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Nessa época as poucas limusines que rodavam no País eram de origem estrangeira, a maioria de procedência norte-americana, como Cadillac e Lincoln. Foi nesse cenário que o então presidente da Willys do Brasil, Edgar Kaiser, lançou o desafio de produzir um carro que se fosse construído em pequena escala e usado por autoridades e empresários abonados, o que traria mais prestigio à marca.

A limusine Executivo, construída em parceria com a Karmann-Ghia, media 5,52 metros e
foi o primeiro nacional com ar-condicionado -- apenas para o compartimento traseiro

Usando como base o Itamaraty, a Willys fez algumas modificações na carroceria. Em parceria com a Karmann-Ghia, foram feitas mudanças estruturais que consistiam na inclusão de alguns centímetros entre as portas dianteiras e traseiras e também no porta-malas. Vale salientar que parte do ganho de espaço foi obtido graças à limitação de ajuste do banco do motorista, já que seria ocupado por um chofer e não pelo proprietário do carro.

A limusine tinha 5,52 metros de comprimento e mecânica igual à do Itamaraty, ou seja, motor de seis cilindros em linha e três litros. Foi apresentada em duas versões de acabamento: básica e Especial. Na primeira o espaço era para cinco passageiros, pois permitia levar três pessoas no banco convencional e mais duas pessoas nos pequenos bancos escamoteáveis situados nas laterais da parte central do carro.

Contava ainda com vidro de comando elétrico separando o compartimento do motorista da parte traseira, rádio com quatro faixas de onda, toca-fitas, apoio móvel para os pés, detalhes de acabamento em jacarandá maciço, vidros escurecidos e, pela primeira vez em um carro nacional, ar-condicionado -- direcionado, naturalmente, ao compartimento traseiro.

O Itamaraty sofria a concorrência interna do Galaxie em 1971, quando a Ford tirou de linha esta versão de luxo e...
Para a versão Especial, que incluía todos esses requintes, era oferecido um toca-fitas de cartucho Clarion com espaço para guardar fitas, controles de luzes internas e acendedor de cigarros, além de um inusitado barbeador elétrico Remington Roll-a-Matic. Essa versão só podia transportar quatro passageiros, pois o banco traseiro era separado por um console fixo, onde se alojava um gravador da marca Sony.

O acabamento, sempre em couro, era oferecido nas cores havana, preto, cinza e branco. A maioria dos modelos saiu de fábrica na cor havana na parte dos passageiros e preta na do motorista. Já a versão básica seguia o padrão de acabamento do Itamaraty, com costuras verticais. Para deixar o carro com ar mais exclusivo, era colocadas nas soleiras das portas duas pequenas placas com os dizeres: "carroceria Karmann-Ghia" e "feito especialmente para...", com o nome do proprietário.
...o Aero-Willys. O motor de 3,0 litros, porém, seria usado dois anos depois no Maverick
A primeira entrega se deu ao presidente da República, o marechal Humberto de Alencar Castello Branco, um modelo Especial. Esse automóvel vinha de fabrica com rádio-transmissor colocado no porta-malas, mastro para bandeiras nos pára-lamas dianteiros e brasões da República nas colunas, além de um televisor e de um velocímetro no console central traseiro.

Ao todo foram fabricadas 27 limusines, sendo dois protótipos, 19 modelos básicos e seis do Especial, a maioria na cor preta. Desse total, a maior parte foi vendida a governantes do País e o restante a empresários. Hoje em dia o Itamaraty Executivo é difícil de encontrar, e os poucos que restam encontram-se nas mãos de colecionadores e em alguns museus. Com todos esses atributos, definitivamente, ele figura entre os maiores clássicos brasileiros.
Fichas técnicas
Aero-Willys 2600
MOTOR - longitudinal; 6 cilindros em linha; comando no bloco, válvulas de admissão no cabeçote e de escapamento no bloco; 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 79,4 x 89,9 mm. Cilindrada: 2.638 cm3. Taxa de compressão: 7,6:1. Dois carburadores de corpo simples. Potência máxima bruta: 110 cv a 4.400 rpm. Torque máximo bruto: 19,4 m.kgf a 2.000 rpm.
CÂMBIO - manual, 4 marchas; tração traseira.
DIREÇÃO - setor e sem-fim.
FREIOS - a tambor.
DIMENSÕES - comprimento, 4,811 m; largura, 1,839 m; altura, 1,583 m; entreeixos, 2,738 m; peso, 1.446 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 150 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 17 s.
Itamaraty 3000 (entre parênteses, Executivo 3000)
Idem ao Aero-Willys, exceto:
MOTOR - Diâmetro e curso: 79,4 x 101,6 mm. Cilindrada: 3.014 cm3. Taxa de compressão: 8:1. Carburador de corpo duplo. Potência máxima bruta: 132 cv a 4.400 rpm. Torque máximo bruto: 22,2 m.kgf a 2.000 rpm.
DIMENSÕES - comprimento, 4,811 m (5,522 m); entreeixos, 2,738 m (3,449 m); peso, 1.494 kg (1.684 kg).
DESEMPENHO - velocidade máxima, 155 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 17 s.

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