Conflito entre nações Um francês, outro japonês, dois médio-grandes na |
|
No Primeiro Mundo eles são meros carros familiares; aqui, opções refinadas, quase sempre escolhidas por executivos de certo escalão. Qualquer um deles substitui bem o saudoso Omega nacional, que em 1998 cedeu lugar ao modelo importado, hoje vendido a
mais de R$ 110 mil. Falamos de dois sedãs médio-grandes diferentes na procedência e no perfil, mas próximos em um fator fundamental: preço. |
O estilo
moderno, quase futurista, atrai as atenções para o C5, que disfarça
sua configuração cinco-portas com o porta-malas relativamente
saliente |
![]() |
Valores à parte, como são os carros deste comparativo inédito? Tratam-se de sedãs com porte médio-grande, três volumes, entreeixos de 2,75 (C5) e
2,71
metros
(Accord), tração dianteira e motor transversal de quatro cilindros.
Apesar
da maior cilindrada do Honda (2,3 ante 2,0 litros), sua potência é apenas 12 cv maior que a do Citroën e o torque é muito próximo. Em contrapartida, as diferenças estão por toda parte, dos conceitos de suspensão às tendências de estilo -- o que só torna o confronto mais estimulante. |
Concepção
e estilo
A origem do C5 é conhecida, por ser um carro bem presente em nossas páginas (veja
comparativo com o Passat V6 e avaliação da Break
2,0). Lançado no Salão de Paris de
2000 como sucessor do Xantia, chegou um ano depois ao Brasil, onde assumiu a posição de topo na oferta da marca, em vista do encerramento da importação do XM. |
![]() |
No Accord, o perfil
clássico de um três-volumes, com uma dose algo exagerada de
tradicionalismo: um modelo de 1997 que parece mais antigo |
O nome Accord é bem mais antigo: lançado em
1976, o sedã japonês está na sexta geração -- e a sétima já foi apresentada, tanto
a versão para os EUA quanto aquela a
ser vendida na Europa e Japão. A atual chegou ao mercado americano em
1997, sendo oferecida aqui no ano seguinte. Portanto, o Honda está três
anos defasado diante do concorrente, o que explica em boa parte a diferença de estilos. |
Avaliações - Página principal - e-mail
Data de publicação deste artigo: 12/11/02
© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados