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O 325i é mais uma vez referência nesses aspectos: os alemães acertaram em cheio na definição de cargas, com molas macias para um rodar suave e amortecedores firmes, que contêm as oscilações. Claro que o pequeno balanço dianteiro concorre para que a frente não raspe ao cruzar lombadas, mas isso não diminui o mérito da engenharia da BMW: é um importado de luxo que passa por esses tormentos tupiniquins com mais compostura que muito carro nacional.

Clique para ampliar a imagem Os dois são muito bem-equipados em segurança, com bolsas infláveis frontais, laterais e do tipo cortina. O 156 ganhou controle de estabilidade...

O Alfa 2003 passa a trazer de série o VDC (Vehicle Dinamic Control, controle dinâmico do veículo), um controle de estabilidade com a peculiaridade de atuar apenas em situação-limite. Na avaliação foi possível notar como ele pouco interfere ao dirigir com vigor, não afetando o divertimento de motoristas mais habilidosos. Tanto é que não foi previsto botão para desligá-lo, o que existe apenas para o controle de tração.

Os freios se equivalem entre os concorrentes, com potência mais que suficiente e a segurança do sistema antitravamento (ABS). O Alfa traz ainda assistência adicional em emergências, e o BMW, discos traseiros ventilados e todos eles com maior diâmetro. Também possui direção mais leve em baixa velocidade e menor diâmetro de giro (10,5 contra 11,6 m). Ambos a mantêm precisa em alta, mas a do 156 impressiona pela relação baixa -- que não é informada, mas se pode imaginar pela rapidez do comando e pelas apenas 2,2 voltas entre batentes.

...mas os freios do 325i são mais potentes. Também agrada mais pela direção, leve em baixa velocidade e com maior esterçamento, e pelos retrovisores biconvexos
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Ainda em segurança ativa, vale citar os retrovisores externos biconvexos (solução a ser imitada) e de formato mais funcional no BMW. Faróis com duplo refletor de superfície complexa, unidades dianteiras e traseira para neblina (no 325i esses faróis são superelipsoidais, muito eficientes) e repetidores de luzes de direção nos pára-lamas são comuns aos dois. Nenhum oferece lâmpadas de xenônio, que a marca alemã restringe ao 330i e a italiana preferiu não incluir no pacote para o Brasil.

Para a proteção dos passageiros em colisões, ambos têm bolsas infláveis frontais (no 156 a do passageiro pode ser desativada), laterais e do tipo cortina, um pacote apreciável. Mas o BMW fica devendo o cinto de três pontos e o encosto de cabeça do quinto passageiro, falhas lamentáveis. Continua

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