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Carros do Passado

No ano seguinte o Challenger sofria novas perdas de desempenho. Os enormes 426 Hemi, 440 Magnum e também o 383 eram retirados do mercado. Restava apenas o 340 Six Pack, com 240 cv, que também se despediria no final de 1972. Isso fez com que o Challenger R/T fosse substituído pelo Challenger Rallye com o 340 Six Pack. Seu estilo sofria pequenas alterações como a nova grade dianteira, menor e separada dos faróis.

O Challenger T/A: motor 340 com carburadores triplos, 290 cv, suspensão esportiva, escapamentos laterais

Em 1973 o Challenger continuava a perder potência, abrigando motores cada vez menores e mais comportados, como o 318 V8, encerrando sua fabricação em 1974. Um estudo de segunda geração chegou a ser exibido como carro-conceito, o Dodge Diamante, mas nunca foi produzido.

Apesar de ter sido um projeto cuidadoso, o Challenger, que se tornou um mito da categoria, não teve vida longa. Devido às severas leis antipoluentes e também à proeminente crise do petróleo, em pouco tempo os supermotores do Challenger começariam a ser amordaçados, da mesma forma os de seus concorrentes, terminando sua produção aos quatro anos de vida. Tudo isso faz com que o Challenger seja considerado como um dos mais raros e importantes pony-cars da história.

Em 1971 o Challenger R/T, ao lado, ganhava o motor do T/A: foi o último ano de alto desempenho para esse Dodge, pois logo os V8 383, 426 e 440 eram retirados da linha
Ficha técnica
_ Charger 440 Magnum (1968) Charger Daytona 440 (1969) Challenger R/T 426 Hemi (1970)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válv. por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 109,7 x 95,2 mm 108 x 95,2 mm
Cilindrada 7.210 cm3 6.981 cm3
Taxa de compressão 10,1:1 10,25:1
Potência máxima bruta 375 cv a
4.600 rpm
425 cv a
5.000 rpm
Torque máximo bruto 66,3 m.kgf a
3.200 rpm
56,7 m.kgf a
4.000 rpm
Alimentação carburador de corpo quádruplo 2 carburadores de corpo quádruplo
CÂMBIO
Marchas e tração manual, 4, ou automático, 3 / traseira automático, 3 / traseira manual, 4, ou automático, 3 / traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor a disco (opc. no Challenger) /
a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente, barras de torção
Traseira eixo rígido, molas semi-elíticas assimétricas
RODAS
Pneus F70 - 14 F70 - 14 ou
F60 - 15 (opc.)
E60 - 15
DIMENSÕES
Comprimento 5,28 m 5,29 m 4,86 m
Entreeixos 2,97 m 2,79 m
Peso 1.975 kg 1.720 kg 1.730 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 250 km/h 260 km/h 235 km/h
Aceleração de 0 a 96 km/h 6,0 s 5,5 s 6,4 s
Aceleração de 0 a 400 metros 13,8 s ND 14,1 s
Dados de desempenho aproximados; ND = não disponível

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