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Carros do Passado

No ano seguinte vinha o Pantera GT5, com aerofólio traseiro inspirado no do Lamborghini Countach, spoiler frontal, pára-lamas alargados e, claro, mais potência: 350 cv a 6.000 rpm, com torque de 46 m.kgf. De 0 a 96 km/h bastavam 5,5 segundos. Em 1981 a revista Popular Mechanics comparava a versão GTS a outros 15 grandes carros esporte e o declarava vencedor por larga margem. Em aceleração rivalizava com BMW M1 (de US$ 115 mil), Countach (US$ 116 mil) e Ferrari 512 BB (US$ 100 mil), mas custava bem menos, US$ 60 mil. Em 1985 chegava o GT5-S, com revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado mais eficiente, uma reestilização frontal e novos pára-lamas.

No GT5, o destaque era o aerofólio traseiro inspirado no do Lamborghini Countach. Os pára-lamas cresciam ainda mais e o motor V8 chegava a 350 cv

Em 1990 uma remodelação por Marcello Gandini, autor de vários Lambos como o Diablo, conferia um ar mais leve ao Pantera 2, que adotava um chassi tubular em vez do monobloco, freios Brembo e rodas de 17 pol com pneus 235/45. Um câmbio Getrag de seis marchas vinha depois. O motor 351 cedia seu lugar ao 302 (4,95 litros) com injeção eletrônica, catalisador e, ainda assim, 305 cv. Três unidades foram convertidas para targa, em que parte do teto podia ser removida.

Seis anos depois o Pantera saía de produção, encerrando uma carreira de mais de 25 anos -- embora bastante tímida em seus últimos tempos -- e somando em torno de 9.000 unidades.

Em 1990 vinha uma ampla reestilização, um chassi tubular e motor de 5,0 litros e 305 cv; o Pantera 2 duraria mais seis anos
Ficha técnica
_ Pantera
(1972)
Pantera GT5
(1984)
Pantera 2
(1991)
MOTOR
Posição e cilindros central-traseiro, longitudinal, 8 em V
Comando e válv. por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 101,6 x 89 mm 101,6 x 76,2 mm
Cilindrada 5.763 cm3 4.949 cm3
Taxa de compressão 10,7:1 8,2:1 10,5:1
Potência máxima 310 cv a
5.400 rpm
350 cv a
6.000 rpm
305 cv
Torque máximo 52,5 m.kgf a
3.400 rpm
46 m.kgf a
3.800 rpm
46,3 m.kgf
Alimentação Carburação quádrupla Injeção
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente, braços sobrepostos
RODAS
Pneus dianteiros 185/70 R 15 ND 235/45 R 17
Pneus traseiros 215/70 R 15 ND 235/45 R 17
DIMENSÕES
Comprimento 4,25 m 4,27 m 4,31 m
Entreeixos 2,49 m 2,48 m
Peso 1.430 kg 1.475 kg 1.500 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 240 km/h ND 235 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7 s 5,5 s ND
Dados de desempenho aproximados; ND = não disponível

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