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Carros do Passado

O 959 era capaz de fazer o 0-100 km/h em apenas 3,7 s, mas o mais impressionante era que, devido ao PSK, poderia manter-se abaixo dos 4 s mesmo com piso molhado. A revista alemã Auto Motor und Sport chegou a exatos 317 km/h em 1986 -- o mais veloz carro de passeio de seu tempo, mesmo não sendo este o objetivo inicial da Porsche.

Depois dos ralis, a Porsche utilizou esta versão -- o 961 -- em provas de asfalto. Foi sétimo colocado na geral em sua primeira 24 Horas de Le Mans, em 1986

A Porsche pós-959   O carro foi um imenso sucesso de crítica, e as 230 unidades fabricadas hoje trocam de mãos por quantias inimagináveis. Mas o que realmente importa não é o carro em si, e sim as mudanças que causou em seu fabricante.

A Porsche foi aos poucos abandonando os motores dianteiros. Vendeu o 928, o 924 e suas evoluções 944 e 968 apenas enquanto houve demanda. Já o 911 foi desenvolvido até chegar ao carro atual, todo novo, mas conceitualmente parecido, em 1997. O que espanta é que a marca não tenha se empenhado em desenvolver um real substituto do 911, como este foi em relação ao 356 de quatro cilindros.

Quando o 911 foi lançado, em 1964, todos se espantavam com seu seis-cilindros opostos e muitos diziam que um motor tão potente, "pendurado" na traseira, não poderia dar certo -- mas deu. O substituto do 911 deveria evoluir este conceito, hoje usado somente pela empresa de Zuffenhausen, talvez com um oito-cilindros opostos. Mas o lançamento do utilitário-esporte Cayenne, com um V8, revela que os planos da marca podem ser outros.

O 959 foi um marco para a Porsche por antecipar, há 16 anos, a essência do que seria o 911 na virada do milênio. Seus projetistas acertaram em cheio

Enquanto isso não acontece, um 911 Turbo atual tem um seis-cilindros opostos arrefecido a água de 3,6 litros e 420 cv (ou 456 cv no GT2), potência próxima à do 959, apesar de o novo carro ter torque maior e melhor distribuído (57 m.kgf de 2.700 a 4.600 rpm) graças à maior cilindrada. Também tem tração integral permanente, mas um sistema bem menos sofisticado e caro do que o do 959, o que é compensado pelos controles eletrônicos de estabilidade e tração.

O atual 911 Turbo é um carro fantástico, não há dúvida -- mas, no frigir dos ovos, apenas mais barato que o 959 de 1986. "O carro do futuro" é uma idéia que encanta a todos, mas um conceito que quase nunca se mostra factível. A não ser, é claro, para os engenheiros de Weissach e seu magnífico 959.

Ficha técnica
MOTOR - traseiro, longitudinal; 6 cilindros horizontais opostos; duplo comando nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro; arrefecimento a ar e líquido. Diâmetro e curso: 95 x 67 mm. Cilindrada: 2.850 cm3. Taxa de compressão: 8,3:1. Injeção multiponto; dois turbocompressores seqüenciais, resfriador de ar. Potência máxima: 450 cv a 6.500 rpm. Torque máximo: 51 m.kgf a 5.500 rpm.
CÂMBIO - manual, 6 marchas; tração integral.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, independente, eixo multibraço Weissach.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento.
RODAS - dianteiras, 8 x 17 pol, pneus 235/45 VR 17; traseiras, 9 x 17 pol, pneus 255/45 VR 17.
DIMENSÕES - comprimento, 4,26 m; largura, 1,83 m; altura, 1,20 m; entreeixos, 2,27 m; peso, 1.550 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 317 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 3,7 s.

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