O Miura tornou todos os Ferraris obsoletos no instante em que foi lançado. Em 1973, seu último ano de produção, a Ferrari lançava seu carro com motor central, o 365/GT4 BB, infinitamente inferior em conceito. Esse carro, como o Testarossa e o 512 TR que o substituíram, tinha o motor em cima do câmbio, devido ao grande comprimento do
flat 12 que os equipava. |
![]() |
O Espada foi
outro Lamborghini bem concebido, com quatro lugares, interior
confortável e 350 cv no motor V12 criado por Bizzarrini |
Este esquema solucionava o problema de comprimento do carro, mas deixava o centro de gravidade do motor excessivamente alto e colocava o motor muito
para trás, deixando-o com tendência sobresterçante (saía de traseira
em curvas). Dallara sempre foi melhor que a Ferrari no projeto básico, como provaria mais tarde no
Countach. |
Produzido por
quase duas décadas, até a chegada do Diablo, o Countach conservou
seu estilo mas não apresentou mais inovações como a marca lançava
nos anos 60 |
![]() |
Dallara havia se superado desta vez. O enorme V12 passava a ser longitudinal, mas o câmbio estava voltado para a frente do
carro, entre o motorista e o passageiro. Um eixo saía deste câmbio e, atravessando o cárter do motor, ia até o diferencial, junto às rodas traseiras. Ótima distribuição de pesos, baixo centro de gravidade. Nada era louco demais para a Lamborghini. |
![]() |
Outro
Lamborghini menos conhecido: o Jalpa, dos anos 80. A marca hoje produz
apenas o Diablo e pertence à Audi, ou seja, ao grupo Volkswagen |
Hoje a Lamborghini faz parte do Grupo Volkswagen, sendo operada pela Audi. Georges-Henry Rosseti a comprou de Ferruccio em 1972, pois este estava falido devido a problemas com as fábricas de
tratores. A empresa foi à falência novamente em 1979, depois que o contrato para projetar e produzir o BMW M1 foi por água abaixo
-- consta, porém, que este fantástico BMW, com desenho de Giugiaro, é obra de
Dallara, supostamente em uma consultoria a seu antigo empregador. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |