O Cord 810 foi lançado em quatro opções de carroceria: Sportsman (dois lugares, conversível), Phaeton (quatro lugares, conversível), Westchester sedã e Beverly sedã (ambos quatro-portas fechados, diferenciando-se apenas pelo acabamento). No Salão de Nova York foram vendidas diversas unidades, mas a fábrica ainda não estava preparada para as encomendas -- as primeiras unidades só foram entregues seis meses depois do lançamento. Como consolo, Harold Ames mandou fazer 100 miniaturas em bronze que foram entregues aos primeiros compradores. |
O modelo 812 era disponível em acabamento Westchester, na foto, e Beverly. Seu motor trazia... | ![]() |
O desenho do 810 era tão
diferente que Gordon Buherig patenteou-o. Ele estava 10,
senão 20 anos, à frente de seu tempo. Alguns dizem que
este desenho tão original e próximo daquilo que foi
inicialmente imaginado pelo projetista só foi possível
porque o 810 foi desenvolvido sem qualquer interferência
dos burocratas da empresa, seguindo um lema que Erret
Loban Cord sempre dizia a seus projetistas: "Vocês
sonham, eu construo". Em 1935 a denominação passava a 812 e um melhoramento importante era incorporado ao motor: um compressor centrífugo Schwitzer-Cummins, que elevava a potência de 125 para 170 cv, com a velocidade máxima passando dos 160 km/h. Um desempenho muito bom, tanto que a propaganda dos modelos superalimentados ressaltava: "Quem ultrapassa um Cord sabe que só o faz com a permissão do motorista do Cord". |
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...compressor centrífugo, responsável por um ganho de 45 cv. Com velocidade máxima de 165 km/h, não havia automóvel para ultrapassar o 812 |
Pouco depois era
introduzida uma nova carroceria, custom, nas duas versões
de acabamento já conhecidas -- Westchester e Beverly.
Esta nova carroceria era maior e mais larga, possuía
oito em vez de sete entradas horizontais na dianteira e
também um porta-malas maior. Foram ainda construídas três
unidades cupê, algumas com segundo banco retrátil (o
chamado "banco da sogra") e outras com os
estepes nos pára-lamas. E ainda um protótipo de
limusine. A produção da série 810/812 cessou em 1937, com apenas 2.322 unidades produzidas, mas a carroceria não desapareceu completamente. As não utilizadas foram vendidas à Hupmobile, que as empregou num modelo chamado Hupp Skylark. Depois foi a vez da Grahan tentar, lançando o modelo Hollywood. Em 1951 o 810 voltou à cena, em uma exposição a ele dedicada realizada pelo Museu Metropolitano de Arte Moderna, em Nova York. |
A série 810/812 teve versões especiais cupê, algumas com o chamado "banco da sogra", e também limusine | ![]() |
Uma história
interessante é contada por Alex Tremulis, engenheiro que
trabalhou no projeto e que, alguns anos mais tarde,
projetaria o Tucker (leia história). Certa vez, ele e Ab Jenkins (piloto
de provas que bateu vários recordes utilizando automóveis
das indústrias de Cord) resolveram descobrir o quão
aerodinâmico era o desenho do modelo 812 sedã. Em uma
estrada, a cerca de 130 km/h, Jenkins soltou o volante e
então passaram a controlar o automóvel apenas
levantando e abaixando os faróis. Verdade? Nunca se saberá, mas o que se pode afirmar com certeza é que, mesmo tendo produzido apenas dois modelos, a Cord jamais será esquecida por todos os apaixonados pelo antigomobilismo. |
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