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Carros do Passado

Em 1969 o GT 40 travou sua maior batalha em Le Mans. O carro pilotado pelo competente belga Jacky Ickx, que fez bonito também na Formula 1 e em ralis, passava a linha de chegada a apenas 120 metros do Porsche 908 de Hans Hermann, após uma disputa metro a metro que durou três horas. Foi uma corrida memorável e aqueles que estiveram presentes sempre comentam com entusiasmo. 

Além da Porsche, com os 908 e 917 que estreavam na prova, estavam presentes a Matra, com motores V12 de 3,0 litros, a Alpine, com V8 Renault-Gordini de mesma cilindrada, e a Ferrari, com dois modelos 312 P.

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O GT 40 Gulf de número 6, que teve belíssima atuação em Le Mans em 1969

Após as primeiras horas, o consumo de combustível dos Porsches era muito maior que o dos concorrentes, mas eles conseguiam manter a ponta. A primeira baixa foi de um 917 que se acidentou ainda na primeira volta, causando a morte do piloto John Woolfe, também dono da equipe que levava seu nome. No começo da noite o Matra estava em segundo e os GT40 vinham avançando com muita regularidade. Na madrugada os carros americanos já ocupavam o quarto e o quinto lugar; um 908 pegava fogo e abandonava.

No principio da manhã outro Porsche 917, de Vic Elford e Richard Attwood, tinha problemas e ia para os boxes. De volta à maratona, resistiu por pouco tempo. Depois outro 908, com problemas no câmbio, ia ao socorro da equipe. O único GT 40 que não enfrentou os avessos do circuito, de Ickx e Jackie Oliver, assumia a liderança. Em seu encalço vinha o 908 de Hans Herrman e Gérard Larrousse, visivelmente mais rápido.

O GT 40 com as cores da Gulf em Brands Hatch, em 1969: uma das últimas provas desta lenda das pistas

A disputa foi cinematográfica até a bandeirada final. Nunca, em 37 anos de provas neste circuito, havia acontecido algo parecido. As posições se alternavam com ou sem abastecimento nos boxes. Foi nervosa e muito atraente para o público. Vitória final, na quarta vez consecutiva, para o inesquecível Ford GT 40. Sua última competição do Mundial de Marcas e despedida das pistas foi em 1969, quando venceu mais uma vez a 12 Horas de Sebring, mas o campeonato ficou em mãos germânicas.

Ficha técnica
_ Mk I (1965) Mk IV (1967) Mk I Gulf (1968)
MOTOR
Posição e cilindros central, long., 8 em V central, long., 8 em V central, long., 8 em V
Comando e válv. por cilindro no bloco, 2 no bloco, 2 no bloco, 2
Diâmetro e curso 102 x 72,9 mm 108 x 96,1 mm 101,6 x 76,2 mm
Cilindrada 4.736 cm3 6.997 cm3 4.736 cm3
Taxa de compressão 12,5:1 10,5:1 ND
Potência máxima 390 cv a
7.000 rpm
500 cv 425 cv a
6.000 rpm
Torque máximo 45 m.kgf a
5.000 rpm
65 m.kgf a
5.000 rpm
54,7 m.kgf a
4.750 rpm
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira 4, traseira 4, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco a disco ventilado a disco ventilado
DIMENSÕES
Comprimento 4,191 m 4,343 m ND
Entreeixos 2,413 m 2,413 m ND
Peso 832 kg 1.000 kg 1.256 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 317 km/h 354 km/h 338 km/h
ND = não disponível      

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