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Carros do Passado

Esta Avant serviu de base para um projeto que tem lugar cativo entre os carros mais picantes já produzidos: a RS2, uma perua desenvolvida em parceria entre a Audi e a divisão de pesquisa e desenvolvimento da Porsche, em Weissach, que foi por toda sua produção a mais rápida do mundo. A idéia, que pode ter sido estimulada por outro projeto conjunto da Porsche -- o supersedã Mercedes-Benz 500E --, causou sensação ao ser apresentada no Salão de Frankfurt de 1993.

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Dos retrovisores às rodas, da posição da placa traseira às pinças de freio vermelhas,
a RS2 Avant era facilmente identificada como projeto conjunto com a Porsche

Em Zuffenhausen, bairro de Stuttgart onde fica a sede da Porsche, peruas S2 recebiam o pára-choque dianteiro com enormes tomadas de ar, o traseiro com alojamento para a placa (que vinha na tampa na S2), os retrovisores do 911 da época (993), bancos Recaro e volante esportivos revestidos em couro e Alcântara (em azul e preto ou cinza e preto), velocímetro com marcação até 300 km/h, rodas de 7,5 x 17 pol com o desenho típico da Porsche e pneus 245/40.

O motor de cinco cilindros e 2,2 litros era otimizado com turbo de maior capacidade e pressão (de 0,8 para 1,4 kg/cm2), resfriador de ar maior, catalisadores e escapamento de menor restrição, entre outros ajustes. De 230 passava a 315 cv (apenas 45 cv a menos que o 911 Turbo 3,6-litros de então), e mais de 40 m.kgf de torque estavam disponíveis entre 2.800 e 4.900 rpm.

Azul e preto em forte contraste no interior da perua mais rápida do mundo a seu tempo: com 315 cv no motor turbo de 2,2 litros, acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 s

A RS2 utilizava freios maiores (discos dianteiros de 300 mm e pinças do 968 ClubSport pintadas de vermelho) e amortecedores Bilstein, sendo a suspensão traseira específica, com braços sobrepostos. A Audi divulgava aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 s e velocidade máxima de 262 km/h: desempenho próximo ao de um 911 Carrera 2 ou Ferrari 348 TB, em um veículo com espaço para a família e sua bagagem. Cerca de 1.000 unidades foram produzidas em dois anos.

Em 1994 o Audi 80 era substituído pelo A4, permanecendo por algum tempo a perua Avant e as versões esportivas S2 e RS2, além do conversível. Não fosse esse modelo inovador, com sua base mecânica compartilhada com a empresa-mãe Volkswagen, a Audi talvez não fosse a mesma hoje.

Ficha técnica
_ Audi 80 GL
(1980)
S2 Coupé
(1994)
RS2 Avant
(1994)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
4 em linha
longitudinal, 5 em linha
Comando e válv. por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 79,5 x 80 mm 81 x 86,4 mm
Cilindrada 1.588 cm3 2.226 cm3
Taxa de compressão 8,2:1 9,3:1
Potência máxima 85 cv a
5.600 rpm
230 cv 315 cv a
6.500 rpm
Torque máximo 12,4 m.kgf a
3.200 rpm
35,7 m.kgf a
1.950 rpm
41,8 m.kgf a
3.000 rpm
Alimentação Carburador de corpo simples Injeção multiponto, turbo e resfriador de ar
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira 6, integral
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco / a tambor a disco ventilado / a disco (ventilado na RS2) / antitravamento
DIREÇÃO
Assistência não hidráulica
SUSPENSÃO
Dianteira independente McPherson
Traseira eixo de torção independente McPherson ind., braços sobrepostos
RODAS
Pneus 175/70 R 13 S 205/55 R 16 Z 245/40 R 17 Z
DIMENSÕES
Comprimento 4,38 m 4,401 m 4,51 m
Entreeixos 2,54 m 2,548 m 2,597 m
Peso 940 kg 1.525 kg 1.595 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 165 km/h 248 km/h 262 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,5 s 5,9 s 5,4 s

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