Para atingir a um público de poder aquisitivo menor, em 1972 a fábrica contou com a ajuda de Donald Healey, famoso pelo bem sucedido Austin-Healey, para a construção de um modelo novo. Veio então ao mercado um esportivo mais simples: um conversível de linhas convencionais mas atraentes, e de bom desempenho.

Com a cooperação de Donald Healy, autor de um bem-sucedido Austin, nascia um Jensen menor e mais acessível, mas de bom desempenho: chegava a 195 km/h com motor Lotus de 142 cv
Optou-se pelo motor Lotus de quatro cilindros, dois litros e 142 cv, com que alcançava 195 km/h e chegava a 100 km/h em cerca de 10 segundos. A intenção era atingir o mercado norte-americano, por isso já contava com pára-choques maiores e mais salientes. Também tinha belas rodas de alumínio.

A alta cúpula da Jensen Motor, porém, não estava se entendendo bem. Havia disputa pela posse da empresa. A crise do petróleo que se seguiu em 1973 também afetou as vendas de um carro caro e luxuoso como o Interceptor. Por causa destes fatores a fábrica encerrou suas atividades em 1976.
Admiradores da marca tentam ressuscitá-la com o belo roadster S-V8, com motor Ford de 4,6 litros. Pode ser um novo capítulo na história da Jensen
Mais de duas décadas depois, investidores britânicos, admiradores da marca, resolveram apostar no famoso nome Jensen e relançar a marca com o S-V8. Trata-se de um novo conversível, um autêntico e agressivo roadster. Suas linhas lembram o C-V8. O Ford fornecerá o motor V8 de 4,6 litros com 32 válvulas que equipa o Mustang Cobra e sua velocidade máxima está estimada em 260 km/h.

Pode ser a ressurreição de uma marca que se notabilizou pela sofisticação, esportividade e avanço tecnológico.
Em escala
Não faltaram fabricantes de miniaturas para estes belos automóveis. A Enco fez belíssimas miniaturas na escala 1/43. Fez na cor azul metálica o Jensen Interceptor Convertible, o Saloon, o Coupé e o modelo FF. Além da Enco, a Dinky e a Politoys também fizeram na escala 1/43. O famoso produtor Corgi, na série Junior, fez na escala 1/65.
Ficha técnica básica
Interceptor 6.300
MOTOR - longitudinal, 8 cilindros em V; comando de válvulas no bloco; 2 válvulas por cilindro. Cilindrada: 6.300 cm3. Taxa de compressão: 8,5:1. Um carburador de corpo quádruplo. Potência máxima bruta: 330 cv.
CÂMBIO - manual, 4 marchas, ou automático Torqueflite (modelo FF); tração traseira.
FREIOS - a disco nas quatro rodas.
RODAS - 15 pol; pneus, 6,70 x 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,76 m; largura, 1,75 m; altura, 1,35 m; capacidade do tanque, 72 l; peso, 1.680 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 219 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 7,3 s (Interceptor 6.300); 228 km/h, 6,7 s (FF 6.300); 239 km/h, 6,9 s (SP 7.200).

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