O Cord 810 foi lançado em quatro opções de carroceria: Sportsman (dois lugares, conversível), Phaeton (quatro lugares, conversível), Westchester sedã e Beverly sedã (ambos quatro-portas fechados, diferenciando-se apenas pelo acabamento). No Salão de Nova York foram vendidas diversas unidades, mas a fábrica ainda não estava preparada para as encomendas -- as primeiras unidades só foram entregues seis meses depois do lançamento. Como consolo, Harold Ames mandou fazer 100 miniaturas em bronze que foram entregues aos primeiros compradores.

O modelo 812 era disponível em acabamento Westchester, na foto, e Beverly. Seu motor trazia...
O desenho do 810 era tão diferente que Gordon Buherig patenteou-o. Ele estava 10, senão 20 anos, à frente de seu tempo. Alguns dizem que este desenho tão original e próximo daquilo que foi inicialmente imaginado pelo projetista só foi possível porque o 810 foi desenvolvido sem qualquer interferência dos burocratas da empresa, seguindo um lema que Erret Loban Cord sempre dizia a seus projetistas: "Vocês sonham, eu construo".

Em 1935 a denominação passava a 812 e um melhoramento importante era incorporado ao motor: um compressor centrífugo Schwitzer-Cummins, que elevava a potência de 125 para 170 cv, com a velocidade máxima passando dos 160 km/h. Um desempenho muito bom, tanto que a propaganda dos modelos superalimentados ressaltava: "Quem ultrapassa um Cord sabe que só o faz com a permissão do motorista do Cord".
...compressor centrífugo, responsável por um ganho de 45 cv. Com velocidade máxima de 165 km/h, não havia automóvel para ultrapassar o 812
Pouco depois era introduzida uma nova carroceria, custom, nas duas versões de acabamento já conhecidas -- Westchester e Beverly. Esta nova carroceria era maior e mais larga, possuía oito em vez de sete entradas horizontais na dianteira e também um porta-malas maior. Foram ainda construídas três unidades cupê, algumas com segundo banco retrátil (o chamado "banco da sogra") e outras com os estepes nos pára-lamas. E ainda um protótipo de limusine.

A produção da série 810/812 cessou em 1937, com apenas 2.322 unidades produzidas, mas a carroceria não desapareceu completamente. As não utilizadas foram vendidas à Hupmobile, que as empregou num modelo chamado Hupp Skylark. Depois foi a vez da Grahan tentar, lançando o modelo Hollywood. Em 1951 o 810 voltou à cena, em uma exposição a ele dedicada realizada pelo Museu Metropolitano de Arte Moderna, em Nova York.
A série 810/812 teve versões especiais cupê, algumas com o chamado "banco da sogra", e também limusine
Uma história interessante é contada por Alex Tremulis, engenheiro que trabalhou no projeto e que, alguns anos mais tarde, projetaria o Tucker (leia história). Certa vez, ele e Ab Jenkins (piloto de provas que bateu vários recordes utilizando automóveis das indústrias de Cord) resolveram descobrir o quão aerodinâmico era o desenho do modelo 812 sedã. Em uma estrada, a cerca de 130 km/h, Jenkins soltou o volante e então passaram a controlar o automóvel apenas levantando e abaixando os faróis.

Verdade? Nunca se saberá, mas o que se pode afirmar com certeza é que, mesmo tendo produzido apenas dois modelos, a Cord jamais será esquecida por todos os apaixonados pelo antigomobilismo.
Em escala

Ao fazer miniaturas de carros dos anos 20 e 30 é importante que o fabricante destaque e faça com rigor os detalhes externos, que são muitos. São saídas de canos de escapamento do capô, frisos, grades, faróis, pára-lamas, estepes, etc. A Solido francesa em sua série na escala 1/32 não esqueceu deles para fazer o Cord Coupé 1931 e o Cord L29 1930 (à direita) na série Age D'Or (algo como Anos Dourados). Estas belas miniaturas constavam do catálogo em 1979 e 1980.

A conhecida Matchbox não fica atrás na série Models of Yesteryear. Fez um belo 812 de 1937 que contava inclusive com pneus faixa-branca. A miniatura vinha na cor vermelha com capota branca (à esquerda).

por Francis Castaings
Ficha técnica

Cord 812 1935

MOTOR - longitudinal; 8 cilindros em V; 2 válvulas por cilindro. Cilindrada aproximada: 4.700 cm3. Taxa de compressão: 6,5:1. Compressor centrífugo. Potência máxima: 170 cv a 3.500 rpm. Torque máximo: 35,9 m.kgf a 2.200 rpm.
CÂMBIO - manual, 4 marchas; tração dianteira.
DIMENSÕES - entreeixos, 3,175 m; peso, 1.815 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, cerca de 165 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 13,5 s.

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