Agora parecia que o campeonato estava ao alcance dos americanos, pois Monza, na Itália, era uma pista sob medida para os
Daytonas. Mas Enzo, usando de sua influência política, fez com que a corrida fosse cancelada. Como dissemos, nosso velho amigo não se afogaria sem gritar um bocado -- ou levar todos para o fundo com ele...
No Tour de France (o mesmo das bicicletas, que era bem mais interessante nessa época), a última corrida da temporada, Enzo mandou uma horda de carros e venceu o campeonato, ainda que por apenas 4,2 pontos. Mas Shelby, de volta aos EUA e já terminando com calma quatro outros Daytonas para a próxima temporada, anunciou, com a sutileza que lhe era peculiar:
"Next year, Ferrari's ass is mine!"
A manobra
de Enzo Parecia que 1965 seria um ano humilhante para a Ferrari. Além dos Cobras, havia agora também
o GT40. Não havia como impedir Shelby de cumprir sua promessa. A velha raposa de Maranello, então, recorreu ao plano B: como diminuir a humilhação? Como
reduzir a importância e o sabor da vitória iminente dos americanos? Simulando revolta porque a FIA se recusara em homologar o 250LM de motor central como GT, Ferrari abandonou o campeonato de 1965. Espírito esportivo não era o forte do italiano.
Sem a Ferrari e com seis carros para competir, a temporada de 1965 foi um passeio para os Cobras. Shelby ganhou o campeonato e, até os Vipers chegarem na década de 90, foi o único americano a realizar esse feito. É interessante notar que, declaradamente, o Viper é uma versão
moderna do Cobra -- e foi campeão de GT FIA em 1997 com sua versão cupê, exatamente como os famosos répteis de Shelby. Até o logotipo do Viper é também uma cobra pronta para atacar... E "víbora" não é um nome que apareceu à
toa.
O que mais falar sobre Carroll Shelby? Usemos de novo as palavras de Leo Levine, pertinentes para finalizar este texto: "O que faz um mito? No caso de Shelby, várias coisas. O que pessoas normais chamam de carreira profissional, são meras distrações temporárias para Shelby. Ele venceu a 24 Horas de Le Mans tanto como piloto quanto como chefe de equipe. Foi piloto de avião militar na Segunda Guerra e piloto civil depois dela."
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