Os demais motores são mais convencionais. A Renault optou por quatro válvulas por cilindro, solução que lhe rende a maior potência do grupo: 107 cv (não 110;
saiba mais), contra 102 da GM, 101 da VW e 95 da Ford. Já a maior cilindrada do Corsa assegura-lhe o maior torque: generosos 16,8 m.kgf a apenas 2.800 rpm, ante
15,2 m.kgf a 4.250 rpm do Clio, 14,3 m.kgf a 3.250 rpm do Polo e modestos 12,64 m.kgf a 4.250 rpm do Fiesta. As sensações ao dirigir correspondem aos valores citados, com o GM se destacando nas baixas rotações e o Renault nas altas. |
![]() |
Superalimentar o pequeno
motor de 1,0 litro foi boa opção da Ford em termos de suavidade, mas
o desempenho do Fiesta não convence: é mais fraco que os demais, em
especial nas rotações mais baixas |
Pelos números dos fabricantes, o Clio vence em velocidade máxima (190 km/h, ante 180 do Polo, 179 do Corsa e 176 do Fiesta) e aceleração de 0 a 100 km/h (9,4 s, bem melhor que os 10,9 do Corsa, 11,4 do Polo e 13,3 do Fiesta). Já no consumo as marcas divulgadas pela VW são as melhores: 11,9 km/l na cidade e 17,4 na estrada, contra 11/16,5 do GM e do Renault (curiosamente empatados) e 11,8/15,5 do Ford. |
Na média em
torque e potência, o Polo transmite grande agilidade, mas cobra seu
preço na estrada: o câmbio -- de engates excelentes -- curto demais
resulta em nível de ruído bem acima do ideal |
![]() |
No Clio e no Polo esse fator já piora bastante, e no
Corsa chega a um nível lamentável, que se reflete com clareza em seu funcionamento. O motor GM 1,8 é bastante áspero, parecendo ser forçado em regimes acima de 3.500 rpm. A sensação de que algo está errado com o motor é percebida por motoristas e até passageiros sem conhecimento técnico, como pudemos constatar na avaliação. A situação só não é mais crítica porque o alto torque e as marchas longas levam ao uso de baixas rotações a maior parte do tempo. |
![]() |
Líder em potência após o
recente aumento para 107 cv, o Clio tem as melhores marcas de
desempenho, como 190 km/h de máxima. Os engates do câmbio são um
ponto fraco |
Aspereza é uma coisa, ruído é outra. E quando se fala em ruído vêm logo à mente as relações de marcha curtas demais do Polo, uma lamentável decisão da VW que se alastrou por diversos de seus modelos, deixando saudades do silêncio com que o Gol 1,8 da primeira geração (até 1994) trafegava em velocidades de viagem, como 120/130 km/h. Nesse ritmo o Polo supera 4.000 rpm e transmite a
clara sensação de "pedir marcha", percebida -- mais uma vez -- até pelo motorista menos interessado em engrenagens de câmbio. |
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados