço das peças.

[Comentários adicionais] Estabilidade: carro bem macio e maleável, daí exigir cautela em curvas. Se precisar desviar emergencialmente de buracos em uma curva, creio que o motorista poderá levar um grande susto, principalmente se tiver muita carga. Em cidade, várias vezes passei por buracos (tampas rebaixadas de bueiros) e o controle de estabilidade e tração disparou sinal visual no painel, “avisando” derrapagem (que não ocorreu) do carro. Estilo: a frente lembra as linhas da Ford (Edge e Fusion), e a traseira parece que aproveito as lanternas do Corola.
Consumo urbano médio em Fortaleza: 11km/L. Viagem com velocidade máxima de 105km/h fez 16,3km/L. Viagem com velocidade máxima entre 120 e 130km/h fez 14,6km/L. KM atual: 2200km. Não achei nada espetacular, mas considerando o peso de 1,75T e que o coeficiente aerodinâmico não é um dos melhores, tá satisfatório. Toyota reformulou totalmente o projeto, perdeu o amplo angulo de ataque das versões anteriores, e tornou-se um SUV “amansado” de proposta urbana, capaz de viagens para aquele sítio de acesso não tão complicado – respeitados os angulos de ataque, saída e de rampa, obviamente. Tem tudo para ser queridinho do público feminino, pela facilidade de dirigir, e pelo preço competitivo frente aos concorrentes.

[Best Cars] Ótimo site, parabéns! Sempre consulto quando vou trocar de carro.

[Data de publicação] 7/2/20

[Nome] Rafael Fares
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] 4×4
[Motor] 2.4 16v
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência]
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Conforto absurdo. Posição de dirigir excelente. Pode-se dirigir por horas e mais horas que não ficará cansado. 4×4 funciona perfeitamente em areia e barro. Força do motor é de dar inveja.

[Principais aspectos negativos] Tem problema crônico na Caixa de Direção. Minha rav está co 78 mil kms rodados e até agora nao apresentou esse problema mas conheço vários donos que falam sobre isso. Acho o consumo elevado.

[Defeitos apresentados] 0 (ZERO) defeitos até agora. Apenas peças de desgaste natural. Carro tem 10 anos e 80 mil e suspensão original.

[Concessionárias] Apesar do preço abusivo e vergonhoso, sempre sou bem atendido quando necessito de algum auxílio.

[Comentários adicionais] Apesar de não ser projetado para trilhas pesadas ou offroad intenso, o 4×4 da Rav da show! Subi trilha em SP com o carro junto com Mitsubishis e todos elogiaram o carro. Ficaram surpresos em como o carro passou pelo terrenos cheio de erosões sem problemas e sem precisar ser “puxado” nenhuma vez. Carro excelente, Orgulho!

[Best Cars] Site fundamental para quem procura saber mais sobre futuras compras. Meus últimos 4 carros, pesquisei aqui antes a opinião dos donos e fiz a compra certa. Parabéns a todos!

[Data de publicação] 25/1/19

[Nome] Irelandes Alves Feitosa
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] 4×4 Automático
[Motor] 2.016V
[Ano-modelo] 2004
[Quilometragem atual] 200.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento]
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência]
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem]
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Confiabilidade, câmbio excelente, (você não percebe as trocas de marchas), muito confortável, posição do motorista com visão muito ampla, responde muito bem em ultrapassagens e retomada de velocidade, motor rende muito bem em baixas rotações, não tem ruídos (as vezes você nem percebe que está ligado), o conjunto todo e muito resistente ( o que não é novidades; tenho Toyota a mais de 10 anos). Por ser um SUV ( um carro mais pesado) com freio a disco nas 4 rodas a eficiência é surpreendente.

[Principais aspectos negativos] Não tem indicador de machas, não tem computador de bordo, consumo ( na cidade faço médias entre 7,4 e 8km/l. Na estrada entre 10,4 e 11,55km/l só uso gasolina aditivada)

[Defeitos apresentados] Em 12 meses que comprei e 8.000km rodados, ainda não vivi essa experiencia.

[Comentários adicionais] Muito bom, ele vale cada centavo, não é a toa que custa o mesmo valor de outros concorrentes 5 ou 6 anos mais novos. em 12 meses fiz 9 viagens, na que rodei menos rodei 320km, na que rodei mais foram 1100km. Quando uso em longos trechos nas estradas de terra coloco 24 libras nos pneus. (essa foi uma dica de um vizinho aqui do condomínio que tem o mesmo RAV4 a mais de 9 anos). Aliás, conversei muito com alguns proprietários desse modelo antes de adquiri-lo .

[Best Cars] Sou admirador do Best Cars, é uma fonte de consulta constante pra mim, Acredito que se deve a alta credibilidade dos depoimentos publicados. Nos veículos que pesquiso aqui encontro dados coerentes, confiáveis e compatíveis com a realidade dos respectivos alvos. Me traz segurança para definir minhas aquisições. Muito obrigado pelo trabalho da equipe do site.

[Data de publicação] 10/8/18

[Nome] Luciana A Dias
[Cidade] São José do Rio Preto
[Estado] SP

[Versão] 4×2
[Motor] 2.4
[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva]
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] inquebrável

[Principais aspectos negativos] consumo urbano 6.8 km-l

[Defeitos apresentados] nenhum

[Concessionárias] bom atendimento

[Comentários adicionais] Espaço e visibilidade 10 – Transmite segurança e motor sempre sobrando

[Best Cars] Informação para todos que gostam de carros.

[Data de publicação] 28/7/17

[Nome] José Raimundo Moreira Lima Costa
[Cidade] São Luis
[Estado] MA

[Versão] TOP
[Motor]
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 1
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 1

[Principais aspectos positivos] O carro tem muitos: Altura livre do solo, Espaço interno, direção levíssima, motor, câmbio cvt, itens de série, assistência técnica

[Principais aspectos negativos] O RAV4 era meu carro dos sonhos mas…A suspensão decepciona, chega rápido no fim do curso, dando pancadas secas assustadoras, como se os batentes fossem de aço. Tem momentos que penso que ela quebrou ao passar por buracos que automóveis adaptados ao Brasil ignoram. Sei que outros carros da categoria de marcas concorrentes importados ou não tem isso como característica, mas para um carro vendido como SUV é decepcionante. O nível de rangidos internos de peças de acabamento não condiz com um veículo Toyota. Decepciona. Talvez a causa seja mais uma vez a dureza da suspensão. Os rangidos chegam a irritar o mais calmo dos seres humanos sobre piso irregular. Silêncio mesmo só em asfalto lisinho, perfeito, difícil de encontrar no Brasil. O capô do motor tem também uma oscilação incomoda de carros da década de 70, junto aos limpadores de para-brisas, demonstrando fragilidade e falha no projeto, algo incompatível com um SUV moderno de hoje.

[Defeitos apresentados] Desalinhou quando passei em uma valeta mais funda em velocidade.

[Concessionárias] Já tive muitos veículos Toyota e de outras marcas, então posso dizer que o melhor pós venda que já experimentei foi o da Toyota.

[Comentários adicionais] O sonho virou uma decepção só penso em me desfazer deste carro enquanto esta novo. Este carro não esta adaptado ao nosso piso. Está mais para um Crossover que um SUV. Gastei muito num carro que não vale o que custa. Estaria mais feliz na minha antiga Hillux. Mas é um carro bom somando as qualidades. O preço é alto!

[Best Cars] Esta seção é muito boa para as pessoas pesquisarem, antes de comprar seus carros e conhecerem as qualidades e deficiências de determinados veículos para decidirem a compra e depois não se arrependerem. Um simples teste drive, em trechos determinados pelas concessionárias, não mostra os pontos fracos dos mesmos. Os testes efetuados pela imprensa especializada também não falam dos defeitos, só elogiam as qualidades. Foi assim que me ferrei.

[Data de publicação] 7/4/17

[Nome] Jairo Pedroso
[Cidade] Avare
[Estado] SP

[Versão] RAV4 2.4 4×4
[Ano-modelo] 2007
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 90.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] apesar de estar com o veiculo a apenas um mês, estou gostando.

[Principais aspectos negativos] somente um jogo na caixa de direção

[Defeitos apresentados] Desde que comprei ela tem um jogo na caixa de direção e já li vários comentários de proprietários onde também reclamaram desse defeito.

[Best Cars Web Site] Gostei

[Data de publicação] 13/6/14

[Nome] SHIN EI NOHARA
[Cidade] FRANCO DA ROCHA
[Estado] SP

[Versão] 2.4 4X4
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Motor muito bom, boa estabilidade nas curvas, espaço interno ótimo, visibilidade ótima.

[Principais aspectos negativos] Consumo um tanto elevado. Preço das peças caro.

[Defeitos apresentados] Não até o presente momento nenhum defeiro.

[Concessionárias] Atendimento excelente. Muito atencioso, honesto.

[Comentários adicionais] Gostei tanto que quero trocar pelo modelo novo, porem faz um ano que solicitei o Modelo novo 2.5, porém até agora não consegui compra-lo.

[Best Cars Web Site] Excelente, pois permite o consumidor a obter informações muito importantes.

[Data de publicação] 16/5/14

[Nome] Heverardo rezende carvalho
[Cidade] Uberaba
[Estado] MG

[Versão] 2.4
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] –
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 2
[Câmbio] 4
[Freios] 1
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Espaço interno para passageiros e bagagem e aceleração.

[Principais aspectos negativos] Consumo excessivo de pastilhas

[Defeitos apresentados] Pastilha de freio sendo trocada a cada 12.000 km e custo de R$ 1.400,00 aproximadamente por cada troca. Reclamei, mandaram engenheiro da fábrica que disse ser normal (???). Alegam que é maneira de dirigir. Dirijo há 41 anos, devo ter dirigido próximo de 2 mulhões de km e só neste carro isto aconteceu. Será a maneira de dirigir o problema?

[Concessionárias] Boa

[Comentários adicionais] Alguns barulhos na trazeira, que estamos tentando tirar

[Best Cars Web Site] Muito boa e esclarecedora em alguns pontos.

[Data de publicação] 25/1/13

[Nome] Fabio
[Cidade] Salvador
[Estado] BA

[Versão] 2.4
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Espaço interno, conforto, robustes e versatilidade.

[Principais aspectos negativos] Preço elevado, mas vale a pena o custo benefício.

[Defeitos apresentados] Não

[Concessionárias] Aqui em Salvador a Guebor é excelente, gentileza no atendimento, cobra o valor justo sem inventar, tem pesquisa pós atendimento e aceita sugestões.

[Comentários adicionais] Dirijo há 30 anos e este carro é o melhor que já tive. O carro anterior era o Civic/2008 muito bom, mas este tem desempenho superior, passa pelos buracos e pequenos alagamentos sem sustos e como é um 4×4, já andei em trilhas leves com muita facilidade. Uma tranquilidade na cidade ou fora dela e com conforto de Sedan.Quando trocar vou pegar um mais novo.

[Best Cars Web Site] Excelente ter este espaço, sempre leio antes de trocar de carro e já me salvou de arapucas, carros bonitinhos mas com proprietários insatisfeitos.

[Data de publicação] 30/11/12

[Nome] Eduardo Gonzales
[Cidade] Rondonópolis
[Estado] MT

[Versão] 4×4
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 25.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Conforto, posição de dirigir, acabamento.

[Principais aspectos negativos] Barulho na suspensão traseira ao passar em buracos maiores, barulho seco, metálico que ocorre esporadicamente.

[Defeitos apresentados] Barulho tipo trepidação na porta traseira (resolvido na concessionária).
Barulho na suspensão traseira ao passar em buracos, tipo barulho seco, metálico, acontece esporadicamente (não resolvido até presente momento).

[Concessionárias] Sempre fui muito bem atendido em todas que estive.

[Comentários adicionais] Tenho uma RAV4 2.0 2004 com 80mil Km, que ficou com minha esposa. Este é o segundo que tenho. Nunca tive problemas mecânicos.
Faltou Controle Eletronico de Estabilidade (todos da concorrência, nesta faixa de preço oferecem) e computador de bordo.
O Cambio de 4 marchas é muito bom.
Consumo na cidade 7km/l e rodovia entre 9 e 10 km/l (carro lotado e ar ligado sempre).

[Best Cars Web Site] Nota 10 para a Best Cars.

[Data de publicação] 21/9/12

[Nome] Alexandre Bello
[Cidade] São Bernardo do Campo
[Estado] SP

[Versão] 4×2
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] –
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Conforto e espaço interno impecáveis. Anda muito bem e com consumo comedido. O carro está sempre na mão e transmite muita segurança. Alto e com estabilidade e freios excelentes, posição de dirigir explendida.

[Principais aspectos negativos] Até agora nada. É um toyota. Forte, robusto e confiável. Parece um trator, só que com conforte de sedã.

[Defeitos apresentados] Sem defeitos até o momento.

[Concessionárias] Acho que é por isso que o preço do carro é um pouco salgado. As concessionárias sabem que só vão trocar óleo e nada mais. O carro não dá manutenção.

[Comentários adicionais] Viajem de 3200 km, quatro pessoas e muita bagagem. Muito conforto, meu filho chegou a dizer que foi o unico carro em que conseguiu dormir, pois os bancos trazeiros são reclináveis e o espaço para as pernas é fantástico. Consumo na estrada acima de 11,5 km por litro, andando sempre entre 130 e 140 km por hora. Parece muito, mas não se percebe que estamos acima dos limites, cheguei a andar acima de 160 km por hora sem perceber, e o carro totalmente grudado no chão.

[Best Cars Web Site] Excelente espaço para postar nossos comentários, utilidade para quem procura informações antes de decidir pela compra de um automóvel. Parabéns.!!

[Data de publicação] 27/7/12

[Nome] Luiz Gomes
[Cidade] RIO DE JANEIRO
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 2.4 4×2
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Robustez,imagem Toyota de confiabilidade,câmbio muito bem acertado com o motor, espaço interno excepcional. Ar condicionado dual-zone muito bom.

[Principais aspectos negativos] Para seu preço, faltam computador de bordo (faz falta em viagem), ajuste lombar (também faz falta em viagem), airbags “cortina” para os passageiros de trás e trava automática das portas. Acabamento de painel e portas de plástico duro e não muito agradável ao toque, além de produzir algum ruído. A suspensão traseira, em alguns buracos maiores, produz um barulho seco, parecendo não absorver bem o choque (aliás, este é um comentário que foi feito por um outro proprietário aqui neste espaço e que pude confirmar).

[Defeitos apresentados] Sem defeitos

[Concessionárias] Não precisei utilizar e a primeira revisão (10 mil km ou 1 ano) ainda está por ser feita. A conferir. O atendimento na compra foi muito correto e profissional, sem exageros.

[Comentários adicionais] Fiz recentemente uma viagem de 2.500 km com o carro, com base na qual fiz esta avaliação. No seu segmento, a RAV4 é a única com motor 2.4 e a decisão de comprá-la, apesar do preço muito caro em relação à concorrência, se mostrou acertada. Na estrada não faltam torque e potência ao motor. O câmbio de 4 marchas (teoricamente defasado) se mostrou impecável, em nenhum momento senti falta de mais marchas. A 100km/h está a 2.500rpm, a 120km/h a 3.000rpm e basta apertar o acelerador que a resposta é imediata. A suspensão é macia, porém firme, a RAV4 tem um comportamento muito próximo de um carro. Fiz uma “puxada” direta de 950km e cheguei inteiro (tenho 60 anos…) e chegaria ainda melhor se tivesse ajuste lombar no banco.

[Best Cars Web Site] É minha referência para pesquisa sobre o tema. Sugiro, apenas, colocar a data da publicação das matérias.

[Data de publicação] 2/6/12

[Nome] Eduardo Teixeira
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 2008
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] –

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 2
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 2

[Principais aspectos positivos] Na minha opinião é um carro muito bonito, tem um espaço interno excelente, seguro, estável, motor forte e confortável.

[Principais aspectos negativos] Gasta pastilha de freio em demasia e acelera a troca do disco de freio. Para um carro de mais de 100 mil não vem com banco de couro, one touch, está listado no globo com o 13 carro mais depreciado do mercado. Fui vender meu carro este mês e acredite, a Toyota ofereceu menos que a Mitsubishi pelo meu carro. Ela própria desvaloriza seu veículo. Comprei 0km em dezembro de 2008 por 108.000,00 e vendi por 54.500,00 este mês. Vários revendedores disseram que se fosse diesel iria ser melhor. Para mim não compensa comprar uma RAV. Prefiro pagara a mais e comprar uma pajero full. A mão-de-obra e peças da RAV é absurdamente cara!!!

[Defeitos apresentados] Disco de embreagem com desgaste excessivo, precisando ser trocado muito rapidamente, bateria pifou com 1 ano de uso. Muito barulho na traseira que só passa quando o asfalto da rua é lisinho, o que é raro!

[Concessionárias] Quando fui a Toyota para vender o meu objetivando trocar por uma Hilux desvalorizaram o carro querendo pagar menos que outras. Na hora da compra não te explicam nada e tentam empurrar tudo. (comprrei na GREEN MOTORS BARRA DA TIJUCA-RJ) Na mão-de-obra eles metem a mão e só melhoram o preço depois de você chorar muito.

[Comentários adicionais] Eu desisti da Toyota. Só compraria se fosse a Hilux Diesel ou o Corolla porque tem uma revenda maravilhosa. Mas desta vez eu parti para Mitsubishi!

[Best Cars Web Site] Excelente meio de pesquisa para termos uma idéia do carro que estamos pretendendo.

[Data de publicação] 14/1/12

[Nome] andre bonelli rebouças
[Cidade] salvador
[Estado] BA
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 4X2 2.4
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Volto ao site, pouco mais de um ano após ter dado minhas primeiras impressões sobre o RAV. Ratifico basicamente todos os comentários que fiz anteriormente (vide nesta mesma seção) em relação à dirigibilidade, motor, acabamento, economia, custo benefício, itens de conveniência etc, etc. Mas disse eu à época que voltaria mais tarde para falar como um consumidor que usou o carro por pouco mais de um ano, tendo rodado quase 30.000 km preponderantemente em trânsito urbano e em escala menor nas estradas mal asfaltadas de nosso Estado. Esporadicamente transitei também por estradas de terra, de modo que deu pra ter uma visão mais ampla do comportamento desse SUV da Toyota.

[Principais aspectos negativos] Naquela oportunidade falei dos ruídos produzidos pelo banco traseiro. Continuaram durante todo o período de uso, sem ser solucionado pela concessionária. Não é algo insuportável, mas não deixa de incomodar um pouco os pequenos rangidos e grilos que vão aparecendo quando se trafega em áreas de piso mais crítico (o que é comum em nossas vias…). Me parece que esses ruídos são devidos às inúmeras regulagens, trilhos, alavancas, dobradiças e divisórias que tem o banco. A intenção da fábrica deve ter sido a de proporcionar versatilidade na utilização de espaços, mas faltou um melhor ajuste no projeto.
O outro problema que também detectei àquela época foi a rigidez da suspensão, que, embora patrocinasse excelente estabilidade, trazia certo desconforto. Além do mais, falei também de uma pancada seca vinda da suspensão traseira, que eu achava que era porque chegava ao fim do curso.Mas não é. Na verdade é um barulho que aparece em certas circunstâncias, geralmente quando se passa por um buraco mais anguloso, onde o eixo é forçado para trás. A impressão que tenho é que as buchas de ancoragem dos braços ou tensores estão subdimensionadas, o que produz uma pancada seca, em situações mais extremas.

[Defeitos apresentados] Quebra de peças, equipamentos, etc, não aconteceu. Tudo no carro funcionou, desde o início, sempre do mesmo jeito. Destaco apenas os pontos negativos acima.

[Concessionárias] O atendimento é gentil, mas de eficiência duvidosa. Na Terra Forte, aqui em Salvador, colocaram, nas revisões de dez e vinte mil, 400 ml de óleo no motor acima da quantidade recomendada pelo fabricante. Só descobri porque nos dias seguintes às revisões constatava o excesso na marcação da vareta. Voltei à concessionária nas duas vezes e eles recolocaram óleo no nível certo. Depois descobriram que a bomba de óleo da oficina, utilizada para encher os cárteres, não estava devidamente aferida.

[Comentários adicionais] Confirma a velha fama dos caros da Toyota, de que não dão maiores problemas. É um SUV simples em itens de conveniência, sem muitas firulas, mas passa mesmo a impressão de robustez.

[Best Cars Web Site] Muito boa. Imprescindível!

[Data de publicação] 14/1/12

Sair da versão mobile