Evolução   Foi bem-sucedido nos ralis, tornando-se campeão nas estradas poeirentas logo em 1982, mas no ano seguinte era superado pelo Lancia 037 de tração traseira, o que levou os engenheiros da Audi de volta às pranchetas. Em fevereiro de 1984 nascia o Quattro Sport, uma versão evoluída: motor com bloco também em alumínio (22,7 kg mais leve que o anterior), turbo KKK de maior capacidade, taxa de compressão mais elevada, cabeçote de duplo comando e quatro válvulas por cilindro.

O painel do Quattro Sport, com instrumentos adicionais em posição elevada e o bloqueio dos diferenciais na parte inferior, próximo ao console. A aparência lembra muito os VW da década de 80

Seu entreeixos fora reduzido em 32 cm -- sua característica mais estranha, pois as rodas ficavam lateralmente muito próximas umas das outras, o oposto do que se faz hoje --, e de um quatro-lugares confortável passava a ser um 2+2 com reservas. As versões de rua ficavam em 300 cv de potência e 33,5 m.kgf de torque, o bastante para atingir velocidade máxima de 250 km/h. Mas nos ralis o Sport atingia até 500 cv e acelerava de 0 a 100 km/h em cerca de 4 s.

A carroceria usava fibra de carbono, alumínio e fibra-de-vidro em profusão, sobre um monobloco em aço similar ao do Quattro anterior. As rodas de 9 x 15 pol recebiam pneus 235/50 VR 15 e os freios a disco ventilado possuíam sistema antitravamento (ABS), que podia ser desligado se o motorista desejasse.

Apesar da estranha aparência, em função da distância entre eixos reduzida em 32 cm, o Quattro Sport é respeitado e cobiçado no mundo todo pelos especialistas

Apenas 214 unidades desta exclusiva versão foram produzidas -- para homologação no Grupo B do Anexo J ao Código Desportivo Internacional --, muitas delas para uso em competição. Foram vendidas 164 a consumidores, 19 eram carros de teste da fábrica, 20 foram enviados a competições, 5 utilizados para peças sobressalentes e os 6 restantes estão com funcionários da Audi e em coleções particulares. Os carros de peças sobressalentes, porém, nunca foram usados pelo departamento de competição da Audi e foram vendidos ao público em 1988.

O Sport foi campeão de rali em 1984 e faturou o de San Remo no ano seguinte, sua última vitória porque a concorrência passou a correr com supercarros aptos a enfrentá-lo. Graves acidentes levaram ao fim do Grupo B e à retirada da Audi da modalidade, tornando o Quattro Sport uma peça de coleção.

Para ler


Audi Sport Quattro Book, de Jurgen Lewandowski: edição limitada de 2.500 cópias, em inglês e alemão, com 160 páginas, várias ilustrações, lista dos Quattros Sport e resultados de competições. Sem dúvida o mais raro livro sobre o Sport, com cópias avaliadas em US$ 700 em sites de leilão



Rally Library - Audi Quattro, de Graham Robson: 68 páginas,  descreve a trajetória do Quattro nos principais ralis entre 1980 e 1984


Audi Quattro, de Alan Henry: 156 páginas, muitas fotos de ralis, a história dos sistemas de tração integral anteriores ao Quattro, seu desenvolvimento, testes dos cupês, versões especiais e dados técnicos



Audi Sport - World of Rallying, de Martin Holmes: os Mundiais de Rali de 1983 e 1984, depoimentos dos campeões Hannu Mikkola e Stib Bloomquist; a revolução da tração integral nos ralis, cobertura da Pikes Peak


Audi Quattro, the development and competition history, de Jeremy Walton: completo livro técnico disputado a tapas pelos fanáticos por Audi Quattro, com detalhes exclusivos dos modelos de competição até 1984, depoimentos de Benzinger, Piëch e outros engenheiros responsáveis



Audi - Kimberley's Rally Team Guide No. 1, de Klaus Buhlmann: detalhes dos Quattros de rali de 1981 a 1984, muitas fotos e especificações
Ficha técnica
_ Quattro (1980) Quattro Sport (1984)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 5 em linha longitudinal, 5 em linha
Comando e válv. por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 79,3 x 86,4 mm 79,3 x 86,4 mm
Cilindrada 2.133 cm3 2.133 cm3
Taxa de compressão 7:1 8:1
Potência máxima 200 cv a 5.500 rpm 300 cv a 6.800 rpm
Torque máximo 29 m.kgf a 3.000 rpm 33,5 m.kgf a 4.500 rpm
Alimentação Injeção multiponto, turbocompressor Injeção multiponto, turbocompressor
CÂMBIO
Marchas e tração 5, integral 5, integral
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado /
a disco
a disco ventilado
RODAS
Pneus 205/60 R 15 H 235/50 R 15 V
DIMENSÕES
Comprimento 4,526 m 4,16 m
Entreeixos 2,535 m 2,224 m
Peso 1.330 kg 1.273 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 215 km/h 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,5 s 4,9 s
Dados do fabricante

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