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Há no Civic maçanetas internas mais visíveis à noite (em tom brilhante), apoio bem definido para o pé esquerdo, dois hodômetros parciais e uma prática chave de travamento central das portas, bem à mão do motorista. O Marea rebate com aviso sonoro de excesso de velocidade, indicador da temperatura externa, travamento automático das portas ao rodar, apoio de braço central no banco traseiro, buzina dupla (a do Civic é monotonal, um tanto estridente) e ajuste do intervalo do limpador de pára-brisa.

Clique para ampliar a imagem Mesmo perdendo para o velho Tempra e para o irmão menor, o Siena, o porta-malas do Marea tem maior capacidade: 430 litros, ante 402 do oponente

Os carros são equivalentes em espaço interno, aptos a levar quatro adultos e uma criança com certo conforto. Mas a Honda conseguiu mais espaço para as pernas no banco traseiro -- mérito da distância entre eixos 8 cm maior -- e adotou interessante assoalho plano na traseira, sem o ressalto habitual no centro, embora não seja o primeiro no Brasil (leia boxe abaixo). Mesmo assim, o passageiro do meio fica mal acomodado em ambos, pela própria conformação do banco, e no Civic o assento é baixo, deixando as pernas mais encolhidas.

O porta-malas do Marea não é dos maiores, 430 litros, perdendo bem para seu antecessor Tempra e para o sedã pequeno da marca, o Siena. Ainda assim vence o Civic e seus modestos 402 litros, longe do ideal para a bagagem de cinco pessoas. Concorre para essa escassez o estepe de tamanho normal usado no Brasil pela Honda, mais largo que o do projeto original. Isso exigiu a colocação de enchimentos de isopor para evitar que o assoalho ficasse desnivelado.

Os 8 cm adicionais na distância entre eixos refletem-se em maior espaço para as pernas no Civic, mas os dois carros são mais adequados a quatro adultos apenas
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No Fiat o estepe também vem por dentro -- e possui roda de alumínio, como as demais do carro, ao contrário do concorrente. Embora o banco traseiro seja bipartido (60/40) em ambos, no Honda o assento é inteiriço, o que dificulta a combinação de carga e passageiros. Um pormenor que às vezes faz diferença: por sua origem japonesa, o Civic tem o bocal de abastecimento do lado "errado", o esquerdo, o que exige hábito.

Mecânica, comportamento e segurança   A Honda é reconhecida por seus motores de alto rendimento, como o vigoroso 1,6-litro de 160 cv (100 cv/l com aspiração natural) do Civic VTi importado anos atrás. Hoje a tendência é de reduzir a potência específica, de modo a ganhar torque em baixa rotação, e o 1,7-litro hoje adotado no Civic EX é um bom exemplo. Os 130 cv obtidos com o comando de válvulas variável V-TEC resultam em 78 cv por litro, pouco mais que no motor de 1,75 litro do Brava HGT e Marea SX, por exemplo. Continua

Assoalho plano: não o primeiro
Ao contrário do que a Honda anuncia em sua publicidade, o Civic não é o primeiro sedã nacional com assoalho traseiro plano. O DKW-Vemag Belcar já não possuía túnel, chegando a haver uma zona de recesso de contorno retangular.

Mas há um carro que foi expoente nisso: o Citroën 7/11 CV lançado em 1934, famoso pela tração dianteira. Tinha assoalho plano na frente e atrás, como mostra a foto ao lado.

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