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Carros do Passado

Já o motor dos 230, de 2,3 litros a gasolina, resultava do aumento do diâmetro dos cilindros do 2,2 anterior. A potência passava a 105 cv no 230 básico (168 km/h), com dois carburadores Solex, e 120 cv no 230S (175 km/h), dotado de carburadores Zenith. Esta versão do motor seria oferecida como opção ao 230 básico um ano depois.

As barbatanas estavam presentes também na perua Universal, feita pela empresa IMA. Tinha suspensão com autonivelamento e opção de bancos adicionais no compartimento de bagagem

O mesmo ano de 1965 marcava uma inovação na linha, a perua produzida pela empresa belga IMA. Peruas para usos específicos, como ambulância e carro funerário, já eram construídas desde 1962 pelas alemãs Miesen e Binz a partir dos modelos 190 e 190D. Pouco antes da renovação da série Fintail em 1965, a marca encarregava a IMA de produzir uma perua com aprovação de fábrica, a Universal, que logo passava às novas versões 200, 200D, 230 e 230S.

As dimensões eram as mesmas dos sedãs, exceto pela altura 35 mm maior, enquanto o peso crescia em média 105 kg e as rodas passavam de 13 para 15 pol. Inovadora a seu tempo, embora tão comum hoje, era a oferta de banco traseiro rebatível e bipartido; outra, o sistema de nivelamento automático da suspensão traseira. Também opcional era um banco adicional no compartimento de bagagem, voltado para a traseira. Em 1966, porém, a empresa falia e a produção era encerrada.

Cupês e conversíveis, como este 300SE, sobreviveram por três anos após a substituição dos sedãs. A versão de topo tinha um seis-cilindros de 3,5 litros e 200 cv

No ano seguinte outra versão modificada era oferecida: o 200D alongado, desenhado pela Binz alemã e construído pela própria Mercedes, com sete lugares e entreeixos 650 mm maior, chegando a 3,35 metros. Também tinha suspensão com autonivelamento e recebia um terceiro banco no centro, rebatível e bipartido, mas o motor diesel de apenas 55 cv era claramente insuficiente para levar a pesada limusine. Fez mais sucesso entre taxistas e empresas que precisavam de muitos lugares para passageiros, como hotéis.

No Salão de Frankfurt de 1968 a Mercedes apresentava uma nova geração de sedãs, a série 200 ou plataformas W114 e W115 (leia história). Chegava o momento de aposentar -- após 972.833 unidades produzidas, das quais 387.263 com motor diesel -- os clássicos sedãs Fintail, após quase uma década cativando clientes por seu conforto, qualidade de construção e segurança.

Ficha técnica
_ 300SE (1961) 200D (1965) 230S (1965)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 6 em linha longitudinal, 4 em linha longitudinal, 6 em linha
Comando / válv. por cilindro no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 85 x 88 mm 87 x 83,6 mm 82 x 72,8 mm
Cilindrada 2.996 cm3 1.988 cm3 2.281 cm3
Potência máxima 160 cv a
5.000 rpm
55 cv a
4.200 rpm
120 cv a
5.400 rpm
Torque máximo ND
Alimentação Injeção mecânica Bosch Bomba injetora Bosch 2 carburadores Zenith
CÂMBIO
Marchas e tração manual ou automático / 4 marchas
(5 no 300SE manual) / traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco
Traseiros a disco a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira independente, semi-eixos oscilantes
DIREÇÃO
Assistência sim opcional
RODAS
Pneus 7,50 - 13 5,00 - 13 7,25 - 13
DIMENSÕES
Comprimento 4,875 m 4,73 m
Entreeixos 2,75 m 2,7 m
Peso 1.580 kg 1.450 kg 1.410 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 175 km/h 130 km/h 176 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 13 s 30 s 13 s
ND = não disponível

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