Pronto o desenho, foram construídos os protótipos. As primeiras 15 Vespas deixaram a fábrica da Piaggio em abril de 1946. Seu motor de 98 cm³ tinha apenas 3 cv de potência a 4.500 rpm e velocidade final em torno de 60 km/h, bons níveis para a época e o tamanho do propulsor. |
Acessórios
como porta-bagagens e pára-brisa eram muito adicionados à motoneta.
O motor de 125 cm3 e 4,7 cv de potência logo substituiu o inicial de
98 cm3 e apenas 3 cv |
![]() |
A Vespa logo caiu no gosto do consumidor e
seu sucesso foi absoluto. Outros veículos foram criados utilizando a mesma proposta, mas não alcançaram o mesmo
êxito que o original. Para tanto, a Piaggio não contou apenas com o carisma que o veículo obteve: montou uma completa rede de assistência técnica em todo o território italiano e proporcionou cursos na fábrica para mecânicos. |
![]() |
As versões GS,
ou Gran Sport, marcaram época, como esta GS 160 lançada em 1962.
Observe a roda dianteira presa apenas pelo lado direito e as
condições de "segurança" usuais na época... |
Em 1948 uma nova motorização de 125 cm³ e
4,7 cv de potência era lançada, e com ela, algumas revisões tecnológicas que se encontram até hoje nos veículos em produção. A mais visível ficava por conta do assoalho em lugar das duas placas de apoio para os pés. Também eram
adotados suspensão na roda traseira, pára-lama dianteiro e pequenas alterações na "carroceria". A velocidade máxima chegava a 75 km/h. |
A família
passeia unida, em Vespas de diferentes cilindradas, também nos anos
70. A imagem de liberdade e descontração esteve sempre presente na
propaganda da Piaggio |
![]() |
A pequena versão de 50 cm³, a última desenvolvida por D'Ascanio,
vinha em 1964. No ano seguinte aparecia a SS 180, de 10 cv, seguida
pelas versões Super Sprint 90 (1966), Primavera 125 (1968) e Elestart
50, com motor de partida elétrico (1970). Finalmente, em 1978, a família PX -- com as versões de 125, 150 e 200 cm³ que estão em produção até hoje. O maior dos motores desenvolvia 12,35 cv e chegou a ser oferecido no mercado norte-americano, na versão
Rally. Um câmbio automático foi lançado em 1984, sendo o manete de
embreagem agora destinado ao freio traseiro. |
![]() |
A versão Rally
200 chegou a ser vendida no mercado americano. Seu motor de 12,35 cv
seria empregado no modelo brasileiro dos anos 80 |
A Piaggio tentou repetir seu êxito com
scooters -- patinetes, em inglês -- modernos: a Cosa em 1987, a Sfera em
1990 e a mais recente ET4 125, em 1997. Apesar de práticos, são apenas mais modelos repletos de plástico em
um mercado saturado de opções, sem a essência de sua antecessora. |
Motos - Página principal - e-mail © Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |