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Carros do Passado

Mas Shelby ainda tinha apenas dois carros e alguns velhos roadsters para competir. Em Reims, nenhum de seus carros terminou a prova. Mas em Goodwood, na Inglaterra, veio a forra: com os roadsters bancando as "lebres" no circuito truncado até o meio da prova, o CSX2299 chegou em primeiro na categoria, quatro voltas à frente do GTO mais rápido! Enzo Ferrari reclamou que os carros não poderiam ser legais, o que provocou uma desmontagem para verificação. Nada se achou errado nos Cobras e a batalha continuou.

Sem a Ferrari e com seis carros para competir, a temporada de 1965 foi um passeio para os Cobras. Aqui, uma foto do pit stop de Shelby antes da corrida de Sebring, nos EUA

Agora parecia que o campeonato estava ao alcance dos americanos, pois Monza, na Itália, era uma pista sob medida para os Daytonas. Mas Enzo, usando de sua influência política, fez com que a corrida fosse cancelada. Como dissemos, nosso velho amigo não se afogaria sem gritar um bocado -- ou levar todos para o fundo com ele...

No Tour de France (o mesmo das bicicletas, que era bem mais interessante nessa época), a última corrida da temporada, Enzo mandou uma horda de carros e venceu o campeonato, ainda que por apenas 4,2 pontos. Mas Shelby, de volta aos EUA e já terminando com calma quatro outros Daytonas para a próxima temporada, anunciou, com a sutileza que lhe era peculiar: "Next year, Ferrari's ass is mine!"

A manobra de Enzo   Parecia que 1965 seria um ano humilhante para a Ferrari. Além dos Cobras, havia agora também o GT40. Não havia como impedir Shelby de cumprir sua promessa. A velha raposa de Maranello, então, recorreu ao plano B: como diminuir a humilhação? Como reduzir a importância e o sabor da vitória iminente dos americanos? Simulando revolta porque a FIA se recusara em homologar o 250LM de motor central como GT, Ferrari abandonou o campeonato de 1965. Espírito esportivo não era o forte do italiano.

Sem a Ferrari e com seis carros para competir, a temporada de 1965 foi um passeio para os Cobras. Shelby ganhou o campeonato e, até os Vipers chegarem na década de 90, foi o único americano a realizar esse feito. É interessante notar que, declaradamente, o Viper é uma versão moderna do Cobra -- e foi campeão de GT FIA em 1997 com sua versão cupê, exatamente como os famosos répteis de Shelby. Até o logotipo do Viper é também uma cobra pronta para atacar... E "víbora" não é um nome que apareceu à toa.

O que mais falar sobre Carroll Shelby? Usemos de novo as palavras de Leo Levine, pertinentes para finalizar este texto: "O que faz um mito? No caso de Shelby, várias coisas. O que pessoas normais chamam de carreira profissional, são meras distrações temporárias para Shelby. Ele venceu a 24 Horas de Le Mans tanto como piloto quanto como chefe de equipe. Foi piloto de avião militar na Segunda Guerra e piloto civil depois dela."

Piloto, chefe de equipe, fabricante de produtos diversos, Carroll Shelby (à direita em foto recente, à esquerda nos tempos do Cobra) é uma lenda viva na história do automóvel

"Foi vendedor de carros e dono de fábricas de produtos tão diversos quanto chili mexicano e rodas de alumínio. Providenciou negócios escusos para os ricaços nos chiques campos de golfe da Califórnia. Foi amante de várias mulheres e objeto de desejo de muitas outras. Foi caçador na África. Criou os Mustangs Shelby GT 350 e GT 500 (leia história), os Cobras, e foi chefe de equipe nas vitórias do GT40. Foi criador de galinhas. Criou todos os Chryslers esportivos da década de 80."

"Toda a sua vida conviveu com um problema congênito no coração que poderia matá-lo a qualquer momento, e que só foi resolvido com um transplante depois que completara 70 anos. Fundou e é a principal figura de uma instituição de caridade que financia transplante de órgãos para crianças carentes. Hoje, com 77 anos de idade, com um fígado do filho e o coração de um estranho, continua com a alma intacta. Mais que um homem, Carroll Shelby é uma força da natureza."

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