A primeira Chief vinha em 1921, com motor de 1.000 cm3, depois ampliado para 1.200 na Big Chief de 1923. Neste ano a marca celebrava a fabricação da moto de número 250 mil. Embora com produção reduzida ao patamar de duas décadas antes, a Indian resistiu à queda da Bolsa em 1929 e, 11 anos depois, lançava os pára-lamas envolventes que se tornariam famosos. Em 1941 a Sport Scout era descontinuada. |
A Chief, com
motores 1.000 e 1.200, foi um sucesso que durou até depois da Segunda
Guerra. Este modelo 1947 traz os famosos pára-lamas envolventes |
A marca chegou a fornecer motos para as forças armadas de diversos países na Segunda Guerra: modelos Scout 500 (um tanto lentas, mas confiáveis), 750 (na verdade, Sport Scouts despotenciadas) e Chief 1.200 foram vendidos aos EUA, Canadá, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. Havia inclusive o modelo 841, com transmissão por
cardã, câmbio acionado por pedal e embreagem de mão, o oposto do usual nas
Indians. Mas a Harley-Davidson conseguiu contratos com maior volume e lucro por unidade, colocando a concorrente em sérias dificuldades. |
A 649 Scout de
competição de 1948: com a mudança de administração, modelos
bem-sucedidos da Indian eram descartados em favor de pequenas motos de
250 e 440 cm3 |
A nova linha utilizava tecnologia da Brockhouse inglesa, motores com válvulas no cabeçote, câmbio por pedal e embreagem
de mão -- mas sua qualidade de construção estava aquém do esperado. Em 1950 as áreas de fabricação e de vendas da Indian eram separadas e vendidas ao grupo também inglês Associated Motorcycles
Ltd. (AMC), que detinha as marcas AJS, Matchless, Norton, Royal Enfield e
Velocette. |
Em 1954 a
marca anunciava uma nova Indian (à esquerda), mas no ano seguinte a Em 1953 a Chief e seu V2 davam lugar a uma versão da Royal Enfield de 700 cm3, com pneus maiores, guidão largo e o logotipo Indian no tanque. Embora fosse uma moto eficiente e confiável como poucas inglesas, os fãs da marca americana aguardavam o lançamento de um novo modelo legítimo, o que não aconteceu. Em 1955 a linha
Indian consistia nas britânicas Tomahawk 500 e Trailblazer 700, de
dois cilindros, Woodsman 500 e Fire Arrow 250, ambas de um cilindro. Havia também um triciclo de 350 cm3, vendido para polícias e oficinas mecânicas.
Continua |
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