Primazia alemã Rápido mas difícil de domar, o 2002 foi
o primeiro turbo |
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Fundada em 1916, a BMW -- sigla para Bayerische Motoren
Werke, ou fábrica de motores
bávara -- produzia motocicletas e motores aeronáuticos até 1929, quando passou a fabricar sob licença o pequeno Austin Seven inglês. Já em 1936 apresentava um modelo esportivo, o
roadster 328, que deu início a uma tradição de alto desempenho e técnica apurada. |
Primeiro BMW
de porte médio, o 1500 de quatro portas era uma opção ideal entre o
diminuto Isetta e os modelos de luxo. Já trazia comando no cabeçote,
boa potência específica e suspensão
traseira independente |
A versão inicial a chegar ao mercado foi a 1500, com o primeiro quatro-cilindros da BMW desde os anos
30. Com 80 cv de potência e comando de válvulas no cabeçote, o motor de 1,5 litro levava o carro a 148 km/h. A suspensão já era independente nas quatro rodas. Foram vendidas 24.000 unidades, número que não foi maior pela limitada capacidade de produção da empresa. Dois anos depois aparecia a versão 1800, de 1,8 litro e 90 cv. |
Entreeixos mais
curto, bitola traseira menor, duas portas, ótimo comportamento
dinâmico: o 1600-2, depois renomeado 1602, impressionava os donos de
alguns carros-esporte |
Lançado em março de 1966, foi um sucesso imediato. Suas linhas eram agradáveis e elegantes, com a grade em forma de "duplo rim"
entre os faróis circulares. Era um carro bem equilibrado nas curvas e estimulava um dirigir mais entusiasmado, chegando a impressionar donos de alguns carros-esporte. A carroceria mais leve o fazia tão rápido quanto o 1800 de quatro portas.
Continua |
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