Embora bem-acabado, o interior do Corsa envelheceu. Banco do motorista pode ter regulagem de altura, mas a posição dos pedais incomoda |
Agradam no Courier os retrovisores externos mais amplos, a tampa da caçamba de rápida remoção e os repetidores de luzes de direção nos pára-lamas. No Strada, o volume atrás dos bancos (300 litros, segundo a Fiat) onde se transportam cargas mais protegidas, o teto solar (de comando manual e removível) e o ajuste elétrico dos faróis. Corsa e Saveiro vêm com faixa degradê no pára-brisa, ausente dos demais. |
Há diferenças importantes entre os motores. Só o Saveiro tem 1,8 litro e montagem longitudinal, menos eficiente; o Strada é o único de duplo comando e 16 válvulas; apenas o Courier adota acionamento roletado das válvulas (saiba como funciona). Assim, a potência varia de 92 cv (Corsa) a 106 cv (Strada) e o torque máximo de 13 m.kgf (Corsa) a 15,4 e 15,5 m.kgf (Strada e Saveiro). |
Reformulado no ano passado, o painel do Saveiro ganhou iluminação azul, que não facilita a leitura; controles elétricos de vidros estão em má posição, acima do rádio -- nos demais vêm nas portas |
Como se espera pelos números,
o Fiat acelera melhor (seguido pelo Corsa, uma surpresa)
e tem maior velocidade máxima (segue-se o Courier). O
Saveiro empata com o Courier em último na aceleração e
perde em velocidade. Já em consumo, vantagem para o Ford
em cidade, quase empatado com o GM, e para o Corsa em
estrada, seguido pelo Courier -- sempre com base nos
dados dos fabricantes. Dirigi-los mostra experiências também diversas. Bem mais alto, o Strada passa melhor por lombadas, irregularidades e até por um fora-de-estrada moderado, o que Corsa e Saveiro devem evitar pelos pneus de série 60. Estes, por outro lado, beneficiam a estabilidade em asfalto -- o Courier fica em um meio-termo. |
Aparência e conforto convencem na cabine do Courier, além do prático painel recuado diante do passageiro. Mas poderia vir de fábrica com toca-CD, como Strada e Saveiro |
O VW
adota suspensão traseira de eixo de torção, como no
Gol: eficiente, mas o eixo rígido com molas parabólicas
dos outros três parece mais robusto para o transporte de
carga. Courier e Saveiro podem transportar 700 kg (motorista
incluído), o Strada de cabine estendida 685 kg e o Corsa
600 kg. |
Posição de dirigir agradável no Fiat, assim como no Ford, e exclusivo ajuste elétrico dos faróis. Podem melhorar o acabamento e o ar-condicionado |
Freios,
direção e câmbio operam sem surpresas nestes picapes.
O Strada tem a direção assistida mais rápida, o que
agrada; só no Courier o engate da marcha a ré é direto,
sem anel-trava ou apertar a alavanca para baixo. O
Saveiro comprova que os tradicionais câmbios VW não são
mais os mesmos em maciez e precisão e fica devendo
freios dianteiros a disco ventilados, importantes em um
utilitário. |
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