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Carros do Passado

A pureza das linhas do carro original, porém, havia sido bastante ofendida. O cupê e o conversível foram mantidos, mas não a versão longa introduzida por Kelly. Cafaro também procurou a Callaway (ainda hoje especialista em Chevrolets de alto desempenho) para desenvolver um chassi em substituição ao da GM, que não seria mais fabricado.

As linhas perderam elegância no quatro-portas, apesar do luxuoso interior.
E o Avanti saiu de produção -- parecendo em definitivo -- em 1991

Vitimado pelas exigências governamentais de testes de impacto (crash-tests) e de emissões, que custavam muito para uma empresa tão pequena, o novo Avanti durou até 1991, quando teve a produção interrompida. Com as 297 unidades feitas por Cafaro, o total chegava a 8.120 automóveis.

Um Avanti para o novo milênio   Quando o projeto de Loewy parecia ter mesmo passado à história, surgiu um novo aficionado interessado em ressuscitá-lo. Em 1995 Jim Bunting convidou Tom Kellogg, que participara do projeto inicial, para reestilizar o Avanti. Tentou aplicar a carroceria do clássico modelo a chassis de cupês tão variados quanto Cadillac Eldorado, Acura Legend, Lexus SC 400, Pontiac Firebird, Chevrolet Corvette e Camaro. O Firebird foi escolhido pelas dimensões e formato mais adequados.

O novo carro foi denominado AVX, de Avanti Experimental. Construído na Lang's Custom Auto, de Bill Lang, em Harrisburg, Pensilvânia, o protótipo ficou pronto em fevereiro de 1996. Entre os desafios do projeto estava atender às normas americanas quanto aos faróis, que impossibilitavam o emprego desejado de unidades circulares, como no primeiro Avanti.

O projeto AVX, à esquerda, ao lado de um Avanti 1963: nova tentativa de ressuscitá-lo gerou mudanças extensas de estilo e de mecânica, com plataforma aproveitada do Pontiac Firebird
Lang encontrou a solução em unidades de reposição para o Jaguar E-Type. Outras medidas foram retomar as formas dos arcos dos pára-lamas e das laterais "Coca-Cola" do modelo original. Já a inclinação do pára-brisa foi alterada para um ar mais moderno e melhor aerodinâmica, e os pára-choques de lâmina estreita, removidos em favor de unidades plásticas envolventes.

A saliência no lado esquerdo do capô de 1963 não se aplicava bem ao AVX e foi substituída por uma tomada de ar. Rodas e pneus foram atualizados para robustos 235/45 R 17 à frente e 255/50 R 17 atrás. Jim Bunting pretendia oferecer a transformação em Avanti aos interessados que submetessem à oficina de Bill Lang um Pontiac Firebird 1993 ou mais recente.

Em 1999, John Seaton -- entusiasta do Avanti que possuíra 70 unidades desde seu primeiro lançamento -- obteve de Mike Kelly novo investimento para a fabricação do carro, agora em Atlanta. O ferramental de produção desativado em 1991 havia sido adquirido e voltaria a construir o Avanti de forma "tão perfeita quanto as mãos humanas podem fazer".
Quatro décadas depois, a lenda continua viva: John Seaton apresentou em 1999 o modelo do terceiro milênio, ainda com forte identificação com os primeiros. Haverá um fim para o Avanti? Clique para ampliar a imagem
Unidades de pré-série foram apresentadas nos Salões de Los Angeles e Chicago de 2000. O motor continuava Chevrolet, mas desta vez o V8 de 350 pol3 (5.735 cm3) do Corvette, com injeção e 330 cv líquidos, câmbio de seis marchas ou automático. Os freios eram a disco nas quatro rodas e a direção passou ao sistema mais leve e preciso de pinhão e cremalheira. Havia duas bolsas infláveis e muito couro no acabamento interno.

Quarenta anos depois que Loewy e seus assistentes reuniram-se para o acelerado projeto do Avanti, o espírito e o desenho desse clássico norte-americano permanecem vivos, passando de mão em mão entre entusiastas que não querem vê-lo, jamais, como um mero ícone do passado.
Ficha técnica básica
_ Avanti 1963 Avanti II 1977 Avanti 1984
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
8 em V
longitudinal,
8 em V
longitudinal,
8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 no bloco, 2 no bloco, 2
Cilindrada 4.735 cm3 5.367 cm3 5.004 cm3
Potência máxima 240 cv brutos 300 cv brutos a 5.000 rpm 180 cv líquidos a 4.000 rpm
Torque máximo ND 49,7 m.kgf brutos a 3.200 rpm 33 m.kgf líquidos a 1.600 rpm
CÂMBIO
Marchas e tração automático, 3, traseira automático, 3, traseira automático, 4, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco / a tambor a disco
RODAS
Pneus ND 215/60 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 4,89 m 4,89 m 4,90 m
Largura 1,78 m 1,78 m 1,79 m
Entreeixos 2,76 m 2,76 m 2,76 m
Peso 1.425 kg 1.579 kg 1.685 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND 200 km/h 210 km/h
Aceleração de 0 a 96 km/h ND 8,8 s 8,4 s
ND = não disponível

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