A pureza das linhas do carro original, porém, havia sido bastante ofendida. O cupê e o conversível foram mantidos, mas não a versão longa introduzida por Kelly. Cafaro também procurou a Callaway (ainda hoje especialista em Chevrolets de alto desempenho) para desenvolver um chassi em substituição ao da GM, que não seria mais fabricado. |
![]() As linhas perderam
elegância no quatro-portas, apesar do luxuoso interior. Vitimado pelas exigências
governamentais de testes de impacto (crash-tests)
e de emissões, que custavam muito para uma empresa tão
pequena, o novo Avanti durou até 1991, quando teve a
produção interrompida. Com as 297 unidades feitas por
Cafaro, o total chegava a 8.120 automóveis. |
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O projeto AVX, à esquerda, ao lado de um Avanti 1963: nova tentativa de ressuscitá-lo gerou mudanças extensas de estilo e de mecânica, com plataforma aproveitada do Pontiac Firebird |
Lang encontrou a
solução em unidades de reposição para o Jaguar
E-Type. Outras medidas foram retomar as formas dos arcos
dos pára-lamas e das laterais "Coca-Cola" do
modelo original. Já a inclinação do pára-brisa foi
alterada para um ar mais moderno e melhor aerodinâmica,
e os pára-choques de lâmina estreita, removidos em
favor de unidades plásticas envolventes. A saliência no lado esquerdo do capô de 1963 não se aplicava bem ao AVX e foi substituída por uma tomada de ar. Rodas e pneus foram atualizados para robustos 235/45 R 17 à frente e 255/50 R 17 atrás. Jim Bunting pretendia oferecer a transformação em Avanti aos interessados que submetessem à oficina de Bill Lang um Pontiac Firebird 1993 ou mais recente. Em 1999, John Seaton -- entusiasta do Avanti que possuíra 70 unidades desde seu primeiro lançamento -- obteve de Mike Kelly novo investimento para a fabricação do carro, agora em Atlanta. O ferramental de produção desativado em 1991 havia sido adquirido e voltaria a construir o Avanti de forma "tão perfeita quanto as mãos humanas podem fazer". |
Quatro décadas depois, a lenda continua viva: John Seaton apresentou em 1999 o modelo do terceiro milênio, ainda com forte identificação com os primeiros. Haverá um fim para o Avanti? | ![]() |
Unidades de pré-série foram apresentadas
nos Salões de Los Angeles e Chicago de 2000. O motor
continuava Chevrolet, mas desta vez o V8 de 350 pol3
(5.735 cm3) do Corvette, com injeção e 330 cv líquidos, câmbio de seis marchas ou
automático. Os freios eram a disco nas quatro rodas e a
direção passou ao sistema mais leve e preciso de
pinhão e cremalheira. Havia duas bolsas infláveis e
muito couro no acabamento interno. Quarenta anos depois que Loewy e seus assistentes reuniram-se para o acelerado projeto do Avanti, o espírito e o desenho desse clássico norte-americano permanecem vivos, passando de mão em mão entre entusiastas que não querem vê-lo, jamais, como um mero ícone do passado. |
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