Best Cars Web Site
Carros do Passado

A produção maior era do quatro-portas. Podia ser adquirido com a carroceria em dois tons, pneus de faixa branca e equipamentos sofisticados como telefone, geladeira, televisão. Os vidros, a regulagem dos bancos -- que mais pareciam poltronas de reis --, o acionamento da antena e do rádio utilizavam controle elétrico. Exceção era a regulagem dos retrovisores, manual. Foram fabricados 16.717 sedãs Silver Shadow I entre 1965 e 1977.

O charmoso conversível Corniche, derivado do Silver Shadow, manteve-se até 1987

Em março de 1977, o modelo mais longo passava a ser chamado de Silver Wraith (espectro prateado) II, nome já utilizado numa versão fabricada entre 1946 e 1959. No mesmo ano aparecia a fase II, com poucas modificações: pára-choques mais modernos, sem garras de proteção e maiores, um discreto spoiler dianteiro e faróis de longo alcance. De 1977 a 1980 foram fabricados 8.425 Silver Shadow II e 2.145 Silver Wraith II.

O Bentley T-Series Standard, lançado em outubro de 1965, era idêntico ao Rolls exceto pela grade do radiador, que não tinha a estatueta e não era feita artesanalmente. Em 1980 o Silver Shadow cedia o lugar ao Silver Spur, mais moderno, mas que herdava o ar aristocrático do antecessor. Nesse ano a RR se associava à Vickers, empresa aeronáutica renomada no mundo inteiro.

Depois do pouco sucesso do Shadow cupê, a Rolls criou a versão fechada do Corniche

Em 1987, seu último ano, o Corniche ainda foi considerado uma das estrelas do 2º. Festival do Conversível e da Moda. Nesse ano eram produzidos -- junto com seu irmão gêmeo, o Bentley Continental -- 300 exemplares, sendo 80 % destinados ao mercado norte- americano. À época já era equipado com freios antitravamento ( ABS) e carburador Solex de corpo quádruplo. Fontes fidedignas informavam que ele era ligeiramente mais potente que o sedã.

O Silver Shadow foi o responsável pela entrada da Rolls na idade moderna do mundo automobilístico. E se aposentou com toda a pompa.

Em escala
A Matchbox inglesa fez os dois modelos nos anos 60 e 70. O Silver Shadow (foto) vinha na cor bordô e o Corniche em dourado com bancos marrom. Muito bonitos, mediam 75 mm e a tonalidade da pintura seguia os padrões do carro original. Ficaram no catálogo durante anos.
Ficha técnica
Silver Shadow 1976
MOTOR - longitudinal; 8 cilindros em V; comando no bloco, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 104,1 x 99,1 mm. Cilindrada: 6.745 cm3. Taxa de compressão: 8:1. Dois carburadores horizontais. Potência e torque máximos não divulgados.
CÂMBIO - automático, 3 marchas; tração traseira.
SUSPENSÃO - dianteira e traseira, independentes.
FREIOS - dianteiros e traseiros, a disco.
RODAS - pneus 205 VR 15.
DIMENSÕES - comprimento, 5,17 m; largura, 1,8 m; altura, 1,51 m; entreeixos, 3,05 m; capacidade do tanque, 109 l; peso, 2.100 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 190 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 11 s.

Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados