EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E OPCIONAIS

  DLX EXECUTIVE
Acion. elétrico dos vidros D / T S/S S/S
Ajuste de altura dos bancos E / D ND S/ND
Ajuste de apoio lombar O S
Ajuste do volante S S
Ajuste elét. retrovisores E / D S/S S/S
Alarme antifurto S S
Ar-condicionado / automático O S
Bancos / volante em couro ND/ND S/S
Bolsa inflável E / D ND ND
Câmbio automático O O
Comando interno do porta-malas ND ND
Computador de bordo ND ND
Conta-giros S S
Controle aut. de velocidade ND O
Controle de tração ND ND
Direção assistida S S
Faróis de neblina S S
Freios antitravamento (ABS) S* S*
Imobilizador de motor ND ND
Limpador/lavador traseiro S S
Luzes de leitura D / T S S
Luz traseira de neblina S S
Manômetro de óleo / voltímetro S/S S/S
Rádio/toca-fitas O S
Rádio/toca-CD O O
Relógio S S
Repetidoras laterais de direção ND ND
Rodas de alumínio S S
Terceira luz de freio S S
Teto solar / comando elétrico ND ND
Travamento central S S
Vidros verdes S S

Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro; * apenas nas rodas traseiras

 


ALTOS & BAIXOS

- Desempenho em todos os regimes
- Suavidade e nível de ruído do motor
- Tração 4x4 prática e eficiente
- Direção leve e de relação baixa
- Acabamento interno
- Bom câmbio automático

- Suspensão traseira dura
- Direção com pouco esterçamento
- Banco traseiro baixo e vertical
- Falta de cobertura do porta-malas
- Profusão de alarmes e sirenes
- Não oferece bolsas infláveis

 


FRENTE À CONCORRÊNCIA

Explorer XLT

O Ford Explorer tem mais espaço interno, rodar mais macio e padrão de equipamentos superior ao do Blazer DLX, mas também custa mais: R$ 52.960 com câmbio manual, na versão única XLT. Controle de velocidade, toca-fitas e duas bolsas infláveis vêm de série. A tração integral tem distribuição automática de torque entre os eixos. O motor V6 é menor que o do Blazer: 4 litros e 162 cv.

Se o mais moderno Grand Cherokee custa muito, a opção da Jeep neste segmento é o veterano Cherokee Sport, por R$ 45.600. Já vem com duas bolsas infláveis, computador de bordo e toca-fitas. Apesar das linhas defasadas, mostra grande vocação para o fora-de-estrada, com suspensão robusta e tração integral permanente. O motor de 6 cilindros em linha e 3,9 litros, o mesmo do pickup Dakota nacional, oferece 177 cv.

Cherokee Sport

Pajero GLS

Um dos primeiros utilitários esportivos a chegar ao Brasil, o Mitsubishi Pajero custa US$ 52.790 na versão GLS de 5 portas e câmbio manual. Enquanto as linhas são tradicionais, apesar da reestilização recente, o motor V6 de apenas 3,5 litros oferece 202 cv e o leva a 180 km/h. O acabamento luxuoso inclui estribo, controle de velocidade, bússola eletrônica, vidros bronze e duas bolsas infláveis.

tecnica

COMENTÁRIO TÉCNICO

O motor V6 do Blazer oferece curva de torque bastante plana e potência abundante desde baixas rotações, como 42 cv a 1.000 rpm -- praticamente a marcha-lenta -- e 70 cv a 1.500 rpm. Para o funcionamento suave concorre a árvore contra-rotativa, montada no bloco e acionada por corrente interna (livre de ajustes), que visa a anular vibrações.

A injeção utiliza um sistema curioso, denominado SCPI -- sequential central port injection, ou injeção sequencial em ponto central. Trata-se de sistema monoponto, mas com pequenos tubos plásticos introduzidos nos condutos de admissão. Uma pequena válvula de esfera na extremidade de cada tubo abre-se, em função da depressão, no momento da aspiração de ar para os cilindros, o que produz um efeito sequencial. A medição de massa de ar admitida é feita por fio aquecido e as velas possuem eletrodos de platina, com vida útil de 150 mil quilômetros.

 
FICHA TÉCNICA

DLX

MOTOR - Longitudinal, 6 cilindros em V, comando no bloco, 12 válvulas. Diâmetro e curso: 101,6 x 88,4 mm. Cilindrada: 4.299 cm3. Taxa de compressão: 9,2:1. Potência máxima: 180 cv a 4.200 rpm. Torque máximo: 34,7 kgfm a 2.600 rpm. Injeção em ponto central, sequencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração integral.

FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento nas rodas traseiras.

DIREÇÃO - setor e sem-fim com esferas recirculantes, assistência hidráulica; diâmetro de giro, 13 m.

SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços inferior e superior, barra de torção longitudi-nal, estabilizador; traseira, eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas, estabilizador.

RODAS - 7 x 15 pol.; pneus, 235/75 R 15 S.

DIMENSÕES - comprimento, 4,610 m; largura, 1,690 m; altura, 1,640 m; entre-eixos, 2,718 m; capacidade do tanque, 72 litros; capacidade de carga, 750 kg; porta-malas (fabricante), 456 litros; peso, 1.900 kg.

EXECUTIVE

Idem à versão DLX, exceto:

CÂMBIO - automático, 4 marchas.

DIMENSÕES - peso, 1.930 kg.

 
DESEMPENHO E CONSUMO
DLX - câmbio manual - velocidade máxima, 179 km/h; aceleração 0-100 km/h, 11,0 s; consumo em cidade, 6,8 km/l; consumo em estrada, 10,0 km/l.
Executive - câmbio automático - velocidade máxima, 172 km/h; aceleração 0-100 km/h, 11,9 s; consumo em cidade, 6,7 km/l; consumo em estrada, 9,9 km/l.
 
DADOS DO VEÍCULO AVALIADO (versão DLX) - Ano-modelo, 1998; quilometragem inicial, 8.125 km; quilometragem final, 8.555 km; pneus, Firestone FSR.

Volta à avaliação dos Blazers

Volta à página principal