Best Cars Web Site
Carros do Passado

Havia numerosos opcionais, como rodas Dymag de magnésio, freios maiores, instrumentos digitais e suspensão retrabalhada com molas Eibach, amortecedores Koni ajustáveis e estabilizadores mais espessos. Fabricado até 2000, o V600 teve uma unidade convertida em Shooting Brake pela empresa suíça Roos Engineering.

Homenagem: a série especial Le Mans de 1999 era referência à vitória na prova francesa, 40 anos antes, com o DBR 1/1 a seu lado na foto

No Salão de Genebra de 1999, a série especial Le Mans homenageava a vitória da marca na lendária prova francesa em 1959. Roy Salvadori e Carroll Shelby haviam-na vencido ao volante de um Aston Martin DBR 1/1, somando pontos para o Campeonato Mundial de Carros-Esporte daquele ano que fizeram a marca campeã, primazia para um fabricante britânico. A produção foi limitada a 40 unidades, uma para cada ano desde o campeonato.

Por fora, recebiam adereços estéticos como nova grade, bocal de abastecimento estilo competição, rodas de magnésio exclusivas e tomada de ar maior no capô. Por dentro, botão de partida vermelho, pedais e pomo do câmbio de alumínio e revestimento em couro e Alcântara de dois tons. O motor vinha nas versões de 550 e 600 cv.

O estilo do Vantage foi aplicado gradualmente ao cupê mais "manso", que se chamava apenas V8 Coupé desde 1996. Aqui sua versão conversível, o V8 Volante

Para encerrar em grande estilo a produção do V8, uma série de apenas oito conversíveis Volante foi feita em novembro de 2000, com o motor do Vantage cupê e entreeixos mais curto. A marca os ofereceu apenas a clientes tradicionais, selecionados, e cada um foi fabricado conforme as preferências do comprador. Havia opções como a carroceria Le Mans, motor de 600 cv e diversos acessórios.

Os ferraristas e porschistas consideram os pesados Aston Martins verdadeiros dinossauros, ineficientes e desinteressantes. Para seus fãs, porém, a agressividade e o esmero da produção artesanal da marca britânica são insubstituíveis.

Ficha técnica
_ V8 Coupé
(1977)
V8 Vantage
(1977)
V8 Vantage
(1992)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válv. por cilindro duplo nos cabeçotes, 2 duplo nos cabeçotes, 4
Diâmetro e curso 100 x 85 mm
Cilindrada 5.340 cm3
Potência máxima 304 cv a
5.600 rpm
380 cv a
5.800 rpm
550 cv a
6.500 rpm
Torque máximo 55,3 m.kgf (rpm: ND) ND 76 m.kgf a
4.000 rpm
Alimentação 4 carburadores Weber Injeção multiponto e 2 compressores
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira 6, traseira
FREIOS
Dianteiros disco ventilado
Traseiros disco disco ventilado
Antitravamento não sim
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
RODAS
Pneus 225/70 VR 15 ND 285/45 ZR 18
DIMENSÕES
Comprimento 4,648 m 4,585 m 4,745 m
Entreeixos 2,611 m
Peso 1.862 kg 1.815 kg 1.990 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 225 km/h 272 km/h 300 km/h
Aceleração de 0 a 96 km/h ND 5,3 s 4,6 s
ND = não disponível

Página principal - e-mail

© Copyright 2002 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados