Já o motor dos 230, de 2,3 litros a gasolina, resultava do aumento do diâmetro dos cilindros do 2,2 anterior. A potência passava a 105 cv no 230 básico (168 km/h), com dois carburadores Solex, e 120 cv no 230S (175 km/h), dotado de carburadores Zenith. Esta versão do motor seria oferecida como opção ao 230 básico um ano depois. |
As barbatanas
estavam presentes também na perua Universal, feita pela empresa IMA.
Tinha suspensão com autonivelamento e opção de bancos adicionais no
compartimento de bagagem |
O mesmo ano de 1965 marcava uma inovação na linha, a perua produzida pela empresa belga IMA. Peruas para usos específicos, como ambulância e carro funerário, já eram construídas desde 1962 pelas alemãs Miesen e Binz a partir dos modelos 190 e 190D. Pouco antes da renovação da série Fintail em 1965, a marca encarregava a IMA de produzir uma perua com aprovação de fábrica, a Universal, que logo passava às novas versões 200, 200D, 230 e 230S. |
Cupês e
conversíveis, como este 300SE, sobreviveram por três anos após a
substituição dos sedãs. A versão de topo tinha um seis-cilindros
de 3,5 litros e 200 cv |
No ano seguinte outra versão modificada era oferecida: o 200D alongado, desenhado pela Binz alemã e construído pela própria Mercedes, com sete lugares e entreeixos 650 mm maior, chegando a 3,35 metros. Também tinha suspensão com autonivelamento e recebia um terceiro banco no centro, rebatível e bipartido, mas o motor diesel de apenas
55 cv era claramente insuficiente para levar a pesada limusine. Fez mais sucesso entre taxistas e empresas que precisavam de
muitos lugares para passageiros, como hotéis. |
|
© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |