O sedã 504 estreou no Rali da Córsega, nas mãos de Guichet e Jean Todt. No rali, Todt continuaria durante anos na equipe oficial PTS (Peugeot-Talbot Sport), mas como dirigente, para depois tornar-se a cabeça mais importante da equipe técnica da Ferrari, o que é ainda hoje. 

Em 1971, participando do grupo 1, onde os carros são quase iguais aos de rua, o 504 obteve a primeira vitória no Rali do Marrocos dentro da categoria e o segundo lugar na geral. Em 1975 ganhou o Rali do Marrocos, o Bandama na Costa do Marfim e o East African Safari. Provou boa preparação e resistência.

Em 1971, 1975 e 1976, o robusto e valente Peugeot foi vencedor no Rali do Marrocos, em parte de sua carreira de sucesso nas pistas poeirentas da África

Foi pilotado pelo sueco Ove Anderson e pelo finlandês Hannu Mikkola. No Bandama daquele ano, 52 carros largaram e somente seis chegaram ao fim. O 504 ficou com o primeiro, quarto e sexto lugares. O Datsun 180 B, seu principal rival, ficou nas posições intermediárias. Enfrentou e venceu o Lancia Stratos, que era pilotado por Sandro Munari.

Todos concordavam que a marca francesa tinha a "vocação africana". Em 1976 repetiu a proeza no Marrocos, nas mãos do francês Jean Pierre Nicolas, e no Bandama, pelo finlandês Timo Makinen.O motor chegou a ter 170 cv a 7.000 rpm na versão 504 sedã Turismo Grupo 2 para os ralis africanos. Externamente, trazia pára-barros presos aos pára-lamas, chapa para proteção do cárter e motor, faróis auxiliares e grade de proteção destes. Por dentro, por obrigação do regulamento, tinha barras anticapotagem e ampla instrumentação para navegação.

No Rali Safári, a mesma resistência. Além do sedã (foto), a marca competiu com o 504 cupê de motor V6 PRV, preparado para 225 cv, que faturou em 1976

A carroceria recebia pontos de solda a mais para torná-la mais robusta. A suspensão era a de série, mas com molas e amortecedores mais firmes. No lugar do tanque de combustível de 56 litros era colocado um com capacidade de 100 litros.

Em 1976, com o potente motor V6 PRV, o francês Nicolas ganhou outra vez no Safári e no Bandama. Desta vez foi o cupê que brilhou, também nas areias dos inóspitos desertos da África. O motor preparado rendia 225 cv a 7.200 rpm. No ano seguinte o sedã tornou a fazer bonito -- só que aqui na América do Sul, no Rali Transchaco. Tirou o segundo lugar geral, pressionando muito o líder na ultima etapa, um Ford Escort RS 2000 de 250 cv.

O 505 não obteve o mesmo sucesso em ralis, mas brilhou em pistas de asfalto nos Campeonatos de Turismo francês e europeu. Anos mais tarde, os modelos 205 e 405 se encarregaram de manter a honra e a fama no continente africano, principalmente no famoso Paris-Dakar. Em 2000, o 206 WRC sagrou-se campeão mundial de rali. A robustez como tradição sempre foi confirmada.

Com interior simples e confortável, foi sucesso em muitos países por mais de duas décadas

Os especiais
O picape e a perua Dangel, destinados ao uso fora de estrada, construídos por Henri Dangel, foram estudados em cooperação com a Peugeot. Apresentados em 1980 na versão 4x4, tinham pneus mais largos, suspensão alta, barras anticapotagem e faróis auxiliares afixados nesta. Eram modelos bastante interessantes -- a fórmula da perua se repetiria, anos depois, na Subaru Outback, Volvo Cross Country e outras.
Os três números
A numeração de três dígitos com um zero no meio foi iniciada na Peugeot com o modelo 201. O primeiro número indica o tamanho e o terceiro a cronologia da série. Houve até problemas com a Porsche na época do lançamento do 911, que se chamaria 901. A fábrica francesa já havia registrado antes todas as denominações de três algarismos com o zero no meio para carros em produção, levando a Porsche a mudança.
Ficha técnica

504 V6 PRV

MOTOR - longitudinal; 6 cilindros em V; comando nos cabeçotes; 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 88 x 73 mm. Cilindrada: 2.664 cm3. Taxa de compressão: 8,65:1. Injeção Bosch K-Jetronic. Potência máxima líquida: 144 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 22,1 m.kgf a 3.000 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração traseira.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco.
SUSPENSÃO - dianteira e traseira, independentes.
RODAS - rodas, 390 mm; pneus 190/65 HR 390.
DIMENSÕES - comprimento, 4,36 m; tanque, 60 l; peso, 1.295 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 190 km/h.

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