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Comparativo
Embora bem-acabado, o interior do Corsa envelheceu. Banco do motorista pode ter regulagem de altura, mas a posição dos pedais incomoda 
Agradam no Courier os retrovisores externos mais amplos, a tampa da caçamba de rápida remoção e os repetidores de luzes de direção nos pára-lamas. No Strada, o volume atrás dos bancos (300 litros, segundo a Fiat) onde se transportam cargas mais protegidas, o teto solar (de comando manual e removível) e o ajuste elétrico dos faróis. Corsa e Saveiro vêm com faixa degradê no pára-brisa, ausente dos demais.
Mecânica, comportamento e segurança

Há diferenças importantes entre os motores. Só o Saveiro tem 1,8 litro e montagem longitudinal, menos eficiente; o Strada é o único de duplo comando e 16 válvulas; apenas o Courier adota acionamento roletado das válvulas (saiba como funciona). Assim, a potência varia de 92 cv (Corsa) a 106 cv (Strada) e o torque máximo de 13 m.kgf (Corsa) a 15,4 e 15,5 m.kgf (Strada e Saveiro).

Reformulado no ano passado, o painel do Saveiro ganhou iluminação azul, que não facilita a leitura; controles elétricos de vidros estão em má posição, acima do rádio -- nos demais vêm nas portas
Como se espera pelos números, o Fiat acelera melhor (seguido pelo Corsa, uma surpresa) e tem maior velocidade máxima (segue-se o Courier). O Saveiro empata com o Courier em último na aceleração e perde em velocidade. Já em consumo, vantagem para o Ford em cidade, quase empatado com o GM, e para o Corsa em estrada, seguido pelo Courier -- sempre com base nos dados dos fabricantes.

Dirigi-los mostra experiências também diversas. Bem mais alto, o Strada passa melhor por lombadas, irregularidades e até por um fora-de-estrada moderado, o que Corsa e Saveiro devem evitar pelos pneus de série 60. Estes, por outro lado, beneficiam a estabilidade em asfalto -- o Courier fica em um meio-termo.
Aparência e conforto convencem na cabine do Courier, além do prático painel recuado diante do passageiro. Mas poderia vir de fábrica com toca-CD, como Strada e Saveiro

O VW adota suspensão traseira de eixo de torção, como no Gol: eficiente, mas o eixo rígido com molas parabólicas dos outros três parece mais robusto para o transporte de carga. Courier e Saveiro podem transportar 700 kg (motorista incluído), o Strada de cabine estendida 685 kg e o Corsa 600 kg.

Por isso, todos são menos confortáveis em piso irregular que os carros de que derivam. Mas a menor capacidade do GM não representa maior conforto em função de entreeixos bem mais curto. As maiores caçamba são do Ford e do VW. Falta ao Corsa revestimento interno, enquanto o Strada e o Saveiro Summer oferecem cobertura marítima -- que além da proteção melhora a aerodinâmica.

Posição de dirigir agradável no Fiat, assim como no Ford, e exclusivo ajuste elétrico dos faróis. Podem melhorar o acabamento e o ar-condicionado

Freios, direção e câmbio operam sem surpresas nestes picapes. O Strada tem a direção assistida mais rápida, o que agrada; só no Courier o engate da marcha a ré é direto, sem anel-trava ou apertar a alavanca para baixo. O Saveiro comprova que os tradicionais câmbios VW não são mais os mesmos em maciez e precisão e fica devendo freios dianteiros a disco ventilados, importantes em um utilitário.

Exclusivos do Fiat são os freios com sistema antitravamento (ABS) e de distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD), opcionais. Mas todos eles podem vir com duas bolsas infláveis e têm bons faróis -- com
duplo refletor no Saveiro e no Strada, este o único sem a tecnologia de superfície complexa. Continua

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