O Mustang europeu Elegante,
potente e divertido de dirigir, o Ford Capri |
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Em 1965 a fábrica inglesa da Ford, situada em Halewood, perto de Liverpool, desenvolvia uma idéia nascida a partir do estrondoso sucesso do norte-americano Mustang. Os responsáveis pelo Projeto Colt buscavam um cupê pequeno e atraente, que pudesse receber várias motorizações e opcionais. Seria fabricado na Inglaterra e na Alemanha. |
Projetistas da Ford desenvolvem o modelo em escala natural, mock-up, do Projeto Colt em 1966 |
Modelos
em escala natural (mock-ups) foram apresentados em
clínicas em Londres, Colônia, Milão e outras cidades
no início de 1966. Em julho a Ford decidia por sua produção,
que começava em novembro de 1968 para que todas as
concessionárias pudessem receber no mínimo uma unidade
até o lançamento oficial, em 5 de fevereiro de 1969. A
apresentação mundial deu-se no Salão de Bruxelas, na Bélgica,
em 24 de janeiro daquele ano. |
Um protótipo do Capri em testes sob frio intenso: o novo nome, de uma charmosa ilha italiana, foi adotado porque a Mitsubishi já detinha a marca Colt |
Os vidros
laterais traseiros, quase um semicírculo, foram adotados
depois que estudos iniciais apontaram uma sensação de
claustrofobia dos passageiros do banco posterior. Era uma
carroceria esportiva e familiar para quatro passageiros.
Sua motorização básica, na Inglaterra, era o 1,3-litro
do primeiro Escort -- motor denominado Kent, que
originaria mais tarde o Endura-E utilizado aqui no Ka e
no Fiesta -- com 61 cv, quatro marchas e tração
traseira. |
A frente longa e as janelas traseiras em forma de "C" eram características do Capri; a versão de 1,6 litro e 82 cv já oferecia certo desempenho em 1969 |
O Capri
tinha as versões de acabamento básica, L, XL, XLR e GT.
Esta última recebia conta-giros, volante esportivo e
painel e console com acabamento imitando madeira. Podia
vir com a pintura em dois tons ou com capô preto-fosco,
teto solar... O leque de opcionais para o Capri, a
exemplo do Mustang, era enorme. |
A
versão mais potente, a 3000 GT com motor V6, desenvolvia
128 cv e A versão de topo, 3000 GT, recebia o motor Essex de seis cilindros em V com 128 cv. Esta máquina, herdada do antigo Zodiac, mantinha o comando de válvulas no bloco e conseguia a melhor aceleração de todos os Capri: 0 a 100 km/h em 10 s. Seus pneus eram 185/70 HR 13 para suportar a velocidade máxima de 185 km/h -- já trazia adrenalina. Em 1971 a potência subia para 138 cv, o que fez a velocidade final beirar 200 km/h. Continua |
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