O motor V8 de 460 pol3
(cerca de 7,5 litros) gerava apenas 224 cv brutos
-- pouca potência considerando o tamanho do motor, em função de novas
normas federais de controle de emissões e consumo. Sua aceleração era lenta, fazendo de 0 a 60 mph em 17,8 s, mas isso não impediu seu sucesso: vendido por um preço bastante atraente, se comparado aos rivais europeus, o Mark IV teve produção anual média de 50 mil unidades. |
O Mark V de
1978, aqui na versão Cartier, perdia 226 kg mas era menos potente, A quinta geração, ou Mark V, surgia em 1978. Menor e 226 kg mais leve, era vítima do processo de redução de tamanho
(downsizing) do final dos anos 70 e início dos 80. O motor continuava o mesmo, mas tinha potência ainda mais reduzida, 210 cv
brutos. Mais tarde a Ford adotaria um motor
de 400 pol3 (6,5 litros) com apenas 179 cv brutos. Embora menor que seu antecessor, o Mark V é considerado o último dos Continentals
full-size, ou de grande porte. |
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Em 1983 vinha o Mark VII e a inovadora suspensão pneumática, enquanto o motor 302 V8 dava conta do recado em função do menor peso |
O modelo seguinte -- Mark
VII, em 1983 -- trazia desenho totalmente novo e era ainda mais
compacto, oferecido apenas como cupê. O motor 302 V8 desenvolvia 140 cv
líquidos de potência. Ainda era um carro luxuoso e, devido ao menor peso, tinha bom desempenho.
Inovação era a suspensão pneumática. Em 1986 passava a dispor de injeção eletrônica seqüencial. |
Mais recente geração, o Mark VII de 1995 ganhou moderno motor V8 de 32 válvulas, garantindo desempenho digno de trazer o Continental ao terceiro milênio | ![]() |
Depois do fraco período dos anos 80, em 1995 a Ford apresentou o Mark VIII. Com novo desenho, linhas mais modernas e oferecido nas versões cupê e sedã, o novo Continental ganhou moderno motor V8 transversal, de comando no cabeçote e 32 válvulas, que gerava 232 cv
líquidos (mais tarde aumentados para
275 cv) e permitia ótimo desempenho.
O Lincoln Continental de oitava geração fez justiça ao nome e foi muito bem
recebido pelo público americano, sendo considerado um carro digno de trazer a Lincoln e o notório nome Continental ao século XXI. |
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