Best Cars Web Site
Carros do Passado

O Interlagos era um carro pequeno (apenas 3,78 metros de comprimento e 2,10 entre eixos, o mesmo do Porsche 356) e muito leve: apenas 535 kg na berlineta e 570 nas demais versões. Sua concepção mecânica era típica dos carros esporte da época, monobloco com estrutura tubular de aço, motor (dos Renaults Dauphine, Gordini e 1093) e tração traseiros, câmbio de quatro marchas e suspensão independente nas quatro rodas com molas helicoidais.

O primeiro Interlagos sai da fábrica exclusiva do modelo, no bairro paulistano do Brás. Ao volante, William Pierce, presidente da Willys-Overland do Brasil; a seu lado, Christian Heins, piloto e dirigente da pequena fábrica

Suas linhas harmoniosas logo conquistaram o público. A silhueta baixa, as formas suaves e arredondadas, os faróis circulares sob coberturas plásticas e as tomadas de ar atrás das portas conferiam-lhe um ar moderno e esportivo, inspirado em carros esporte renomados da época. Os pára-lamas traseiros da berlineta eram diferentes, com uma reentrância em curva atrás do arco de roda. O ângulo menos agradável das três versões era a traseira, com ampla grade (necessária para saída de ar do radiador) que destoava da pureza do estilo.

O interior deixava clara a concepção esportiva: bancos individuais anatômicos com encosto reclinável, bem baixos (deixando as pernas quase horizontais), volante de três raios com revestimento de madeira no aro. O painel incluía conta-giros, raro na época no Brasil, mas não os mostradores de pressão e temperatura do óleo e amperímetro, como na versão francesa. Atrás dos bancos havia um pequeno espaço para bagagem, em complemento ao porta-malas dianteiro e que podia apenas acomodar duas crianças em pequenos trajetos.

O conversível, que não existia no original francês, foi o primeiro nacional nessa configuração e mantinha o estilo suave e agradável das outras versões

Desempenho esportivo   Ao contrário do A 110 francês, que nasceria com o motor do Renault R8, de virabrequim de cinco mancais e 956 cm3 (que mais tarde seria o do Corcel, só que com 1,3 litro), o Interlagos aproveitava o propulsor do Dauphine, Gordini e 1093. De quatro cilindros em linha, refrigerado a água e com virabrequim apoiado em três mancais apenas, oferecia versões de 845, 904 e 998 cm3. Projetado para modelos familiares de desempenho modesto, não primava pela resistência. Continua

Em escala
Quem deseja ter uma miniatura do Interlagos terá de se contentar com as do Alpine A 110 francês, geração posterior à A 108 que originou o carro nacional. Mas são bastante semelhantes por fora, exceto pela traseira. A italiana BBurago oferece o A 110 1600 S em várias versões. Na escala 1/16 há as decorações Rally de Monte Carlo (à esquerda) e Tour de Corse (à direita).
Na 1/18, as cores azul e vermelho de 1971 -- oferecida na mesma escala também pela Maisto -- e amarela de 1973. No Brasil, a Solido fez uma miniatura do Interlagos na escala 1/43, a Rolly Toys produziu uma em 1/66 e a Brinquedos Estrela lançou uma carroceria desse Willys para o Autorama, brinquedo com pista de competição -- mas não existem mais há muito tempo.

Carros do Passado - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados